Nome do Projeto
Práticas de Extensão Curricularizáveis do curso de Química Forense
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O ensino, a pesquisa e a extensão constituem-se como dimensões acadêmicas fundamentais e indissociáveis na formação de recursos humanos qualificados, e devem ser assumidas pelas universidades públicas brasileiras, haja vista que estas existem para atender às necessidades do país. O Plano Nacional de Extensão Universitária (2001) aponta que “a extensão universitária é a atividade acadêmica capaz de imprimir um novo rumo à universidade brasileira e de contribuir significativamente para a mudança da sociedade”. Nesse contexto, a extensão universitária visa desenvolver atividades de cidadania através de projetos de extensão com o objetivo claro de aproximar a comunidade universitária da sociedade. Esta aproximação deve aliar o conhecimento científico ao conhecimento popular, promovendo a função social da universidade na comunidade, bem como a formação de recursos humanos qualificados para atuar na sociedade. Assim, o projeto Práticas de Extensão Curricularizáveis do curso de Química Forense apresenta ações de extensão que serão realizadas com atuação direta dos discentes do curso de Química Forense da UFPel sob orientação dos docentes, de modo vinculado a disciplinas com carga horária prática EXT. As ações propostas neste projeto visam abranger a comunidade em geral, na área de conhecimento do Curso de Química Forense, atendendo assim também à curricularização da extensão neste curso.

Objetivo Geral

Aproximar os discentes do curso de Química Forense da comunidade em geral através da execução de ações de extensão universitária cadastradas neste projeto. Considerando que as atividades possuem o discente como agente extensionista, e que se desenvolvem vinculadas a disciplinas, o projeto também atende à curricularização da extensão na formação dos discentes do curso de Química Forense.

Justificativa

A aproximação entre universidade e sociedade é desejável para que o conhecimento gerado possa contribuir também para o desenvolvimento das comunidades em geral, e, principalmente, daquela onde a universidade está inserida. Neste sentido, destaca-se que as universidades públicas brasileiras têm uma função social importante na formação de recursos humanos qualificados para atuar de maneira crítica e responsável em diversos segmentos da sociedade. Portanto, a aproximação entre universidade e sociedade pode ser delineada como uma troca de conhecimentos e experiências através de práticas extensionistas. Corroborando com estas afirmações, as ações de extensão cadastradas neste projeto visam difundir conhecimentos acerca de temas pertinentes relacionados a difusão de conhecimentos químicos vinculados à área forense, através de atividades que colocam os discentes como agentes extensionistas.

Metodologia

As ações de extensão serão realizadas por discentes do curso de Química Forense, a partir de sua matrícula em disciplinas com carga horária EXT vinculadas às ações de extensão cadastradas neste projeto, conforme descrito no item "Ações".
Os discentes atuarão como agente extensionistas, sendo portanto ativos nas ações de extensão, interagindo com o público-alvo sob a orientação do professor regente ou responsável pela disciplina, com carga horária compatível aquela cadastrada como EXT na ementa do componente curricular. Ao final do semestre, após aprovação na disciplina, o discente terá a carga horária EXT integralizada como parte da Formação em Extensão curricularizável exigida nas diretrizes.
O cadastro de discentes no projeto se dará ao longo do desenvolvimento das ações, de acordo com a realização de matrícula nos componentes curriculares vinculados a cada ação. Os alunos matriculados na disciplina correspondente a esta ação, Estes discentes terão como atividade de extensão a produção, aplicação e divulgação, de forma presencial ou através de plataformas digitais, de material instrucional para a comunidade em geral e/ou para estudantes, professores ou profissionais envolvidos com os temas relacionados.

Indicadores, Metas e Resultados

Através da realização das ações de extensão universitária propostas neste projeto espera-se contribuir com o envolvimento entre a sociedade e a comunidade no que tange a difusão de conhecimentos da área da Química Forense. Assim, espera-se não somente agregar conhecimento ao púbico externo a universidade, mas também fazê-los vislumbrar novas oportunidades a partir da aproximação com o ambiente universitário. No âmbito universitário, espera-se formar recursos humanos qualificados e comprometidos que sejam capazes de perceber as necessidades das comunidades e de vislumbrar oportunidades em sua área de formação.
De modo geral, as atividades de extensão realizadas serão devidamente discutidas e avaliadas nas disciplinas vinculadas, reservando momentos para discussões acerca das experiências e ideias trocadas no processo. Ao final, o discente poderá utilizar a sua experiência como agente extensionista de modo a curricularizar as atividades realizadas como Formação em Extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA DE ANDRADE HARTWIG2
ROGERIO ANTONIO FREITAG1

Página gerada em 24/04/2024 14:08:18 (consulta levou 0.148062s)