Nome do Projeto
Jovens Rurais e a construção de suas identidades: significados rurais e urbanos.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 30/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A população rural, nas últimas décadas, vem sofrendo alterações significativas do seu papel no desenvolvimento do campo, no Brasil. O setor
agrícola familiar tem assumido funções ligadas ao abastecimento alimentar, além de cumprir outras tarefas relacionadas à garantia da preservação
de espécies animais e vegetais, manutenção de paisagens, conservação da biodiversidade, sendo, ainda, responsável por parte significativa das
dinâmicas rurais e de articulação rural-urbana. Além desta gama de responsabilidades, exerce ainda um papel de destaque na manutenção de um
modo de vida peculiar, que possibilita uma relação positiva com os recursos naturais, promovendo a garantia da reprodução das famílias e das
gerações subseqüentes no campo. No caso específico da agricultura familiar, parcela importante deste contingente é representada pela juventude
rural, que sofre com a vulnerabilidade aos processos de mudança dos sistemas de produção agropecuário, do estilo de vida rural, enfrentando,
ainda, desigualdades nas condições de trabalho. Este panorama leva, em alguns casos, a juventude rural a tomar decisões que afetarão a
reprodução social das famílias rurais, através do processo migratório, podendo assim, inclusive, quebrar os antigos mecanismos de
hereditariedade.
O êxodo rural, por si só, tem se tornado um fenômeno limitante na manutenção da população rural, impulsionado pela redução da taxa de
natalidade e pelo acelerado processo de envelhecimento da população. A situação se agrava ainda mais quando a migração é seletiva. Desde a
década de 1970, o abandono da população jovem feminina foi superior à masculina (CAMARANO; ABRAMOVAY, 1998). Além disso, pode-se
constatar a manutenção de baixos índices de escolaridade.
O estudo de Stropasolas (2006, p.17), sobre a juventude rural, revela que “as desigualdades de gênero, as relações sociais geracionais, os padrões
culturais associados aos problemas estruturais ainda não resolvidos nos espaços rurais, geram a invisibilidade, a exclusão e a mobilização da
juventude rural”.
Com base nesta breve descrição, pretende-se, neste projeto, compreender o universo de estabelecimentos rurais do entorno da área de atuação da
Universidade Federal de Pelotas, com ênfase nos jovens rurais, analisando a construção de suas identidades e suas expectativas em relação
ao futuro profissional, dentro ou fora dos estabelecimentos rurais.
Objetivo Geral
Identificar, em estabelecimentos rurais e/ou escolas familiares agrícolas, no município de Pelotas ou do entorno da área de atuação da Universidade Federal de Pelotas, jovens rurais e o significado do rural e do urbano para a construção de seus projetos de vida.
Justificativa
A construção deste projeto busca proporcionar aos alunos da disciplina de Juventude Rural no Espaço Geográfico e interessados no tema, maior ambientação com
literaturas deste universo, aprofundando o aprendizado do conteúdo programático, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem como um todo.
Além disso, pretende oportunizar aos discentes a experiência no processo de integração da comunidade acadêmica com estabelecimentos rurais
de Pelotas, ou limítrofes.
literaturas deste universo, aprofundando o aprendizado do conteúdo programático, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem como um todo.
Além disso, pretende oportunizar aos discentes a experiência no processo de integração da comunidade acadêmica com estabelecimentos rurais
de Pelotas, ou limítrofes.
Metodologia
Pesquisa bibliográfica; observação participante; entrevistas semi-estruturadas.
Indicadores, Metas e Resultados
O envolvimento dos acadêmicos neste projeto contribuirá na sua formação e na construção de diálogos com os estabelecimentos rurais;
A realização do trabalho poderá resultar na divulgação da produção acadêmico-científica, contribuindo para a integração entre os acadêmicos dos
cursos de geografia, agronomia, ciências sociais, medicina veterinária e zootecnia, na troca de saberes com os agricultores;
A inserção dos acadêmicos em práticas extensionistas demandadas pelos estabelecimentos rurais.
A participação no projeto, pode contribuir no acumulo de experiências com a investigação científica, elaboração de vídeo documentário, produção de relatórios técnicos, essenciais
para a elaboração dos trabalhos de conclusão de cursos previstos nos seus respectivos PPC´s.
A realização do trabalho poderá resultar na divulgação da produção acadêmico-científica, contribuindo para a integração entre os acadêmicos dos
cursos de geografia, agronomia, ciências sociais, medicina veterinária e zootecnia, na troca de saberes com os agricultores;
A inserção dos acadêmicos em práticas extensionistas demandadas pelos estabelecimentos rurais.
