Nome do Projeto
Introdução à Linguística Sistêmico-Funcional
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/03/2022 - 26/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) preocupa-se em investigar e interpretar como a língua é usada. Este curso busca introduzir alguns conceitos dessa teoria a alunas/os de Letras da UFPEL. A teoria sistêmico-funcional não é muito explorada na nossa instituição. Desse modo, o presente curso pretende suprir de alguma maneira essa lacuna. Haverá encontros síncronos expositivos e dialogados sobre o assunto, assim como atividades assíncronas para exercitar o conteúdo aprendido. O número de vagas é 20 (vinte) e cada participante poderá cumprir uma carga horária total de 15 (quinze) horas. Espera-se que o curso possa contribuir com uma nova forma de enxergar os fenômenos linguísticos.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste curso é introduzir alguns conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional a estudantes de Letras da UFPEL.
Justificativa
A Linguística Sistêmico-Funcional de Michael Alexander Kirkwood Halliday é de origem inglesa mas isso não impede que ela seja estudada em outras culturas (Cf. RODRIGUES, 2012). Essa teoria é bastante pesquisada na UFSM, UFSC, UFMG, UFOP e PUC-SP, para citar alguns exemplos. Entretanto, ela não é muito abordada na UFPEL. Com isso, pretendemos, de certa maneira, preencher essa lacuna com o curso aqui proposto.
Metodologia
A metodologia consistirá em encontros síncronos expositivos e dialogados, bem como atividades assíncronas, como questionários produzidos via Google Forms, para averiguar a aprendizagem das/os participantes do conteúdo exposto.
Haverá 5 (cinco) encontros síncronos, um por semana (às quartas-feiras às 19h), durante os meses de março e abril de 2022 (da semana de 21/03/2022 à semana de 26/04/2022). O primeiro fará um panorama da teoria sistêmico-funcional. O segundo abordará a metafuncão ideacional. O terceiro tratará da metafunção interpessoal. O quarto versará sobre a metafunção textual. E, por último, no quinto encontro as metafunções serão vistas de maneira conjunta.
Cada encontro síncrono durará em torno de 2 (duas) horas, sendo reservada 1 (uma) hora para cada atividade assíncrona. Ademais, será destinada 1 (uma) hora de preparação para cada encontro.
O curso será realizado através da plataforma e-PROJETO da UFPEL.
Haverá 5 (cinco) encontros síncronos, um por semana (às quartas-feiras às 19h), durante os meses de março e abril de 2022 (da semana de 21/03/2022 à semana de 26/04/2022). O primeiro fará um panorama da teoria sistêmico-funcional. O segundo abordará a metafuncão ideacional. O terceiro tratará da metafunção interpessoal. O quarto versará sobre a metafunção textual. E, por último, no quinto encontro as metafunções serão vistas de maneira conjunta.
Cada encontro síncrono durará em torno de 2 (duas) horas, sendo reservada 1 (uma) hora para cada atividade assíncrona. Ademais, será destinada 1 (uma) hora de preparação para cada encontro.
O curso será realizado através da plataforma e-PROJETO da UFPEL.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que as/os participantes possam aprender alguns fundamentos da Linguística Sistêmico-Funcional, podendo utilizá-la como uma outra forma de perceber a linguagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLA ROSANE DOS SANTOS VIEIRA | |||
DANIELA SOUZA DUARTE | |||
FRANCINE NUNES DE SOUZA | |||
JANAINA DE OLIVEIRA PEREIRA | |||
JOHANN BONOW NEVES | |||
LIZIANE GUIMARAES SILVEIRA | |||
MARIANA VALLEJO COSTA | |||
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA | |||
MURILO PEGLOW BILHARVA | |||
ROBERTA REGO RODRIGUES | 4 | ||
SIMONE MARQUES PEREIRA |