Nome do Projeto
Introdução à Linguística Sistêmico-Funcional
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/03/2022 - 26/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) preocupa-se em investigar e interpretar como a língua é usada. Este curso busca introduzir alguns conceitos dessa teoria a alunas/os de Letras da UFPEL. A teoria sistêmico-funcional não é muito explorada na nossa instituição. Desse modo, o presente curso pretende suprir de alguma maneira essa lacuna. Haverá encontros síncronos expositivos e dialogados sobre o assunto, assim como atividades assíncronas para exercitar o conteúdo aprendido. O número de vagas é 20 (vinte) e cada participante poderá cumprir uma carga horária total de 15 (quinze) horas. Espera-se que o curso possa contribuir com uma nova forma de enxergar os fenômenos linguísticos.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste curso é introduzir alguns conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional a estudantes de Letras da UFPEL.

Justificativa

A Linguística Sistêmico-Funcional de Michael Alexander Kirkwood Halliday é de origem inglesa mas isso não impede que ela seja estudada em outras culturas (Cf. RODRIGUES, 2012). Essa teoria é bastante pesquisada na UFSM, UFSC, UFMG, UFOP e PUC-SP, para citar alguns exemplos. Entretanto, ela não é muito abordada na UFPEL. Com isso, pretendemos, de certa maneira, preencher essa lacuna com o curso aqui proposto.

Metodologia

A metodologia consistirá em encontros síncronos expositivos e dialogados, bem como atividades assíncronas, como questionários produzidos via Google Forms, para averiguar a aprendizagem das/os participantes do conteúdo exposto.
Haverá 5 (cinco) encontros síncronos, um por semana (às quartas-feiras às 19h), durante os meses de março e abril de 2022 (da semana de 21/03/2022 à semana de 26/04/2022). O primeiro fará um panorama da teoria sistêmico-funcional. O segundo abordará a metafuncão ideacional. O terceiro tratará da metafunção interpessoal. O quarto versará sobre a metafunção textual. E, por último, no quinto encontro as metafunções serão vistas de maneira conjunta.
Cada encontro síncrono durará em torno de 2 (duas) horas, sendo reservada 1 (uma) hora para cada atividade assíncrona. Ademais, será destinada 1 (uma) hora de preparação para cada encontro.
O curso será realizado através da plataforma e-PROJETO da UFPEL.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que as/os participantes possam aprender alguns fundamentos da Linguística Sistêmico-Funcional, podendo utilizá-la como uma outra forma de perceber a linguagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA ROSANE DOS SANTOS VIEIRA
DANIELA SOUZA DUARTE
FRANCINE NUNES DE SOUZA
JANAINA DE OLIVEIRA PEREIRA
JOHANN BONOW NEVES
LIZIANE GUIMARAES SILVEIRA
MARIANA VALLEJO COSTA
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA
MURILO PEGLOW BILHARVA
ROBERTA REGO RODRIGUES4
SIMONE MARQUES PEREIRA

Página gerada em 25/04/2024 22:30:41 (consulta levou 0.144893s)