Nome do Projeto
Empresa Júnior (Geoprocessamento e Engenharia de Petróleo)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/12/2021 - 20/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
A GeoPetroJr. é uma Empresa Junior (EJ) fundada por estudantes dos Cursos de Graduação em Geoprocessamento e em Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ela é voltada para a realização de estudos, diagnósticos e apresentação de soluções, na forma de projetos e/ou serviços, para temas específicos da área de Geoengenharias. A EJ conta com a infraestrutura do Centro de Engenharias (CEng/UFPel) para o desenvolvimento de suas atividades bem como de outros espaços disponíveis na UFPel, inclusive laboratórios. O principal objetivo dessa EJ é incentivar e desenvolver competências de empreendedorismo nos discentes envolvidos, bem como proporcionar as condições necessárias para a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula.

Objetivo Geral

Realizar estudos de problemas relacionados à Geoengenharias e promover o desenvolvimento de soluções para eles. Além disso, é objetivo deste Projeto de Extensão, propiciar aos alunos um aprendizado diferenciado, que venha a contribuir para a formação de um profissional qualificado, com capacidade empreendedora, visão estratégica de negócios, com foco na sustentabilidade e na responsabilidade social.

Justificativa

Uma Empresa Júnior, em geral, é a primeira oportunidade que um aluno tem de entrar em contato com o mercado de trabalho, durante o seu Curso de Graduação. É através de atividades realizadas em uma Empresa Júnior que o aluno coloca em prática o que lhe foi ensinado pela Universidade, além de possibilitar ao mesmo uma visão de como o mercado de trabalho funciona. Além disso, uma Empresa Júnior é uma forma da Universidade formar/estreitar relações com o mercado de trabalho e a sociedade, permitindo a ela estar em consonância com as mudanças das realidades social e profissional, bem como com as novas necessidades de formação profissional dos seus egressos. Diante do exposto, este Projeto visa a institucionalização da Empresa Júnior GeoPetroJr. na UFPel, fundada por discentes integrantes dos Cursos de Graduação em Geoprocessamento e em Engenharia de Petróleo da referida Instituição.

Metodologia

Serão realizadas reuniões entre os membros da GeoPetroJr. e os Coordenadores deste Projeto, visando a orientação e a supervisão das atividades da Empresa Júnior (EJ). Dentre elas, destacam-se: a definição da estrutura organizacional da EJ, dos serviços a serem prestados à sociedade e das estratégias para a captação de clientes; a divulgação da GeoPetroJr. e dos serviços, e a capacitação dos membros da Empresa Júnior.

Indicadores, Metas e Resultados

Todas as atividades decorrentes deste Projeto serão executadas com base em demandas reais, trazidas pelos clientes da Empresa Júnior. O consequente aprendizado será de grande valia para complementar a formação profissional dos discentes, bem como para estimular o desenvolvimento de espírito empreendedor. Dentre os resultados esperados para este Projeto, destacam-se:
1. Formação de profissionais mais sintonizados com o mercado de trabalho;
2. Divulgação dos Cursos envolvidos na GeoPetroJr. e da UFPel, junto à sociedade;
3. Aquisição de conhecimentos técnicos, de natureza prática, e divulgação dos mesmos para os alunos dos Cursos da UFPel;
4. Parcerias entre a Empresa Júnior e empresas privadas, tanto através da prestação de serviços quanto da geração de estágios para os alunos dos Cursos envolvidos neste Projeto;
5. Consolidação da GeoPetroJr. como Empresa Júnior, quanto à disseminação de conhecimento na área de Geoengenharias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISON LOPES PEREIRA
AMANDINE MADHONA ALEXIA MAKAYA
ANDRIO DA SILVA HERRMANN
DANIELA ARNOLD TISOT12
FERNANDA ALESSANDRA LARROQUE DA SILVA
GABRIEL FRAGALI DE CASTRO
HELIO JUNNIOR SARTOR DALMOLIN
ISIS FELTRIN STEINER
JHONATHAN THOMAZ
JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO
JOSE WILSON DA SILVA12
JULIA BEHLING DE CASTRO
LAUREN SILVA RAU
LUCAS SEGATTO PINHEIRO
LUCIANO MARTINS TAVARES
MARCELO AUGUSTO DIAS SILVA
MARCELO DOS SANTOS MULLET
MARCELO NASCIMENTO BEZERRA
MARCOS DEJAIR OLIVEIRA LEAL
MARCOS VINICIUS MARTINS DA SILVA
NATALY IANE ANJOS OLIVEIRA
VERONICA DA SILVA BECKMANN

Página gerada em 29/03/2024 12:01:45 (consulta levou 0.149517s)