Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Fisiologia Médica-LAFIM: grupo de estudos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/03/2022 - 31/01/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A “Liga Acadêmica de Fisiologia Médica – LAFIM: grupo de estudos” é um projeto que visa o estudo continuado de fisiologia humana de forma a rever conhecimentos fundamentais de fisiologia e integrá-los à compreensão e ao raciocínio de mecanismos fisiopatológicos e terapêuticos presentes no dia a dia da clínica médica, bem como, a reconhecer os mecanismos fisiológicos que participam da prevenção e manutenção da saúde dos indivíduos. A Fisiologia representa o ponto de partida para o aprendizado de diferentes áreas de especializações médicas, o que significa que acompanha a formação médica em toda sua extensão, e se perpetua na vida profissional futura. Como a Fisiologia corresponde a um componente curricular dos primeiros semestres dos diferentes cursos da área da saúde, há um significativo interesse dos alunos, e em especial, do curso de Medicina, em participar de um estudo continuado na área. Salienta-se ainda que através do projeto é possível estabelecer, sobretudo, um ambiente de aproximação e discussão entre alunos de diferentes semestres do curso e professores, o que facilita a troca de experiência acadêmica e incentiva a busca pelo conhecimento. Dessa forma, o papel da LAFIM é estimular o estudo para consolidar o conhecimento de Fisiologia e sua interdisciplinaridade, contribuindo para uma formação médica de qualidade.
Objetivo Geral
Promover uma discussão continuada de fisiologia através de um grupo de estudo, fortalecendo o conhecimento das bases fisiológicas dos diferentes sistemas orgânicos e capacitando os participantes a integrar tal conhecimento às diversas áreas da clínica médica.
Objetivos Específicos
Promover encontros de discussão de Fisiologia; Provocar o pensamento crítico sobre a leitura científica; Estimular atividades didáticas entre os participantes, como também, dirigidas a estudantes de semestres iniciais de cursos atendidos pelos professores do projeto ou do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF); Estimular a proposição de ações de extensão que promovam o estudo de Fisiologia.
Objetivos Específicos
Promover encontros de discussão de Fisiologia; Provocar o pensamento crítico sobre a leitura científica; Estimular atividades didáticas entre os participantes, como também, dirigidas a estudantes de semestres iniciais de cursos atendidos pelos professores do projeto ou do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF); Estimular a proposição de ações de extensão que promovam o estudo de Fisiologia.
Justificativa
O projeto visa aproximar a área básica de Fisiologia à área clínica, uma vez que a fisiologia sendo ministrada nos dois primeiros semestres do curso, não é inicialmente percebida como essencial à compreensão das disciplinas e atividades profissionais futuras. No entanto, é uma necessidade que egressos da disciplina têm demandado há alguns anos. O projeto tem se mostrado bastante efetivo nesses mais de 10 anos de edição, promovendo importante interação de alunos oriundos de diferentes semestres que se reúnem para discutir as bases fisiológicas de diferentes complexidades médicas tais como, cardiologia, endocrinologia, nefrologia, pneumologia, hematologia, neurologia, entre outras. O relato de experiências e a discussão provocada entre os alunos de diferentes estágios de formação e professores é uma atividade exitosa. Dessa forma, tendo em vista sua relevância e complexidade, o estudo continuado da Fisiologia tem se consolidado no processo de formação acadêmica extracurricular na Faculdade de Medicina da UFPEL.
Metodologia
O projeto prevê encontros quinzenais, remotos enquanto durar a pandemia, tornando-se presenciais tão logo possível, com carga horária de 2 horas para participantes (alunos e professores).
Apresentação de artigos científicos da área médica pelos participantes da Liga nos encontros síncronos, explorando as bases fisiológicas envolvidas no objeto de estudo do artigo científico apresentado. Discussão e complementação dos assuntos apresentados pelo participante ou grupo de participantes e professores.
Organização de casos clínicos e exercícios para apresentações e discussão em disciplinas de Fisiologia.
Oferta de auxílio didático aos acadêmicos dos primeiros semestres de cursos atendidos pelo DFF, para esclarecer dúvidas e direcionar estudos.
Organização de um grupo de whatsapp para promover a discussão de qualquer tópico relevante e de interesse ao estudo de Fisiologia.
Avaliação das atividades da LAFIM para propor melhorias e confecção do relatório final do projeto.
A seleção dos alunos participantes será realizada por processo online em decorrência à pandemia de COVID19, com período de inscrições e entrevistas em fevereiro 2022 . Os novos alunos participantes serão inseridos na primeira semana de vigência do projeto.
Apresentação de artigos científicos da área médica pelos participantes da Liga nos encontros síncronos, explorando as bases fisiológicas envolvidas no objeto de estudo do artigo científico apresentado. Discussão e complementação dos assuntos apresentados pelo participante ou grupo de participantes e professores.
Organização de casos clínicos e exercícios para apresentações e discussão em disciplinas de Fisiologia.
Oferta de auxílio didático aos acadêmicos dos primeiros semestres de cursos atendidos pelo DFF, para esclarecer dúvidas e direcionar estudos.
Organização de um grupo de whatsapp para promover a discussão de qualquer tópico relevante e de interesse ao estudo de Fisiologia.
Avaliação das atividades da LAFIM para propor melhorias e confecção do relatório final do projeto.
