Nome do Projeto
Os Sertões e o desenvolvimento regional: (des)encontros na microrregião de Euclides da Cunha, Bahia (2015 – 2020)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
07/02/2022 - 07/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Objetiva-se verificar o comportamento dos dados socioeconômicos de 2015 a 2020 da microrregião de Euclides da Cunha, BA. O intuito é de observar os reflexos das políticas regionais nos municípios que foram alvos de estudo no trabalho "Presentes e ausentes: Os Sertões euclidiano no imaginário e na política de desenvolvimento do Brasil semiárido (2003 – 2014)", defendida no ano de 2015. Somado a isto, o contexto temporal estudado nesta proposta de pesquisa está envolto de um ambiente de crise econômica e política. Isto permitirá visualizar o cenário atual e compará-lo com o encontrado entre o ano de 2003 a 2014.

Objetivo Geral

Verificar os dados socioeconômicos da microrregião de Euclides da Cunha, BA, e do semiárido brasileira
entre os anos de 2014 a 2018; Interpretar os resultados espaciais resultantes do processo de crise
econômica e política; Atualizar os dados obtidos com a tese de doutorado no ano de 2015.

Justificativa

À atualização dos dados da tese podem ajudar na compreensão das dinâmicas espaciais experimentadas nos municípios envolvidos no estudo desenvolvido no processo de doutoramento. Este levantamento ajudará compreender as mudanças de políticas regionais, verificar se houve mudanças e quais foram, bem como pode permitir verificar os reflexos sociais das atuais intervenções sob a égide de um período de crise econômica e política.
Também se propõe contribuir com os estudos que envolvem a região semiárida como objeto de pesquisa. Sendo mais um referencial que lança uma perspectiva analítica a partir da análise de dados socioeconômicos e, posteriormente, com o desenvolvimento de um trabalho de campo para conversar com as autoridades locais e a comunidade civil com a intenção de verificar a percepção em relação as possíveis mudanças ocorridas. A importância de acompanhar o desenvolvimento de determinada espacialidade é de
permitir ampliar os horizontes analíticos e o amadurecimento intelectual dos envolvidos, ampliando a complexidade do olhar perante determinado fenômeno espacial.

Metodologia

O processo metodológico realizar-se-á por meio de diversos procedimentos que serão apresentados a seguir, contudo, o processo se encontra aberto a mudanças, caso o desenvolver da pesquisa aponte esta necessidade metodológica.
Como de costume acadêmico, primeiramente, será realizado o estudo da arte do tema, tendo como recorte temporal os anos de 2015 a 2018; o foco é verificar as mudanças discursivas em relação a compreensão acadêmica sobre as políticas públicas regionais.
Concomitantemente ao estudo teórico, será realizado o levantamento, a tabulação e a análise dos dados socioeconômicos que envolvem a PNDR entre os anos de 2014 a 2018. Posteriormente, buscar-se-á comparar os dados obtidos com os resultados da tese de doutorado (PINHEIRO, 2015) desenvolvida pelo autor do presente projeto.
Por fim, haverá um trabalho de campo de 22 dias nas cidades que envolvem a microrregião de Euclides da Cunha, BA. Objetiva-se realizar entrevistas com a comunidade local, por meio das diferentes associações, e com o poder público municipal. Se tem a necessidade de verificar os discursos locais sobre os reflexos das políticas regionais nos diferentes municípios e o que apontam como elementos para melhoria das políticas.

Indicadores, Metas e Resultados

Atualização de dados socieconômicos da região estudada e atualização da pesquisa científica;
Aprofundamento da compreensão das mudanças das políticas regionais tecidas desde 2016, momento de rompimento político e econômico;
Identificar as mudanças das políticas regionais e o "reflexo" na sociedade - no caso, por meio da análise dos dados e a comparação com outro contexto histórico (2003 - 2014).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON DO CARMO AFRA
ELINTON GUSTAVO LIZIARDI
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA2
ROBINSON SANTOS PINHEIRO4
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA2
TIARAJU SALINI DUARTE2

Página gerada em 10/08/2022 01:27:56 (consulta levou 0.445903s)