Nome do Projeto
Vadiação em Pelotas - UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/11/2021 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Projeto de ensino, pesquisa e extensão sobre o desen olvimento coletivo da Cultura Popular Afrobrasileira a Capoeira Angola.

Objetivo Geral

Ensinar, pesquisar e refletir sobre a tradição da Capoeira Angola no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Justificativa

A capoeira angola na UFPEL vem sendo trabalhada desde o ano de 2011. Ja vieram inumeros mestres de capoeira , contea mestres e treineus do pais inteiro. Esse Património tombado pela UNESCO e pelo IPHAN tem potencialisado uma ampla relação da Ufpel com a comunidade negra brasileira. A sua presença e tão forte que mesmo sem projeto a UFPEL tem apoiado o nosso trabalho com esse Coletivo da Cultura Popular. Colhemos muitos trabalhos de TCC. Dissertações e Teses em várias áreas da UFPEL.

Metodologia

Desenvolver atividades síncronas virtuais e presenciais com mestres de capoeira Angola, estudantes universitários e capoeiristas da região, do país e de do mundo, no sentido de promover e ampliar o conhecimento sobre a Capoeira Angola e as tradições ligadas a mesma como Samba de Roda, maculele, puxada de rede e outros.
Pesquisar e documentos históricos, via história oral, etnografias e através da produção científica e não científica existente nos meios formais e informais, da região, pais e mundo, sobre a capoeira angola e as tradições ligadas a mesma como Samba de Roda, maculele, puxada de rede e outros.
Realizar encontros periódicos com capoeiristas e mestres de capoeira angola para vivenciar estudar e desenvolver os saberes sobre a Capoeira Angola e as tradições ligadas a mesma.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: a formação dos estudantes em processo de aprendizado da capoeira Angola através de avaliações continuadas sobre os saberes corpóreos e intelectuais sobre a mesma e as tradições ligadas a mesma.
Metas: preservação e salvaguarda pelo conhecimento e saberes amplamente divulgados sobre a Capoeira Angola e as tradições ligadas a mesma.
Resultados: Avaliações realizadas pelos mestres da cultura popular convidados sobre o processo de desenvolvimento da Capoeira Angola e as tradições ligadas a mesma na UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELITA HENTGES
ANSELMO DA SILVA ACCURSO
CLAUDIO BAPTISTA CARLE12
Dayanna Michelle Canon Perez
LORENA BETANIA OLIVEIRA FONTES
MANOEL GILDO ALVES NETO2
MARIA FONSECA FALKEMBACH3
MARIA PAULA CARVAJAL AGUDELO
RAFAEL ALEXSANDER DIOGO DA SILVA
THELES CARDOSO RODRIGUES
THIAGO FURTADO BARBOSA
VITALINO DIAS NETO
ÉRICO PACHECO MACHADO

Página gerada em 20/04/2024 07:16:09 (consulta levou 0.152608s)