Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Fisiologia Médica-LAFIM: grupo de estudos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/03/2022 - 31/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A “Liga Acadêmica de Fisiologia Médica – LAFIM: grupo de estudos” é um projeto que visa o estudo continuado de fisiologia humana de forma a rever conhecimentos fundamentais de fisiologia e integrá-los à compreensão e ao raciocínio de mecanismos fisiopatológicos e terapêuticos presentes no dia a dia da clínica médica, bem como, a reconhecer os mecanismos fisiológicos que participam da prevenção e manutenção da saúde dos indivíduos. A Fisiologia representa o ponto de partida para o aprendizado de diferentes áreas de especializações médicas, o que significa que acompanha a formação médica em toda sua extensão, e se perpetua na vida profissional futura. Como a Fisiologia corresponde a um componente curricular dos primeiros semestres dos diferentes cursos da área da saúde, há um significativo interesse dos alunos, e em especial, do curso de Medicina, em participar de um estudo continuado na área. Salienta-se ainda que através do projeto é possível estabelecer, sobretudo, um ambiente de aproximação e discussão entre alunos de diferentes semestres do curso e professores, o que facilita a troca de experiência acadêmica e incentiva a busca pelo conhecimento. Dessa forma, o papel da LAFIM é estimular o estudo para consolidar o conhecimento de Fisiologia e sua interdisciplinaridade, contribuindo para uma formação médica de qualidade.

Objetivo Geral

Promover uma discussão continuada de fisiologia através de um grupo de estudo, fortalecendo o conhecimento das bases fisiológicas dos diferentes sistemas orgânicos e capacitando os participantes a integrar tal conhecimento às diversas áreas da clínica médica.
Objetivos Específicos
Promover encontros de discussão de Fisiologia; Provocar o pensamento crítico sobre a leitura científica; Estimular atividades didáticas entre os participantes, como também, dirigidas a estudantes de semestres iniciais de cursos atendidos pelos professores do projeto ou do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF); Estimular a proposição de ações de extensão que promovam o estudo de Fisiologia.

Justificativa

O projeto visa aproximar a área básica de Fisiologia à área clínica, uma vez que a fisiologia sendo ministrada nos dois primeiros semestres do curso, não é inicialmente percebida como essencial à compreensão das disciplinas e atividades profissionais futuras. No entanto, é uma necessidade que egressos da disciplina têm demandado há alguns anos. O projeto tem se mostrado bastante efetivo nesses mais de 10 anos de edição, promovendo importante interação de alunos oriundos de diferentes semestres que se reúnem para discutir as bases fisiológicas de diferentes complexidades médicas tais como, cardiologia, endocrinologia, nefrologia, pneumologia, hematologia, neurologia, entre outras. O relato de experiências e a discussão provocada entre os alunos de diferentes estágios de formação e professores é uma atividade exitosa. Dessa forma, tendo em vista sua relevância e complexidade, o estudo continuado da Fisiologia tem se consolidado no processo de formação acadêmica extracurricular na Faculdade de Medicina da UFPEL.

Metodologia

O projeto prevê encontros quinzenais, remotos enquanto durar a pandemia, tornando-se presenciais tão logo possível, com carga horária de 2 horas para participantes (alunos e professores).
Apresentação de artigos científicos da área médica pelos participantes da Liga nos encontros síncronos, explorando as bases fisiológicas envolvidas no objeto de estudo do artigo científico apresentado. Discussão e complementação dos assuntos apresentados pelo participante ou grupo de participantes e professores.
Organização de casos clínicos e exercícios para apresentações e discussão em disciplinas de Fisiologia.
Oferta de auxílio didático aos acadêmicos dos primeiros semestres de cursos atendidos pelo DFF, para esclarecer dúvidas e direcionar estudos.
Organização de um grupo de whatsapp para promover a discussão de qualquer tópico relevante e de interesse ao estudo de Fisiologia.
Avaliação das atividades da LAFIM para propor melhorias e confecção do relatório final do projeto.

A seleção dos alunos participantes será realizada por processo online em decorrência à pandemia de COVID19, com período de inscrições e entrevistas em fevereiro 2022 . Os novos alunos participantes serão inseridos na primeira semana de vigência do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
Fortalecimento do conhecimento de Fisiologia e melhora do rendimento acadêmico dos participantes da LAFIM. Aumento no atendimento aos alunos matriculados nas disciplinas de Fisiologia do DFF.
Metas
Estimular os participantes a formar um raciocínio sobre mecanismos clínicos com base na Fisiologia.
Aprimorar a exposição oral e escrita.
Estimular a prática didática.
Aumentar o atendimento aos alunos de disciplinas de Fisiologia.
Resultados e Impactos esperados
É esperado que os alunos aprimorem seus conhecimentos em Fisiologia humana, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral após participarem de leituras de artigos científicos e de livros textos, e de organizarem apresentações e conduzirem discussões dos tópicos nas atividades de seminários. Além disso, também é esperado um crescimento oriundo da prática didática, uma vez que a necessidade de explicar vai demandar estudo e conhecimento. À medida que os alunos vão se tornando mais preparados, é esperado que sintam a necessidade de buscar ampliar ainda mais seus conhecimentos, mantendo-se atualizados em assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pelo estudo continuado e aprimoramento da Fisiologia, espera-se promover um ambiente capaz de gerar novas propostas de cunho acadêmico que fortaleçam o grupo de estudo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA RODRIGUES CAMOLEZZI
ANDRE DA SILVA CORREA
ARTHUR CORDOVA LARROSSA
ARTHUR DE FARIAS BETEMPS DA SILVA
BEATRIZ XAVIER DA SILVA
BERTIELLE MISSIO BESSOW
BRUNA FERRARY DENIZ2
BRUNO EDUARDO PEREIRA SILVA
CAMILA SCHUBERT TRINDADE
DIEGO FERREIRA GONZALEZ
EDUARDO FREITAS DE OLIVEIRA
EDUARDO PETER FURTADO
EDUARDO VIEIRA CARRER
FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA2
GABRIEL LUIZ HENKE
GABRIEL MARCELO RIBEIRO ROCHA
GIOVANNA RIGHETE DE ALBUQUERQUE LIMA
GIOVANNA SILVA RODRIGUES DE OLIVEIRA
GUSTAVO ISHIKAWA MIYAMOTO
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA3
Kellen Crizel da Rocha
LUAN SOARES DA SILVA
LUCAS PINTO BENDER
LUIZ HENRIQUE GARLET LEAL
MANOELLA BECKER JACCOTTET
MARIA EDUARDA CAPRINI NEGRAO DE LIMA
MARINA FORTES BARIN
MARIO ALBERTO JARDIM MESQUITA NETO
MATHEUS VERAS PLACCE SALES
MIGUEL HENRIQUE MEES
MURILO SILVEIRA ECHEVERRIA
PITÁGORAS TERRA MACHADO
RENAN MOSCATTO PAULINO
RENATO AUGUSTO BRAGA COTA
RODRIGO KICKOFEL STEINHORST
YURI ALVES UCHOA BENITES
YURI RAFFAELLI SANTOS

Página gerada em 24/04/2024 17:39:33 (consulta levou 0.192611s)