Nome do Projeto
Imagem corporal e comportamento alimentar de estudantes dos cursos de Nutrição e Letras da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/10/2021 - 21/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Algumas condutas alimentares, que definem o comportamento alimentar, são induzidas por diferentes razões, dentre elas as emocionais, sociais e psicológicas (ALVARENGA et al., 2015). Já a imagem corporal é a ilustração que a pessoa concebe em sua consciência, englobando pensamentos e sentimentos em relação ao seu tamanho, aparência e forma do seu corpo (SOUZA & ALVARENGA, 2016) estando relacionando com transtornos alimentares. Transtornos alimentares são doenças incentivadas pela mídia e os padrões de beleza que a sociedade impõe, afetando principalmente os adolescentes e adultos jovens do sexo feminino podendo levar a prejuízos psicológicos e sociais (CORDÁS, 2004). Enfatiza-se, desta forma, a relevância da realização da pesquisa para analisar a imagem corporal e o comportamento alimentar em estudantes da Universidade Federal de Pelotas dos cursos Nutrição e Letras. Os estudantes serão convidados a participar da pesquisa, a partir do preenchimento de um formulário online contendo um questionário autoaplicado com questões sociodemográficas, antropométricas e para avaliação da imagem corporal e comportamento alimentar. Algumas hipóteses para este projeto são que os universitários do curso de Letras não demonstrarão insatisfação corporal, enquanto a imagem corporal se encontrará mais preocupante para os estudantes de Nutrição; Os universitários do curso de Letras terão mais perda de controle da ingestão por exposição a fatores de estresse emocional; As mulheres de ambos os cursos terão mais insatisfação corporal do que os homens; Estudantes de estado nutricional classificado como magreza acentuada, sobrepeso, obesidade ou obesidade grave terão mais insatisfação corporal do que os que se encaixam na classificação de Índice de Massa Corporal (IMC) magreza ou eutrofia.

Objetivo Geral

Investigar o comportamento alimentar e a insatisfação corporal de estudantes dos cursos de Nutrição e de Letras da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Específicos:
Em estudantes universitários, da UFPEL, dos cursos de Nutrição e Letras pretende-se:
- Caracterizar a amostra com relação às condições socioeconômicas, idade, sexo, peso e altura;
- Identificar comportamentos alimentares;
- Avaliar a imagem corporal;
- Verificar a insatisfação corporal;
- Associar a insatisfação corporal com sexo, faixa etária, curso, ano letivo e estado nutricional.

Justificativa

O que impulsionou o desenvolvimento do estudo é a preocupação com o crescimento de estudantes desenvolvimento insatisfação com sua imagem corporal e comportamento alimentar inadequado. O estudo surge para expor que o curso de graduação pode influenciar no surgimento de certos comportamentos
alimentares e na distorção com a imagem corporal. Espera-se que com o resultado dessa pesquisa seja possível mensurar o quão importante é esse assunto para os estudantes e, a partir disse requerer maior atenção à saúde de nossa comunidade acadêmica.

Metodologia

A amostra constará de 120 participantes. O convite para a participação dos alunos se dará por e-mail através do sistema da universidade (COBALTO), após anuência dos respectivos colegiados de cursos e busca nos grupos da universidade na rede social Facebook. No convite constará o link para acesso da pesquisa. Será utilizado de questionário online autoaplicado, elaborado pelas autoras, com imagem da escala de nove silhuetas corporais, de comportamento alimentar, sociodemográficas e antropométicas. Todos os questionários preenchidos que retornarem pelo link, após avaliação e cópia em pen drive, serão enviados para a lixeira e esta será imediatamente esvaziada.

Metodologia de Análise de Dados:
Para a análise dos dados será utilizada a estatística descritiva, com valores absolutos (n), relativos (%) e médios. Teste de Qui-quadrado para a associação das variáveis, sendo que para as análises finais será utilizado o nível de significância p<0,05. Os dados serão analisados por meio do software Statistic 7.0.

Estudo Piloto:
Será realizado um estudo piloto com um grupo de universitários da Universidade Federal de Pelotas que não os dos cursos de Letras e Nutrição, para avaliar tempo de aplicação, dúvidas e compreensão dos participantes, além de outras possíveis intercorrências na aplicação. O formulário será divulgado nos
grupos da universidade através da rede social Facebook.

Cuidado Éticos:
Os resultados obtidos serão divulgados apenas em ambiente acadêmico e científico, nacionais ou internacionais. Os dados serão devidamente arquivados e guardados por 5 anos em pen drive específico para este fim, posteriormente este instrumento será formatado para eliminação dos dados.
O projeto de pesquisa foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética (FAMED/UFPEL).

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
- Pontuar a situação de conformidade com relação à autoimagem em estudantes de cursos específicos da UFPEL.

Metas:
- Atendimento do número amostral preconizado.
- Retorno aos participantes que se identificarem com alguma situação de risco, o encaminhamento ao serviço de saúde especializado.

Resultados Esperados:
- Um TCC.
- Um artigo científico.
- Trabalhos para eventos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIZABETE HELBIG2
LARISSA EMERICH MORGEROT
THIELEN BORBA DA COSTA

Página gerada em 25/04/2024 01:33:10 (consulta levou 1.318509s)