Nome do Projeto
Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 18/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês é uma ação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) que visa promover o desenvolvimento de habilidades e competências em inglês voltadas a apresentações orais acadêmicas em língua inglesa que atendam às necessidades específicas de cada participante.

Objetivo Geral

Promover a Internacionalização para a comunidade da UFPel (docentes, discentes e técnicos administrativos interessados) por meio de construção e de prática de apresentações acadêmicas orais em língua inglesa.

Justificativa

O projeto justifica-se em razão da Política Linguística da UFPel por contemplar, especialmente, o princípio II do Art. 1o ("aprimoramento das práticas de letramentos acadêmicos da comunidade"); o objetivo VI do Art. 2o ("propor e promover projetos direcionados aos letramentos acadêmicos e à educação linguística aos membros da comunidade universitária); e o objetivo XIV do Art. 3o ("valorização da educação linguística de servidores e discentes da UFPel"). Com relação ao Planejamento estratégico de Internacionalização da UFPel, atende o objetivo 1.1 ("difundir a cultura de internacionalização como meio de qualificar as ações acadêmicas na UFPel"); da estratégia 3 ("organizar debates, fóruns, seminários e palestras focadas na internacionalização da Universidade direcionado à comunidade acadêmica"); do objetivo 2.2 ("expandir e promover o estudo e uso das línguas estrangeiras na UFPel") e, por fim, da estratégia 2 (" Estratégia 2: Organizar atividades de fluxo contínuo para o treinamento de apresentações acadêmicas em idiomas estrangeiros na UFPel").

Metodologia

A Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês é um curso desenvolvido para apresentar a teoria e a prática de apresentações acadêmicas em língua inglesa por meio de metodologias ativas. Este curso ajudará os participantes (docentes, discentes e técnicos administrativos) a revisar apresentações orais de sua autoria ou a criar novas em língua inglesa a partir dos seus contextos de atuação. Os materiais incluem vídeos, leituras práticas e oportunidades de colaboração dentro do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, por meio do projeto:
- Difundir a cultura de internacionalização como meio de qualificar as ações acadêmicas na UFPel;
- Valorizar e aprimorar a educação linguística e as práticas de letramentos acadêmicos da comunidade da UFPel;
- Melhorar a proficiência linguística em idioma estrangeiro;
- Integrar a CRInter às diversas unidades acadêmicas e órgãos administrativos da UFPel;
- O programa será avaliado por meio de questionário a ser respondido pelos participantes, que refletirão sobre sua experiência e apresentarão sugestões para melhoria da oferta seguinte.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL DA ROSA ESLABAO
HELENA VITALINA SELBACH4
ISADORA BAPTISTA ALVES
KAREN SOARES PORTO
LETÍCIA REGINA MORELLO SARTORI
MARCIA MORALES KLEE4
RENATA FONTES ONGARATTO1
RENATA NOBRE DA FONSECA
THAIS MAZZETTI

Página gerada em 26/04/2024 08:49:40 (consulta levou 0.233256s)