A seleção dos alunos participantes será realizada por processo online em decorrência à pandemia de COVID19, com período de inscrições e entrevistas em fevereiro 2022 . Os novos alunos participantes serão inseridos na primeira semana de vigência do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
Fortalecimento do conhecimento de Fisiologia e melhora do rendimento acadêmico dos participantes da LAFIM. Aumento no atendimento aos alunos matriculados nas disciplinas de Fisiologia do DFF.
Metas
Estimular os participantes a formar um raciocínio sobre mecanismos clínicos com base na Fisiologia.
Aprimorar a exposição oral e escrita.
Estimular a prática didática.
Aumentar o atendimento aos alunos de disciplinas de Fisiologia.
Resultados e Impactos esperados
É esperado que os alunos aprimorem seus conhecimentos em Fisiologia humana, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral após participarem de leituras de artigos científicos e de livros textos, e de organizarem apresentações e conduzirem discussões dos tópicos nas atividades de seminários. Além disso, também é esperado um crescimento oriundo da prática didática, uma vez que a necessidade de explicar vai demandar estudo e conhecimento. À medida que os alunos vão se tornando mais preparados, é esperado que sintam a necessidade de buscar ampliar ainda mais seus conhecimentos, mantendo-se atualizados em assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pelo estudo continuado e aprimoramento da Fisiologia, espera-se promover um ambiente capaz de gerar novas propostas de cunho acadêmico que fortaleçam o grupo de estudo.
Fortalecimento do conhecimento de Fisiologia e melhora do rendimento acadêmico dos participantes da LAFIM. Aumento no atendimento aos alunos matriculados nas disciplinas de Fisiologia do DFF.
Metas
Estimular os participantes a formar um raciocínio sobre mecanismos clínicos com base na Fisiologia.
Aprimorar a exposição oral e escrita.
Estimular a prática didática.
Aumentar o atendimento aos alunos de disciplinas de Fisiologia.
Resultados e Impactos esperados
É esperado que os alunos aprimorem seus conhecimentos em Fisiologia humana, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral após participarem de leituras de artigos científicos e de livros textos, e de organizarem apresentações e conduzirem discussões dos tópicos nas atividades de seminários. Além disso, também é esperado um crescimento oriundo da prática didática, uma vez que a necessidade de explicar vai demandar estudo e conhecimento. À medida que os alunos vão se tornando mais preparados, é esperado que sintam a necessidade de buscar ampliar ainda mais seus conhecimentos, mantendo-se atualizados em assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pelo estudo continuado e aprimoramento da Fisiologia, espera-se promover um ambiente capaz de gerar novas propostas de cunho acadêmico que fortaleçam o grupo de estudo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA RODRIGUES CAMOLEZZI | |||
ANDRE DA SILVA CORREA | |||
ARTHUR CORDOVA LARROSSA | |||
ARTHUR DE FARIAS BETEMPS DA SILVA | |||
ARTHUR MILECH | |||
BEATRIZ STRELOW | |||
BEATRIZ XAVIER DA SILVA | |||
BERTIELLE MISSIO BESSOW | |||
BRUNA FERRARY DENIZ | 4 | ||
BRUNO EDUARDO PEREIRA SILVA | |||
CAMILA PEREYRA FERNANDEZ | |||
CAMILA SCHUBERT TRINDADE | |||
DIEGO FERREIRA GONZALEZ | |||
EDUARDO FREITAS DE OLIVEIRA | |||
EDUARDO PETER FURTADO | |||
EDUARDO VIEIRA CARRER | |||
FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA | 2 | ||
GABRIEL LUIZ HENKE | |||
GABRIEL MARCELO RIBEIRO ROCHA | |||
GIOVANNA RIGHETE DE ALBUQUERQUE LIMA | |||
GIOVANNA SILVA RODRIGUES DE OLIVEIRA | |||
GIULIA MAZOCHI DEL PRETE | |||
GUSTAVO ISHIKAWA MIYAMOTO | |||
HELLEN GOULARTE MOTA | |||
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA | 6 | ||
JULIA FREITAS RODRIGUES | |||
Kellen Crizel da Rocha | |||
LARISSA MADEIRA CARVALHO | |||
LEONARDO BOELTER SEZKO | |||
LEONARDO VELLAR AUGE | |||
LUAN SOARES DA SILVA | |||
LUCAS PINTO BENDER | |||
LUCAS PRADO DE OLINDA CAMARGO | |||
LUIZ HENRIQUE GARLET LEAL | |||
LUIZA DE VARGAS | |||
MANOELLA BECKER JACCOTTET | |||
MARIA EDUARDA CAPRINI NEGRAO DE LIMA | |||
MARINA FORTES BARIN SIBINEL | |||
MARIO ALBERTO JARDIM MESQUITA NETO | |||
MATHEUS VERAS PLACCE SALES | |||
MIGUEL HENRIQUE MEES | |||
MURILO SILVEIRA ECHEVERRIA | |||
NARCIZO CORDOVA CUNHA | |||
PITÁGORAS TERRA MACHADO | |||
RENAN MOSCATTO PAULINO | |||
RENATA SILVEIRA DE CARVALHO | |||
RENATO AUGUSTO BRAGA COTA | |||
RODRIGO KICKOFEL STEINHORST | |||
SAMIRA MARTINES | |||
YURI ALVES UCHOA BENITES | |||
YURI RAFFAELLI SANTOS |