Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/04/2022 - 13/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A cirurgia Buco-Maxilo-Facial tem inúmeras particularidades dentre as especialidades odontológicas e requer treinamento específico e contínuo, bem como atualização constante e prática diária. O projeto objetiva proporcionar ao graduando uma vivência do dia-a-dia do cirurgião buco-maxilo-facial em suas atividades ambulatoriais, hospitalares e laboratoriais. Para atingir este objetivos haverá a inserção de alunos da graduação acompanhando as atividades dos residentes em CTBMF e dos professores da área, nas mais diversas atividades teóricas e práticas desenvolvidas no departamento e na Residência em CTBMF.

Objetivo Geral

O projeto objetiva proporcionar a vivência do dia-a-dia do cirurgião buco-maxilo-facial em suas atividades teóricas, ambulatoriais, hospitalares e laboratoriais, aos alunos de graduação e aprimorar as atividades da pós-graduação (residência), na prestação de serviço à Comunidade.

Justificativa

A residência em CTBMF do HE/UFPel, vinculada ao departamento de CTBMF e a ênfase em CTBMF da área de Clínica Odontológica do PPGO (mestrado e doutorado) da UFPel têm parte de suas atividades práticas realizadas a nivel ambulatorial, na FO, prestando atendimento à pacientes do SUS, que são encaminhados para Faculdade de Odontologia e Hospital Escola. A presença de alunos da graduação acompanhando estes atendimentos permitiria aos mesmos uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos teóricos práticos na área e permitiria um maior fluxo de pacientes, prestando um Serviço cada vez mais qualificado à população e até ampliando a capacidade do Serviço no atendimento à comunidade.

Metodologia

Os alunos participarão das atividades ambulatoriais de Cirurgia Bucal, nos ambulatórios da Faculdade, que ocorrem em turnos pré-estabelecidos, onde os residentes operam os pacientes sempre sob supervisão dos professores. Os estudantes da graduação, a partir do 5o semestre podem participar do projeto, auxiliando no acolhimento de pacientes, preparo pré-cirúrgico, organização de documentação (prontuários, radiografias, fichas clínicas, receituários, fotografias e agendamentos). Os estudantes que já tiverem concluído o 7o semestre, também poderão atuar como auxiliares ou instrumentadores nos procedimentos cirúrgicos, quando a complexidade do mesmo permitir. Também poderão auxiliar na avaliação e controle pós-operatórios. Será 1 vaga para alunos do 5o ao 7o semestre e de 1 a 2 vagas para alunos do 8o ao 10o semestre, por turno de atividades práticas do pós-graduação, condicionado ao máximo de participação em 2 turnos por aluno. Os alunos também poderão acompanhar os planejamentos laboratoriais pré-cirúrgicos e quando possível, algum procedimento hospitalar. Os turnos atuais das atividades práticas são terças de manhã, terça tarde, quinta a tarde e sexta manhã.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se:
- Atender a demanda da graduação por oportunidades de vivencias em CTBMF;
- Aprimorar a qualidade do atendimento prestado, follow-ups e registros profissionais;
- Qualificação dos estudantes para atendimento a pacientes nas outras atividades clínicas curriculares da FO;
Indicadores:
espera-se contabilizar um aumento de até 20% no atendimento de pacientes, que hoje tem uma demanda reprimida muito grande.

Página gerada em 07/08/2022 22:10:45 (consulta levou 0.120350s)