Nome do Projeto
Polifenóis e Grau de Processamento dos Alimentos de Cardápios de Restaurantes Populares
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/10/2021 - 21/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Os restaurantes populares são estabelecimentos destinados ao preparo e à comercialização de refeições saudáveis, oferecidas a preços acessíveis à população vulnerável O presente estudo tem como objetivo principal investigar a disponibilidade de polifenóis e o grau de processamento dos alimentos que compõem as preparações de cardápios ofertados em Restaurantes Populares do Rio Grande do Sul. Serão avaliados os cardápios de restaurantes que fazem parte do Programa Restaurante Popular durante os meses de abril, maio e junho do ano de 2021.. Os polifenóis foram escolhidos pela capacidade de reduzir o estresse oxidativo e o dano celular, e assim desempenham papéis importantes na prevenção contra certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, eles serão estimados através do banco de dados online Phenol-Explorer 3.6 e a verificação das possíveis relações entre estes e o grau de processamento dos alimentos. A análise do grau de processamento dos alimentos será realizada com o auxílio do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde e da classificação dos alimentos NOVA proposta por Monteiro e colaboradores, mediante as definições contidas nos mesmos. Para analisar o grau de correlação entre as variáveis, será realizada a estatística descritiva dos dados e posteriormente as variáveis contínuas serão expressas como média ± DP, as comparações entre os quartis da ingestão de polifenóis na dieta será utilizado o teste do qui-quadrado de Pearson (χ 2) para variáveis categóricas ou ANOVA de um fator para variáveis contínuas. As associações entre a ingestão de polifenóis na dieta e o grau de processamento dos alimentos serão analisadas por modelos de regressão linear para determinar as diferenças entre os quartis de ingestão da subclasse de polifenol.

Objetivo Geral

Investigar a oferta de polifenóis e o grau de processamento dos alimentos que compõem as preparações de cardápios ofertados em Restaurantes Populares do Rio Grande do Sul.

Justificativa

Nas últimas décadas, a globalização e a modernização vêm alterando os hábitos alimentares, onde ocorre o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados - industrializados gordurosos e açucarados - em contrapartida, baixo teor de fibras. Nesse sentido, documentar os efeitos negativos, decorrentes do consumo de alimentos ultraprocessados, sobre o teor de polifenóis na dieta torna-se ainda mais importante devido ao rápido aumento das vendas desses alimentos no Brasil e, de forma mais geral, em países de renda média.
Outrossim, as pessoas não têm tempo para preparar as refeições e frequentemente comem fora de casa, e no Brasil, por questões de restrições orçamentárias, parcela significativa desses brasileiros não tem acesso ao mercado tradicional de refeições prontas, o que representa, para essa população, uma aproximação a lanches baratos e rápidos de consumir, todavia com nutrientes insuficientes.
Diante desse cenário, os Restaurantes Populares tornam-se uma alternativa para pessoas em vulnerabilidade, pois além da oferta e incentivo para uma alimentação saudável, fornecem uma rede de proteção alimentar, justificando estudos e pesquisas nesses estabelecimentos públicos, uma vez que exercem um impacto positivo na saúde dos cidadãos. Do mesmo modo, são também nesses locais que os comensais podem ter acesso aos alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes e verduras, onde possuem altos teores de polifenóis, que se tornam de significativo valor à saúde devido principalmente, as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Há evidências epidemiológicas substanciais de que uma alimentação rica em polifenóis beneficia o estado de saúde, especialmente para a prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Por consequência, é importante que o nutricionista proporcione à inclusão desses alimentos que contêm polifenóis nos cardápios, e isso ocorre na fase de seu planejamento, sendo de extrema importância esta etapa, uma vez que os efeitos benéficos dos polifenóis dependem do seu consumo regular.
Mediante o exposto, estudos com restaurantes populares se tornam significativos, dado que provavelmente a população de baixa renda não teria acesso a muitos dos alimentos oferecidos nesses restaurantes, para promover uma alimentação balanceada e saudável ao longo do dia e ainda, é imperativo considerar o efeito do processamento de alimentos sobre seu conteúdo, já que este processamento interfere no teor de muitos nutrientes, incluindo alimentos que contenham polifenóis, que devido as suas propriedades benéficas, o consumo desses alimentos na dieta deve ser encorajado como uma medida eficaz na prevenção primária e no manejo das doenças, em especial das doenças crônicas não transmissíveis.

Metodologia

Trata de uma pesquisa sobre a qualidade dos cardápios ofertados em Restaurantes Populares do RS. Serão solicitados os cardápios dos meses de abril, maio e junho do ano de 2021 e alguns dados sobre o estabelecimento através de um questionário, com perguntas referentes ao funcionamento geral do restaurante durante o período de pandemia, quantidade de refeições ofertadas, entre outras. Além dos cardápios, também será solicitado as fichas técnicas de preparo, caso não se tenha esse documento no restaurante, será requerido dados das preparações (ingredientes e valor per capita).
Para a estimativa de polifenóis ofertada nos cardápios, será utilizado o banco de dados online Phenol-Explorer 3.6 (www.phenol-explorer.eu) (2016). Serão analisados todos os componentes do cardápio, porém os alimentos que contêm traços ou que não apresentarem polifenóis, serão excluídos da amostra, assim como os que não estão na base de dados utilizada.
A análise do grau de processamento dos alimentos será realizada com auxílio do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (BRASIL, 2014) e da classificação dos alimentos NOVA (MONTEIRO et al., 2016) mediante as definições contidas nos mesmos.
Estatísticas descritivas serão usadas para definir as características de base dos restaurantes. As variáveis contínuas serão expressas como média ± DP. Variáveis categóricas serão expressas em número (n) e porcentagem (%). Para comparação entre os quartis da ingestão de polifenóis na dieta será utilizado o teste do qui-quadrado de Pearson (χ2) em variáveis categóricas ou ANOVA de um fator para as variáveis contínuas. As associações entre a ingestão de polifenóis na dieta e o grau de processamento dos alimentos serão analisadas por modelos de regressão linear para determinar as diferenças entre os quartis de ingestão da subclasse de polifenol.
O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas conforme a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012,

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
- Ter subsídios para adequação de cardápios se necessário - será elaborado relatório individual para cada Restaurante Popular participante sobre os resultados encontrados com relação ao cardápio ofertado;

Metas
- Obter a participação de todos os Restaurantes Populares em funcionamento no RS;

Resultados
- Uma dissertação de mestrado;
- Dois artigos publicados em periódicos da área;
- Trabalhos para eventos;
- Retorno à sociedade da informação da qualidade do cardápio com relação a oferta de polifenóis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAREN TAIANE RADTKE BUBOLZ
ELIZABETE HELBIG2

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
PROAP CAPESR$ 3.000,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 3.000,00

Página gerada em 15/11/2024 01:46:39 (consulta levou 0.074630s)