Nome do Projeto
				Curso de Introdução à Astronomia
				
								Ênfase
				Extensão
				
								Data inicial - Data final
				01/11/2021 - 26/11/2021
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Exatas e da Terra				
								Eixo Temático (Principal - Afim)
				Educação / Cultura
				
								Linha de Extensão
				Divulgação científica e tecnológica
				
								Resumo
				Este minicurso apresentará o tema da Astronomia a partir de sua evolução histórica. Iniciamos com a apresentação dos grandes nomes da história da astronomia, avançando para os conhecimentos atuais. Discutiremos o sistema solar, a evolução estelar, apresentando o nascimento, vida e morte das estrelas, objetos astronômicos como pulsares, quasares e buracos negros, e a vida fora da Terra. 
				
				
				
			Objetivo Geral
Realizar a divulgação científica a partir de um curso de Astronomia  que promova o acesso à informação sobre as ciências, instigando a curiosidade dos alunos e intensificando o aprendizado de forma leve. Serão utilizadas referências atuais e animações  com as quais os estudantes estejam familiarizados, de modo que fique ainda mais enraizado a presença da física no cotidiano dos mesmos.
						Justificativa
A astronomia é um tema muito interessante e é uma das ciências mais antigas da humanidade. O tema gera curiosidade e pode ser abordado de forma disciplinar, tornando essa ciência ainda mais atrativa e promovendo a divulgação científica.  O minicurso terá como público alvo os estudantes de Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL). A divulgação será realizada pelos próprios professores da área de Física da IFSUL. 
						Metodologia
O mini curso será ofertado em 8 aulas, sendo 4 aulas síncronas e 4 assíncronas. Para as aulas assíncronas serão gravados conteúdos que estarão disponíveis previamente aos alunos. Sendo estes disponibilizados de forma intercalada  com as aulas síncronas, ou seja, após uma aula síncrona será disponibilizado um vídeo com o complemento do conteúdo.
Tanto nas aulas síncronas quanto nas aulas assíncronas, as apresentações serão feitas por meio de powerpoint, porém em momento algum este minicurso se tratará de uma aula somente expositiva. Os apresentadores do minicurso estarão empenhados a todo instante para que os alunos participem de forma ativa, trazendo questões durante a apresentação para que os alunos respondam e participem.
Além disso, serão utilizados experimentos online relacionados com a aula em questão, imagens e animações, assim como trechos de filmes e capítulos de livros que promovam a contextualização.
						Tanto nas aulas síncronas quanto nas aulas assíncronas, as apresentações serão feitas por meio de powerpoint, porém em momento algum este minicurso se tratará de uma aula somente expositiva. Os apresentadores do minicurso estarão empenhados a todo instante para que os alunos participem de forma ativa, trazendo questões durante a apresentação para que os alunos respondam e participem.
Além disso, serão utilizados experimentos online relacionados com a aula em questão, imagens e animações, assim como trechos de filmes e capítulos de livros que promovam a contextualização.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os alunos aprofundem o conhecimento sobre os aspectos astronômicos apresentados no curso. Espera-se que os estudantes consigam relacionar a Astronomia e a Física com várias situações associadas as suas próprias vidas e que tenham estimulado o seu pensamento científico e o fascínio pela ciência
						Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ALVARO LEONARDI AYALA FILHO | 9 | ||
| EDUARDO CASARA NUNES | |||
| GABRIEL MARTINS DOS SANTOS | |||
| MARCELO AUGUSTO PEREIRA DOS SANTOS | |||
| SAMANTHA CARDOSO ALVES |