Nome do Projeto
Capacitação em ferramentas para formação acadêmica e profissional em ambiente virtual de aprendizagem
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 29/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto “Capacitação em ferramentas para formação acadêmica e profissional em ambiente virtual de aprendizagem” visa auxiliar e preparar os discentes do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas e demais cursos da instituição. O conhecimento básico sobre as principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento das atividades acadêmicas são importantes para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. O objetivo principal do projeto é capacitar os alunos do curso de Engenharia Hídrica e demais cursos da UFPel, através de ferramentas auxiliares de usos multiplos do universo acadêmico. Alguns alunos entram para graduação sem ter experiência com ferramentas como: word, power point, excell, lattes, canvas, Linkedin, entre outros. Dessa forma, o projeto de ensino realizará as atividades dentro de minicursos durante os semestres letivos. Os minicrusos serão ministrados por professores, alunos de pós-graduação, graduandos que compõem o projeto e colaboradores de outras instituições, todos com experiência no assunto. Além disso, busca-se com o projeto proporcionar ao grupo integrante uma experiência frente as práticas de ensino, possibilitando a oportunidade de desenvolver sua oratória, desenvoltura frente as apresentações e confecção de material didático.

Objetivo Geral

Geral: Capacitar os alunos do curso de Engenharia Hídrica e demais cursos da UFPel, através de ferramentas auxiliares de usos múltiplos do universo acadêmico.

Específicos:
- Capacitar os alunos com as ferramentas do word, excell e power point;
- Capacitar os alunos em relação as Normas de escrita da UFPel para trabalhos acadêmicos;
- Capacitar e auxiliar os alunos na organização do currículo acadêmico através da ferramenta Lattes;
- Capacitar e auxiliar os alunos sobre as principais funções e utilidades da ferramenta Canva;
- Capacitar e auxiliar os alunos no cadastro e organização do Linkedin;
- Capacitar e auxiliar os alunos na criação e edição de vídeos.

Justificativa

A proposta deste projeto justifica-se, primeiramente, ao proporcionar aos discentes do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas e demais cursos da instituição, conhecimento básico e complementar na utilização das principais ferramentas que irão auxilia-los durante a vida acadêmica, contribuindo consideravelmente para o ensino-aprendizagem. O projeto, da mesma forma, justifica-se devido às experiências vivenciadas pelos colaboradores, durante a vida acadêmica e profissional, principalmente da dificuldade dos discentes frente a utilização dessas ferramentas. Isso resulta em trabalhos acadêmicos em desacordo com as Normas de escritas da UFPel e apresentações orais fora das premissas básicas. Também fundamenta-se, em proporcionar aos alunos ingressantes participantes das atividades uma aproximação com os alunos do curso e uma troca de experi~encia com alunos de outros cursos da Instituição.

Metodologia

O projeto será desenvolvido inicialmente para alunos do curso de Engenharia Hídrica e demais cursos da UFPel. Será dividido em minicursos de capacitação ministrados por professores, alunos de pós-graduação, graduandos e colaboradores de outras instituições. Os minicursos serão realizados durante um ano, iniciando em setembro de 2021 até setembro de 2022, podendo ser renovado. Inicalmente será ministrado um minicurso por mês, para uma melhor organização do material. Todas as atividades serão ministradas através da plataforma do Google meet. A divulgação será realizada através das redes sociais dos integrantes do projeto. Após encerrada as inscrições, será aplicado um questionário para cada minicurso, a fim de obter informações referente as principais deficiências dos alunos sobre o tema que será abordado. No final do minicurso, será novamente aplicado um questionário com o intuito de observar se as dúvidas foram esclarecidas. A princípio serão realizadas as seguintes ações: i) Introdução às Normas de escrita da UFPel utilizando a ferramenta Word; ii) Dicas e regras para apresentação através da ferramenta power point; iii) Principais funções e utilidades da planilha eletrônica excel; iv) Organização do currículo acadêmico através da ferramenta Lattes; v) Elaboração e edição de vídeos; vi) Principais funções e utilidades para apresentação através da ferramenta Canva; vii) Cadastro e organização do Linkedin; e viii) Utilização de ferramentas word, power point e excell. Também, serão elaborados materiais didáticos e tutoriais para que os discentes utilizem como base no uso das ferramentas. Além da elaboração do relatório parcial e final, também a submissão de trabalhos no Congresso de Ensino, Extensão e Cultura da UFPel e de outras Instituições.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com os minicursos desenvolvidos pelo grupo do projeto se possibilite a ampliação do conhecimento dos discentes e os auxilie durante o curso de graduação, trazendo maior capacitação tecnológica para os futuros profissionais, aumentando a eficácia e a qualidade dos serviços prestados. Além de capacitar os membros do projeto no que se refere ao planejamento de atividades, desenvolvimento da capacitação tecnológica e oratória. O projeto também oportunizará a integração entre alunos e professores do curso de Engenharia Hídrica e de outros cursos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANNA NACHTIGALL DA CRUZ
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA
BEATRIZ DE LIMA MIRAPALHETE
BRUNO DE JESUS RODRIGUES DA ROCHA
CARLA TATIELEN DE BARROS CARDOSO
CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA8
CRISTIELY SCHUCH DALBEM
EMANUELE KOSCHIER PINTO
ERILANDIA DE ANDRADE FERREIRA
FABIANA SILVA PEREIRA
GABRIEL FOLLMER DE MATTOS
GABRIELA DOS SANTOS BARBOZA
GABRIELA RUSCH
GIOVANA MILECH ROBE
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA
HELENA DUARTE VILELA
INGRIDY DUARTE
JOAO MIGUEL DUARTE BRITES
JORDANA FANTINEL AZAMBUJA
JULIA RIBEIRO DE ALMEIDA
JUNIA PACHECO SPERB
KAMILLA DA SILVA MARTINS PITANA
LEANDRA MARTINS BRESSAN
LEANDRA MARTINS BRESSAN
LUISA VIEIRA BECKER
LUIZA JARDIM MACHADO
LUKAS DOS SANTOS BOEIRA
MAISA RIBEIRO DA CRUZ
MARIA CLARA GIACOMINO DE ALMEIDA PASSOS
MARIA EDUARDA SILVA DA SILVA
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS
MARIANA FERREIRA ALVES
MARLON TOMASCHEWSKI
MELICE GOMES DE FREITAS CANEZ
MICHAELA BÁRBARA NETO
MICHELE DA ROSA VILELA URRUTIA
Mariela Vieira Peixoto da Silva
RAFAEL MOREIRA
RONYTTA DOS SANTOS RIBEIRO
RÔMULO SILVEIRA BORGES BALZ
STHEFANI VICTORIA RITTER PEGLOW
THAIS PEREIRA NOUALS
Thalita Collares Alves
UIELE SAN MARTINS DA SILVA
VICTÓRIA DE SOUZA WOJAHN
VIVIANE RODRIGUES DORNELES
VIVIANE RODRIGUES DORNELES
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA1
WALDENIS PEREIRA DA TRINDADE JÚNIOR
WILSON CESAR MACHADO CAMINHA FILHO

Página gerada em 21/12/2024 13:46:17 (consulta levou 0.366623s)