Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/04/2022 - 13/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A cirurgia Buco-Maxilo-Facial tem inúmeras particularidades dentre as especialidades odontológicas e requer treinamento específico e contínuo, bem como atualização constante e prática diária. O projeto objetiva proporcionar ao graduando uma vivência do dia-a-dia do cirurgião buco-maxilo-facial em suas atividades ambulatoriais, hospitalares e laboratoriais. Para atingir este objetivos haverá a inserção de alunos da graduação acompanhando as atividades dos residentes em CTBMF e dos professores da área, nas mais diversas atividades teóricas e práticas desenvolvidas no departamento e na Residência em CTBMF.

Objetivo Geral

O projeto objetiva proporcionar a vivência do dia-a-dia do cirurgião buco-maxilo-facial em suas atividades teóricas, ambulatoriais, hospitalares e laboratoriais, aos alunos de graduação e aprimorar as atividades da pós-graduação (residência), na prestação de serviço à Comunidade.

Justificativa

A residência em CTBMF do HE/UFPel, vinculada ao departamento de CTBMF e a ênfase em CTBMF da área de Clínica Odontológica do PPGO (mestrado e doutorado) da UFPel têm parte de suas atividades práticas realizadas a nivel ambulatorial, na FO, prestando atendimento à pacientes do SUS, que são encaminhados para Faculdade de Odontologia e Hospital Escola. A presença de alunos da graduação acompanhando estes atendimentos permitiria aos mesmos uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos teóricos práticos na área e permitiria um maior fluxo de pacientes, prestando um Serviço cada vez mais qualificado à população e até ampliando a capacidade do Serviço no atendimento à comunidade.

Metodologia

Os alunos participarão das atividades ambulatoriais de Cirurgia Bucal, nos ambulatórios da Faculdade, que ocorrem em turnos pré-estabelecidos, onde os residentes operam os pacientes sempre sob supervisão dos professores. Os estudantes da graduação, a partir do 5o semestre podem participar do projeto, auxiliando no acolhimento de pacientes, preparo pré-cirúrgico, organização de documentação (prontuários, radiografias, fichas clínicas, receituários, fotografias e agendamentos). Os estudantes que já tiverem concluído o 7o semestre, também poderão atuar como auxiliares ou instrumentadores nos procedimentos cirúrgicos, quando a complexidade do mesmo permitir. Também poderão auxiliar na avaliação e controle pós-operatórios. Será 1 vaga para alunos do 5o ao 7o semestre e de 1 a 2 vagas para alunos do 8o ao 10o semestre, por turno de atividades práticas do pós-graduação, condicionado ao máximo de participação em 2 turnos por aluno. Os alunos também poderão acompanhar os planejamentos laboratoriais pré-cirúrgicos e quando possível, algum procedimento hospitalar. Os turnos atuais das atividades práticas são terças de manhã, terça tarde, quinta a tarde e sexta manhã.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se:
- Atender a demanda da graduação por oportunidades de vivencias em CTBMF;
- Aprimorar a qualidade do atendimento prestado, follow-ups e registros profissionais;
- Qualificação dos estudantes para atendimento a pacientes nas outras atividades clínicas curriculares da FO;
Indicadores:
espera-se contabilizar um aumento de até 20% no atendimento de pacientes, que hoje tem uma demanda reprimida muito grande.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE EBERSOL AVILA
ANDRINY DUARTE VARGAS
ANTONIO CESAR MANENTTI FOGACA4
BEATRIZ FARIAS VOGT
BRUNA VETTORAZZI LISKOSKI
CAMILLA HÜBNER BIELAVSKI
CRISTIANE BERWALDT GOWERT
CRISTINA BRAGA XAVIER4
DANIEL HUTTNER BORK
DANIELA HAUBMAN PEREIRA
EDUARDA PERAZZO BRAVO DE SOUZA
FRANCIELEN BRAGA TEIXEIRA
GABRIELA SCHNEID RIOS
GUILHERME SCHEEREN FIGUEIREDO
HINGRIDIS SGNAULIN
ISABELLA DALBEM GIANECHINI
JANDRYCE SILVEIRA DE SOUZA
JULIA SEDREZ DE SOUZA
JULIA SILVEIRA LONGARAY
JULIANA DOS SANTOS FEIJO
KAIENA PALOMA SCHIERHOLT
KELEM SOARES KONFLANZ
LARISSA DE OLIVEIRA PRIMO ALVES
LETICIA KIRST POST4
LETICIA PERES MOTTA
LUCAS PORTANTIOLO KRÜGER
LUCIANO MONTEZZANO RIOS BACCHIERI
MARCOS ANTONIO TORRIANI4
MARIA EDUARDA DALMEIDA PAES
MARINA INES ROMANO SANTIN
MARIO SERGIO MEDEIROS PIRES4
MATEUS GAYA DOS SANTOS
MATHEUS DOS SANTOS FERNANDEZ
OTACILIO LUIZ CHAGAS JUNIOR5
PEDRO HENRIQUE DE AZAMBUJA CARVALHO4
RODRIGO SCHNEID LEVIEN
THALIA ROSA DO NASCIMENTO
VICTORIA KETLEN MOREIRA
VICTORIA VACARI DE BRUM

Página gerada em 23/04/2024 04:29:57 (consulta levou 0.222973s)