Nome do Projeto
Estudos do Imaginário e suas repercussões no cotidiano dos profissionais da educação : uma homenagem aos 100 anos de Gilbert Durand
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/09/2021 - 29/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Este projeto, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), busca homenagear os cem anos de nascimento de um de seus principais guias teóricos: Gilbert Durand (1921-2012). Os estudos do autor, referência mundial no campo do Imaginário, contribui significativamente nas pesquisas que o GEPIEM realiza há mais de 20 anos. Homenageando-o, tem-se a pretensão de instaurar um espaço de estudo e fomento de saberes e fazeres na formação de profissionais da educação a partir dos estudos do Imaginário.
Objetivo Geral
Instaurar um espaço de estudo e fomento de saberes e fazeres na formação de profissionais da educação a partir dos estudos do Imaginário.
Justificativa
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas, em seus 20 anos de existência tem sido lócus de dissertações, teses, pesquisas, discussões, olhares, partilha e construção de saberes. Através de temas relativos aos estudos do Imaginário e processos humanos (auto)formadores, o GEPIEM vem ao longo de sua existência fomentando a formação de graduandos e pós-graduandos e a interação com a comunidade. Um dos principais autores-guia que embasam os estudos empreendidos é o francês Gilbert Durand (1921-2012). Antropólogo, filósofo, pesquisador e professor universitário conquistou notório reconhecimento pelo seu legado em relação aos estudos da imaginação e do Imaginário em diferentes culturas. Tendo em vista os cem anos de seu nascimento e sua relevante trajetória que muito contribuiu para os estudos sobre o Homem e seu reservatório antropológico, aninhado nas teias simbólicas que constituí o capital humano, propomos este projeto com ênfase na extensão, buscando constituir um espaço de estudo focado no Imaginário e nos processos (auto)formativos englobando saberes, fazeres e suas repercussões na formação.
Metodologia
Os encontros serão na modalidade remota, por meio de ferramenta digital - Webconf da UFPel. Acontecerá em forma de roda de conversa, com convidados do campo teórico em questão, a partir de três eixos de estudos e discussão: 1) Imaginário e a contribuição de Gilbert Durand para a Educação; 2) (Auto)formação e Imaginário; 3) Garimpos do Imaginário.
Indicadores, Metas e Resultados
a) Homenagear os 100 anos do nascimento de Gilbert Durand, demonstrando nosso reconhecimento ao relevante trabalho que desenvolveu em relação aos Estudos do Imaginário;
b) Criar um espaço de estudo, contribuindo para a formação de profissionais da educação;
c) Potencializar as ações do GEPIEM a partir da interação com a comunidade, fomentando o conhecimento científico.
b) Criar um espaço de estudo, contribuindo para a formação de profissionais da educação;
c) Potencializar as ações do GEPIEM a partir da interação com a comunidade, fomentando o conhecimento científico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE DA SILVA BORGES | |||
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 6 | ||
Anielle Gomes Nunes | |||
BRUNO BLOIS NUNES | |||
CASSIUS ANDRÉ PRIETTO SOUZA | |||
Cândice Moura Lorenzoni | |||
DAIANE DOMINGUES RAMIRES | |||
FABRIZIA BORGES DUARTE | |||
JOSÉ APARECIDO CELORIO | |||
Josenildo Campos Brussio | |||
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA | |||
LUCIA MARIA VAZ PERES | 6 | ||
LUCIANA MARTINS TEIXEIRA LINDNER | |||
Margarete May Berkenbrock Rosito | |||
Paula Pereira Pinto | 1 | ||
ROSÂNGELA DA ROSA DOMINGUES | |||
Rogério de Almeida | |||
TAMIRES DE MOURA AMARAL |