Nome do Projeto
Educação Alimentar e Nutricional na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/02/2022 - 25/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A promoção de práticas alimentares saudáveis representa uma estratégia de vital importância para o enfrentamento do cenário duplo de excessos e deficiências nutricionais. Nesse sentido a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) objetiva motivar a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Neste sentido, este projeto contempla o preconizado pelo programa saúde na escola e programa nacional de alimentação escolar e, simultaneamente, promove o contato de estudantes de nutrição com atividades de EAN o que proporciona experiências enriquecedoras na sua formação.

Objetivo Geral

Promover a alimentação saudável por meio da abordagem das recomendações do guia alimentar para a população brasileira. Como objetivos específicos, cita-se a promoção para o público-alvo de um olhar mais amplo sobre alimentação e o despertar para o autocuidado e valorização da alimentação saudável. Para os acadêmicos, essas experiências servirão para fortalecer o eixo educador e de gestão em saúde pública inerentes da profissão de nutricionista.

Justificativa

O desenvolvimento das atividades propostas faz parte das demandas do programa saúde na escola e programa nacional de alimentação escolar. Além disso, o contato de estudantes de nutrição com atividades de EAN na escola proporcionar-lhes-ão experiência enriquecedora na sua formação.

Metodologia

As atividades serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Dores e na Escola de Educação Infantil Bom Pastor por estagiárias de Nutrição da UFPel supervisionadas por nutricionista. O público-alvo das atividades serão os escolares e pré-escolares, pais ou responsáveis e os funcionários docentes e não docentes da escola. As atividades com os estudantes serão desenvolvidas considerando a bagagem de conhecimento escolar e utilizando como fonte materiais didático-científicos da área da nutrição. Para funcionários docentes e não-docentes as atividades terão um foco de capacitação para a formação de multiplicadores Os pais ou responsáveis pelos alunos serão informados das atividades realizadas com estes, sendo disponibilizado um material informativo digital e/ou impresso sobre o assunto do encontro. Será solicitado aos responsáveis consentimento para coleta de medidas antropométricas, captação de imagens e de informações dos estudantes para fim de divulgação do trabalho desenvolvido e de pesquisa. Em decorrência da pandemia de SARS-COVID-19 serão tomadas as medidas protetivas constantes nos protocolos de enfrentamento, como: uso de máscaras, limite de 2 pessoas por ação, ambientes arejados, uso de álcool em gel e participação de pessoas sem sintomas respiratórios.

Indicadores, Metas e Resultados

Inicialmente será aplicado um instrumento para os escolares e responsáveis dos pré-escolares para a realização do diagnóstico do estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimento sobre alimentação saudável. Após as atividades desenvolvidas ao longo do ano, será refeito o mesmo instrumento para avaliar possíveis mudanças. Espera-se que o público-alvo apresente incremento no conhecimento sobre alimentação saudável, aumento do consumo de alimentos in natura e diminuição do consumo de alimentos ultraprocessados e que tenha melhoria no seu estado nutricional. Espera-se também que os acadêmicos apresentem iniciativa e desenvoltura para o desenvolvimento das atividades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA LEITE MACHADO
BETIELE BADIA
LARISSA MENEZES DA SILVEIRA
LAURA VARGAS HOFFMANN
MABEL NILSON ALVES8
PÂMELA CALDEIRA MOREIRA
SABRINA RODRIGUES FILIPPINI
SANDY COSTA MACHADO
VALENTINA DE CASTRO CENTENO
VICTORIA MASCARENHAS BORBA

Página gerada em 26/04/2024 16:31:55 (consulta levou 0.156775s)