Nome do Projeto
TV UFPEL EMPAUTA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/05/2017 - 03/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Comunicação
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo potencializar a produção de programas telejornalísticos voltados à divulgação de ações da UFPEL para a comunidade. Consideramos relevante apontar que entre as categorias do telejornalismo, destacam-se: telejornal; programas de debates; entrevistas; reportagens especiais; entre outras. Assim, o programa é um espaço de aprendizado para os alunos do curso de Jornalismo da instituição e uma forma de divulgar os diversos acontecimentos da universidade, no que tange a eventos, cursos, pesquisa, ensino e extensão. Também, o projeto divulga atividades artísticas e culturais ocorridas na cidade de Pelotas.
Os telejornais produzidos têm veiculação quinzenal na TV Câmara, da Câmara de Vereadores de Pelotas. E, também, na agência online de notícias EmPauta UFPEL.
Objetivo Geral
Realizar reflexões sobre o telejornalismo e realizar um telejornal para veiculação quinzenal.
ESPECÍFICOS:
- Conhecer as formas de abordagem da notícia em telejornalismo e em Webtelejornalismo.
- Entender os aspectos técnicos que envolvem a produção da informação televisiva.
- Produzir informações de âmbito audiovisual para divulgação no meio televisivo e na Web.
- Produzir um telejornal quinzenal para veiculação na TV Câmara e na web.
ESPECÍFICOS:
- Conhecer as formas de abordagem da notícia em telejornalismo e em Webtelejornalismo.
- Entender os aspectos técnicos que envolvem a produção da informação televisiva.
- Produzir informações de âmbito audiovisual para divulgação no meio televisivo e na Web.
- Produzir um telejornal quinzenal para veiculação na TV Câmara e na web.
Justificativa
O telejornalimo e sua veiculação na Web se caracterizam como uma área de amplo alcance e abrangência no campo da comunicação.
Além disso, o telejornalismo, além de impulsionar o interesse e a necessidade de ampliar o conhecimento dos fatos, caracteriza-se como uma maneira de expandir os acontecimentos por meio da produção de notícias.
Os códigos televisivos, ao associar diversos signos, como imagem em movimento e sons, lidam com os principais sentidos dos seres humanos, como a visão e a audição, provocando nas pessoas um forte impacto emocional.
A TV UFPEL EmPauta tem como enfoque a propagação de conhecimento no que se refere à prática do desenvolvimento das atividades atinentes ao telejornalismo com os alunos do curso de jornalismo da UFPEL e a divulgação das atividades da instituição para a comunidade.
Há de se ressaltar que os fazeres do jornalismo televisivo requerem, por parte do profissional responsável, cuidados com relação à condução da notícia, isso por se tratar de veículo de comunicação que induz à formação de opinião. Dessa forma, salienta-se a importância e a necessidade de se proporcionar aos discentes mais conhecimentos sobre a prática telejornalística, haja vista se tratar de um veículo de ampla disseminação da informação.
Acrescenta-se ainda que a TV é um local de prática de telejornalismo aos alunos e que serve como um ambiente que dá bases para a obtenção de conhecimentos.
Salienta-se também que a UFPEL tem diversos projetos que carecem de divulgação junto à comunidade. E a TV é um ambiente que pode fazer a divulgação destes projetos.
O projeto da TV UFPEL EmPauta já está em funcionamento há cerca de um ano, através de parceria com a TV Câmara. Já foram produzidos 14 programas, os quais foram ao ar na TV Câmara. Em razão do exposto, justifica-se o presente o projeto.
Além disso, o telejornalismo, além de impulsionar o interesse e a necessidade de ampliar o conhecimento dos fatos, caracteriza-se como uma maneira de expandir os acontecimentos por meio da produção de notícias.
Os códigos televisivos, ao associar diversos signos, como imagem em movimento e sons, lidam com os principais sentidos dos seres humanos, como a visão e a audição, provocando nas pessoas um forte impacto emocional.
A TV UFPEL EmPauta tem como enfoque a propagação de conhecimento no que se refere à prática do desenvolvimento das atividades atinentes ao telejornalismo com os alunos do curso de jornalismo da UFPEL e a divulgação das atividades da instituição para a comunidade.
Há de se ressaltar que os fazeres do jornalismo televisivo requerem, por parte do profissional responsável, cuidados com relação à condução da notícia, isso por se tratar de veículo de comunicação que induz à formação de opinião. Dessa forma, salienta-se a importância e a necessidade de se proporcionar aos discentes mais conhecimentos sobre a prática telejornalística, haja vista se tratar de um veículo de ampla disseminação da informação.
Acrescenta-se ainda que a TV é um local de prática de telejornalismo aos alunos e que serve como um ambiente que dá bases para a obtenção de conhecimentos.
Salienta-se também que a UFPEL tem diversos projetos que carecem de divulgação junto à comunidade. E a TV é um ambiente que pode fazer a divulgação destes projetos.
O projeto da TV UFPEL EmPauta já está em funcionamento há cerca de um ano, através de parceria com a TV Câmara. Já foram produzidos 14 programas, os quais foram ao ar na TV Câmara. Em razão do exposto, justifica-se o presente o projeto.
Metodologia
As atividades da TV vão se dar através de reuniões de pauta semanal; reuniões de orientação dos alunos com a professora responsável; produção e gravação das reportagens; gravação das cabeças; edição e montagem do telejornal.
Indicadores, Metas e Resultados
Produção de programa quinzenal de jornalismo televisivo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANARELLI MARTINEZ DIAS DE OLIVEIRA | |||
ARILDO VIEIRA PALERMO | |||
BEATRIZ COAN PETERLE | |||
BRUNA GARCIA RODRIGUES | |||
BRUNO DA SILVA ANANA | 5 | ||
GUSTAVO SEVERO DALLA COSTA | 5 | ||
JAQUELINE LAMEGO PINHO | |||
JULIA CRISTINA MARQUES VILAS BOAS | |||
LARYSSA YASMIN DE OLIVEIRA | |||
LUMA RAMOS DA COSTA | |||
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | 12 | ||
MICHELE NEGRINI | 15 | ||
ROBERTA MATIAS PEREIRA | |||
TALYSSA NEVES MACHADO | |||
VLADIMIR BESKOW VARGAS | 7 |