Nome do Projeto
Estudos do Imaginário e suas repercussões no cotidiano dos profissionais da educação : uma homenagem aos 100 anos de Gilbert Durand
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/09/2021 - 29/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Este projeto, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), busca homenagear os cem anos de nascimento de um de seus principais guias teóricos: Gilbert Durand (1921-2012). Os estudos do autor, referência mundial no campo do Imaginário, contribui significativamente nas pesquisas que o GEPIEM realiza há mais de 20 anos. Homenageando-o, tem-se a pretensão de instaurar um espaço de estudo e fomento de saberes e fazeres na formação de profissionais da educação a partir dos estudos do Imaginário.

Objetivo Geral

Instaurar um espaço de estudo e fomento de saberes e fazeres na formação de profissionais da educação a partir dos estudos do Imaginário.

Justificativa

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas, em seus 20 anos de existência tem sido lócus de dissertações, teses, pesquisas, discussões, olhares, partilha e construção de saberes. Através de temas relativos aos estudos do Imaginário e processos humanos (auto)formadores, o GEPIEM vem ao longo de sua existência fomentando a formação de graduandos e pós-graduandos e a interação com a comunidade. Um dos principais autores-guia que embasam os estudos empreendidos é o francês Gilbert Durand (1921-2012). Antropólogo, filósofo, pesquisador e professor universitário conquistou notório reconhecimento pelo seu legado em relação aos estudos da imaginação e do Imaginário em diferentes culturas. Tendo em vista os cem anos de seu nascimento e sua relevante trajetória que muito contribuiu para os estudos sobre o Homem e seu reservatório antropológico, aninhado nas teias simbólicas que constituí o capital humano, propomos este projeto com ênfase na extensão, buscando constituir um espaço de estudo focado no Imaginário e nos processos (auto)formativos englobando saberes, fazeres e suas repercussões na formação.

Metodologia

Os encontros serão na modalidade remota, por meio de ferramenta digital - Webconf da UFPel. Acontecerá em forma de roda de conversa, com convidados do campo teórico em questão, a partir de três eixos de estudos e discussão: 1) Imaginário e a contribuição de Gilbert Durand para a Educação; 2) (Auto)formação e Imaginário; 3) Garimpos do Imaginário.

Indicadores, Metas e Resultados

a) Homenagear os 100 anos do nascimento de Gilbert Durand, demonstrando nosso reconhecimento ao relevante trabalho que desenvolveu em relação aos Estudos do Imaginário;
b) Criar um espaço de estudo, contribuindo para a formação de profissionais da educação;
c) Potencializar as ações do GEPIEM a partir da interação com a comunidade, fomentando o conhecimento científico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE DA SILVA BORGES
ANDRISA KEMEL ZANELLA6
Anielle Gomes Nunes
BRUNO BLOIS NUNES
CASSIUS ANDRÉ PRIETTO SOUZA
Cândice Moura Lorenzoni
DAIANE DOMINGUES LESSA
FABRIZIA BORGES DUARTE
JOSÉ APARECIDO CELORIO
Josenildo Campos Brussio
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA
LUCIA MARIA VAZ PERES6
LUCIANA MARTINS TEIXEIRA LINDNER
Margarete May Berkenbrock Rosito
Paula Pereira Pinto1
ROSÂNGELA DA ROSA DOMINGUES
Rogério de Almeida
TAMIRES DE MOURA AMARAL

Página gerada em 25/04/2024 20:32:34 (consulta levou 0.160685s)