A participação no projeto, pode contribuir no acumulo de experiências com a investigação científica, elaboração de vídeo documentário, produção de relatórios técnicos, essenciais
para a elaboração dos trabalhos de conclusão de cursos previstos nos seus respectivos PPC´s.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRA LUIZE SPIRONELLO | |||
ALLAN SARAIVA DA SILVA | |||
ALLAN SARAIVA DA SILVA | |||
ANA MARIA SOUZA DE SOUZA | |||
ANDREI BASTOS DE CASTRO | |||
ANDREIA CARDOSO DA MARTHA | |||
ANDRIO LUTIERRE HAVERMANN BARCELLOS | |||
AUGUSTO PANATO | |||
BEATRIZ YASMIM DE MORAES MACHADO | |||
BERENICE MARQUES DE CARVALHO | |||
BRISA MASTRANTONIO MORAES | |||
CAIO BEDAQUE BARBOSA | |||
CAIO BEDAQUE BARBOSA | |||
CLARA DOS SANTOS LENHARD | |||
CLAUDIA MARRO TRAPAGA | |||
CRISTIAN SILVA DA ROSA | |||
Cassiely da Roza Pacheco | |||
DEMAICON SCHMIDT PETER | |||
DENISE DE OLIVEIRA ELISABETH | |||
DIEGO WEIMAR DOS SANTOS | |||
Daniele Mülling Altenburg | |||
EDUARDA EHLERT VASCONCELOS | |||
ELIAS LORANDI | |||
FAGNER FERNANDES DUARTE | |||
FREDERICO FENSTERSEIFER WEISSHEIMER | |||
GABRIEL AUGUSTO TAVARES DIAS | |||
GABRIELA DAMBROS | 7 | ||
GIANCARLA SALAMONI | 8 | ||
GIANE SILVA DA SILVA | |||
HENRIQUE ANDRADE FURTADO DE MENDONCA | 16 | ||
HENRIQUE BRITZIUS FONSECA | |||
ISAAC TAILQUE PAPINI DE BRITO | |||
IVAN HOLZ BARCELLOS | |||
JOAO FERNANDO D AVILA RODRIGUES | |||
JOAO FRANCISCO SILVEIRA MORAES | |||
JOAO PAULO SCHVANZ BANDEIRA | |||
JULIA TAVARES DA SILVA | |||
JURANDIR VIEIRA FRANCO | |||
KIMBERLY DOS SANTOS ALVES | |||
Kaiane Mulling Wachholz | |||
LAIDINER RUTZ TRETTIN | |||
LAURA SHEIKHA DOS SANTOS | |||
LUCAS TERRA RODRIGUES | |||
LUIS CARLOS GOMES FERREIRA | |||
LUIS HENRIQUE CHRISTOFARI | |||
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF | |||
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF | |||
LUIZA HELENA CORREA TYBUSCH | |||
Laíssa dos Santos Camargo | |||
MAIRA RODRIGUES FERREIRA | |||
MARCELO BOABAID PEREIRA FILHO | |||
MARIA REGINA CAETANO COSTA | 21 | ||
MATEUS SILVA DA ROSA | |||
MICHEL DA SILVA KNUTH | |||
MIRIAM VITORIA PEREIRA DA SILVEIRA FAGUNDES | |||
Maria Fernanda Ghisi | |||
MÁRCIA NOGUEIRA DOS SANTOS | |||
NARA BEATRIZ MATIAS SOARES | |||
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS | |||
OJANA VITORIA BARCELOS | |||
PEDRO HENRIQUE SOARES RAUPP | |||
PEDRO ÁTILA MOREIRA SIMÕES | |||
PIERRE MOREIRA DOS SANTOS | |||
RAFAEL BASTOS RODRIGUES | |||
RITA DE CASSIA FARIAS BOEMEKE | |||
RODRIGO DE OLIVEIRA PERALDO | |||
RODRIGO RUBIRA BARBOSA | |||
SANDI XAVIER MANCILIA | |||
STELLA GOMES ENGLEITNER | |||
TASSIA PINHEIRO DUARTE | |||
VANESSA DOS SANTOS ESCOUTO | |||
VANESSA PEREIRA NUNES | |||
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA | |||
VINÍCIUS MOREIRA BARBOSA | |||
VITÓRIA UNGARETTI LUCAS | |||
Vanessa da Silva Schug | |||
YAGO JACONDINO NUNES | |||
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES |