Nome do Projeto
Jovens Rurais e a construção de suas identidades: significados rurais e urbanos.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 30/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A população rural, nas últimas décadas, vem sofrendo alterações significativas do seu papel no desenvolvimento do campo, no Brasil. O setor agrícola familiar tem assumido funções ligadas ao abastecimento alimentar, além de cumprir outras tarefas relacionadas à garantia da preservação de espécies animais e vegetais, manutenção de paisagens, conservação da biodiversidade, sendo, ainda, responsável por parte significativa das dinâmicas rurais e de articulação rural-urbana. Além desta gama de responsabilidades, exerce ainda um papel de destaque na manutenção de um modo de vida peculiar, que possibilita uma relação positiva com os recursos naturais, promovendo a garantia da reprodução das famílias e das gerações subseqüentes no campo. No caso específico da agricultura familiar, parcela importante deste contingente é representada pela juventude rural, que sofre com a vulnerabilidade aos processos de mudança dos sistemas de produção agropecuário, do estilo de vida rural, enfrentando, ainda, desigualdades nas condições de trabalho. Este panorama leva, em alguns casos, a juventude rural a tomar decisões que afetarão a reprodução social das famílias rurais, através do processo migratório, podendo assim, inclusive, quebrar os antigos mecanismos de hereditariedade. O êxodo rural, por si só, tem se tornado um fenômeno limitante na manutenção da população rural, impulsionado pela redução da taxa de natalidade e pelo acelerado processo de envelhecimento da população. A situação se agrava ainda mais quando a migração é seletiva. Desde a década de 1970, o abandono da população jovem feminina foi superior à masculina (CAMARANO; ABRAMOVAY, 1998). Além disso, pode-se constatar a manutenção de baixos índices de escolaridade. O estudo de Stropasolas (2006, p.17), sobre a juventude rural, revela que “as desigualdades de gênero, as relações sociais geracionais, os padrões culturais associados aos problemas estruturais ainda não resolvidos nos espaços rurais, geram a invisibilidade, a exclusão e a mobilização da juventude rural”. Com base nesta breve descrição, pretende-se, neste projeto, compreender o universo de estabelecimentos rurais do entorno da área de atuação da Universidade Federal de Pelotas, com ênfase nos jovens rurais, analisando a construção de suas identidades e suas expectativas em relação ao futuro profissional, dentro ou fora dos estabelecimentos rurais.

Objetivo Geral

Identificar, em estabelecimentos rurais e/ou escolas familiares agrícolas, no município de Pelotas ou do entorno da área de atuação da Universidade Federal de Pelotas, jovens rurais e o significado do rural e do urbano para a construção de seus projetos de vida.

Justificativa

A construção deste projeto busca proporcionar aos alunos da disciplina de Juventude Rural no Espaço Geográfico e interessados no tema, maior ambientação com
literaturas deste universo, aprofundando o aprendizado do conteúdo programático, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem como um todo.
Além disso, pretende oportunizar aos discentes a experiência no processo de integração da comunidade acadêmica com estabelecimentos rurais
de Pelotas, ou limítrofes.

Metodologia

Pesquisa bibliográfica; observação participante; entrevistas semi-estruturadas.

Indicadores, Metas e Resultados

O envolvimento dos acadêmicos neste projeto contribuirá na sua formação e na construção de diálogos com os estabelecimentos rurais;
A realização do trabalho poderá resultar na divulgação da produção acadêmico-científica, contribuindo para a integração entre os acadêmicos dos
cursos de geografia, agronomia, ciências sociais, medicina veterinária e zootecnia, na troca de saberes com os agricultores;
A inserção dos acadêmicos em práticas extensionistas demandadas pelos estabelecimentos rurais.
A participação no projeto, pode contribuir no acumulo de experiências com a investigação científica, elaboração de vídeo documentário, produção de relatórios técnicos, essenciais
para a elaboração dos trabalhos de conclusão de cursos previstos nos seus respectivos PPC´s.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA SOUZA DE SOUZA
BERENICE MARQUES DE CARVALHO
CAIO BEDAQUE BARBOSA
CASSIELY DA ROZA PACHECO
CRISTIAN SILVA DA ROSA
DANIELE MULLING ALTENBURG
DEMAICON SCHMIDT PETER
ELIAS LORANDI
FAGNER FERNANDES DUARTE
GABRIELA DAMBROS7
GIANCARLA SALAMONI8
GIANE SILVA DA SILVA
HENRIQUE ANDRADE FURTADO DE MENDONCA8
JOAO PAULO SCHVANZ BANDEIRA
JULIA TAVARES DA SILVA
Kaiane Mulling Wachholz
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF
Laíssa dos Santos Camargo
MARIA REGINA CAETANO COSTA13
MATEUS SILVA DA ROSA
MICHEL DA SILVA KNUTH
MÁRCIA NOGUEIRA DOS SANTOS
NARA BEATRIZ MATIAS SOARES
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
PEDRO ATILA MOREIRA SIMOES
RITA DE CASSIA FARIAS BOEMEKE
RODRIGO DE OLIVEIRA PERALDO
RODRIGO RUBIRA BARBOSA
SANDI XAVIER MANCILIA
VITORIA UNGARETTI LUCAS
YAGO JACONDINO NUNES

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