Nome do Projeto
Capacitação em ferramentas para formação acadêmica e profissional em ambiente virtual de aprendizagem
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 29/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto “Capacitação em ferramentas para formação acadêmica e profissional em ambiente virtual de aprendizagem” visa auxiliar e preparar os discentes do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas e demais cursos da instituição. O conhecimento básico sobre as principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento das atividades acadêmicas são importantes para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. O objetivo principal do projeto é capacitar os alunos do curso de Engenharia Hídrica e demais cursos da UFPel, através de ferramentas auxiliares de usos multiplos do universo acadêmico. Alguns alunos entram para graduação sem ter experiência com ferramentas como: word, power point, excell, lattes, canvas, Linkedin, entre outros. Dessa forma, o projeto de ensino realizará as atividades dentro de minicursos durante os semestres letivos. Os minicrusos serão ministrados por professores, alunos de pós-graduação, graduandos que compõem o projeto e colaboradores de outras instituições, todos com experiência no assunto. Além disso, busca-se com o projeto proporcionar ao grupo integrante uma experiência frente as práticas de ensino, possibilitando a oportunidade de desenvolver sua oratória, desenvoltura frente as apresentações e confecção de material didático.
Objetivo Geral
Geral: Capacitar os alunos do curso de Engenharia Hídrica e demais cursos da UFPel, através de ferramentas auxiliares de usos múltiplos do universo acadêmico.
Específicos:
- Capacitar os alunos com as ferramentas do word, excell e power point;
- Capacitar os alunos em relação as Normas de escrita da UFPel para trabalhos acadêmicos;
- Capacitar e auxiliar os alunos na organização do currículo acadêmico através da ferramenta Lattes;
- Capacitar e auxiliar os alunos sobre as principais funções e utilidades da ferramenta Canva;
- Capacitar e auxiliar os alunos no cadastro e organização do Linkedin;
- Capacitar e auxiliar os alunos na criação e edição de vídeos.
Específicos:
- Capacitar os alunos com as ferramentas do word, excell e power point;
- Capacitar os alunos em relação as Normas de escrita da UFPel para trabalhos acadêmicos;
- Capacitar e auxiliar os alunos na organização do currículo acadêmico através da ferramenta Lattes;
- Capacitar e auxiliar os alunos sobre as principais funções e utilidades da ferramenta Canva;
- Capacitar e auxiliar os alunos no cadastro e organização do Linkedin;
- Capacitar e auxiliar os alunos na criação e edição de vídeos.
Justificativa
A proposta deste projeto justifica-se, primeiramente, ao proporcionar aos discentes do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas e demais cursos da instituição, conhecimento básico e complementar na utilização das principais ferramentas que irão auxilia-los durante a vida acadêmica, contribuindo consideravelmente para o ensino-aprendizagem. O projeto, da mesma forma, justifica-se devido às experiências vivenciadas pelos colaboradores, durante a vida acadêmica e profissional, principalmente da dificuldade dos discentes frente a utilização dessas ferramentas. Isso resulta em trabalhos acadêmicos em desacordo com as Normas de escritas da UFPel e apresentações orais fora das premissas básicas. Também fundamenta-se, em proporcionar aos alunos ingressantes participantes das atividades uma aproximação com os alunos do curso e uma troca de experi~encia com alunos de outros cursos da Instituição.
