Nome do Projeto
Minicurso de Introdução Histórica aos Modelos Atômicos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2021 - 26/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este minicurso inclui a história da ciência como uma ferramenta pedagógica para entendimento do núcleo atômico. Será apresentada a sequência histórica do aparecimento dos modelos atômicos desde a investigação sobre a Radioatividade até uma introdução à Teoria Quântica.

Objetivo Geral

Apresentar aos alunos os conceitos, modelos, experimentos e a história dos átomos, através de aulas expositivas e discussões sobre o tema.

Justificativa

É fácil perceber que os livros didáticos tratam a história da evolução do conhecimento científico como um crescimento harmônico e linear, quando, na realidade, o que se observa é que a evolução da ciência é uma constante quebra de paradigmas que estão em vigor em um determinado período. É nosso papel como professores promover as discussões sobre a forma como a ciência se desenvolve. Para isso, precisamos buscar métodos para promover esse estudo em sala de aula. Sabendo disso, esse minicurso visa apresentar uma reconstrução de episódios que ocorreram ao longo da história mostrando o que faz uma determinada proposta de modelo ascender perante a comunidade científica e não outra. Ele também tem a proposta de promover reflexões e discussões, de forma saudável e mediadas, acerca da história da ciência e conteúdos específicos da área.

Metodologia

O desenvolvimento do minicurso se dará no formato de ensino remoto, onde serão realizadas aulas expositivas dialogadas, com a utilização de recursos como apresentação de slides, vídeos e experimentos. Por se tratar de ensino remoto, o formato da experimentação será de maneira expositiva, onde através de vídeos e imagens, os alunos consigam entender e interpretar as diferentes ideias referentes aos experimentos e aos modelos atômicos, de modo que facilite o aprendizado.

O publico alvo serão alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica e estes serão atingidos a partir da divulgação do curso realizada pelos professores do próprio IF.

Serão realizadas 4 aulas no formato síncrono e outras 4 aulas no formato assíncrono. Serão oferecidas videoaulas, cada uma delas com a duração de aproximadamente 40 min. Serão abordados temas referentes a radioatividade, espectroscopia, evolução dos modelos atômicos e o modelo quântico.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do minicurso, espera-se que os participantes tenham compreendido a forma na qual o conhecimento científico vem se desenvolvendo. Espera-se que os estudantes deixem de ser agentes passivos na construção do próprio conhecimento e comecem a promover discussões acerca do temam valendo-se de argumentos e fatos históricos.

Como avaliação, aplicaremos um questionário com respostas discursivas, a fim de verificar se os estudantes compreenderam a proposta de cada modelo e o funcionamento dos experimentos que foram expostos durante as aulas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LEONARDI AYALA FILHO9
Cinara de Avila Fiss
Guilhermina Ribeiro Alt
Izadora Calvetti Kawski
Milena Costa Guidotti
SARAH ESTHER DA SILVA SAAB
THIAGO KURZ PEDRA

Página gerada em 28/03/2024 22:46:34 (consulta levou 0.151205s)