Metodologia
O projeto será desenvolvido inicialmente para alunos do curso de Engenharia Hídrica e demais cursos da UFPel. Será dividido em minicursos de capacitação ministrados por professores, alunos de pós-graduação, graduandos e colaboradores de outras instituições. Os minicursos serão realizados durante um ano, iniciando em setembro de 2021 até setembro de 2022, podendo ser renovado. Inicalmente será ministrado um minicurso por mês, para uma melhor organização do material. Todas as atividades serão ministradas através da plataforma do Google meet. A divulgação será realizada através das redes sociais dos integrantes do projeto. Após encerrada as inscrições, será aplicado um questionário para cada minicurso, a fim de obter informações referente as principais deficiências dos alunos sobre o tema que será abordado. No final do minicurso, será novamente aplicado um questionário com o intuito de observar se as dúvidas foram esclarecidas. A princípio serão realizadas as seguintes ações: i) Introdução às Normas de escrita da UFPel utilizando a ferramenta Word; ii) Dicas e regras para apresentação através da ferramenta power point; iii) Principais funções e utilidades da planilha eletrônica excel; iv) Organização do currículo acadêmico através da ferramenta Lattes; v) Elaboração e edição de vídeos; vi) Principais funções e utilidades para apresentação através da ferramenta Canva; vii) Cadastro e organização do Linkedin; e viii) Utilização de ferramentas word, power point e excell. Também, serão elaborados materiais didáticos e tutoriais para que os discentes utilizem como base no uso das ferramentas. Além da elaboração do relatório parcial e final, também a submissão de trabalhos no Congresso de Ensino, Extensão e Cultura da UFPel e de outras Instituições.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que com os minicursos desenvolvidos pelo grupo do projeto se possibilite a ampliação do conhecimento dos discentes e os auxilie durante o curso de graduação, trazendo maior capacitação tecnológica para os futuros profissionais, aumentando a eficácia e a qualidade dos serviços prestados. Além de capacitar os membros do projeto no que se refere ao planejamento de atividades, desenvolvimento da capacitação tecnológica e oratória. O projeto também oportunizará a integração entre alunos e professores do curso de Engenharia Hídrica e de outros cursos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANNA NACHTIGALL DA CRUZ | |||
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA | |||
BEATRIZ DE LIMA MIRAPALHETE | |||
BRUNO DE JESUS RODRIGUES DA ROCHA | |||
CARLA TATIELEN DE BARROS CARDOSO | |||
CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA | 8 | ||
CRISTIELY SCHUCH DALBEM | |||
EMANUELE KOSCHIER PINTO | |||
ERILANDIA DE ANDRADE FERREIRA | |||
FABIANA SILVA PEREIRA | |||
GABRIEL FOLLMER DE MATTOS | |||
GABRIELA DOS SANTOS BARBOZA | |||
GABRIELA RUSCH | |||
GIOVANA MILECH ROBE | |||
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA | |||
HELENA DUARTE VILELA | |||
INGRIDY DUARTE | |||
JOAO MIGUEL DUARTE BRITES | |||
JORDANA FANTINEL AZAMBUJA | |||
JULIA RIBEIRO DE ALMEIDA | |||
JUNIA PACHECO SPERB | |||
KAMILLA DA SILVA MARTINS PITANA | |||
LEANDRA MARTINS BRESSAN | |||
LEANDRA MARTINS BRESSAN | |||
LUISA VIEIRA BECKER | |||
LUIZA JARDIM MACHADO | |||
LUKAS DOS SANTOS BOEIRA | |||
MAISA RIBEIRO DA CRUZ | |||
MARIA CLARA GIACOMINO DE ALMEIDA PASSOS | |||
MARIA EDUARDA SILVA DA SILVA | |||
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS | |||
MARIANA FERREIRA ALVES | |||
MARLON TOMASCHEWSKI | |||
MELICE GOMES DE FREITAS CANEZ | |||
MICHAELA BÁRBARA NETO | |||
MICHELE DA ROSA VILELA URRUTIA | |||
Mariela Vieira Peixoto da Silva | |||
RAFAEL MOREIRA | |||
RONYTTA DOS SANTOS RIBEIRO | |||
RÔMULO SILVEIRA BORGES BALZ | |||
STHEFANI VICTORIA RITTER PEGLOW | |||
THAIS PEREIRA NOUALS | |||
Thalita Collares Alves | |||
UIELE SAN MARTINS DA SILVA | |||
VICTÓRIA DE SOUZA WOJAHN | |||
VIVIANE RODRIGUES DORNELES | |||
VIVIANE RODRIGUES DORNELES | |||
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA | 1 | ||
WALDENIS PEREIRA DA TRINDADE JÚNIOR | |||
WILSON CESAR MACHADO CAMINHA FILHO |