Nome do Projeto
Mais Juntas - Por mais Garotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 10/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Trabalho
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O objetivo do Projeto Mais Juntas - Por Mais Garotas é potencializar o interesse de mulheres e meninas na formação em ciências, tecnologias, engenharias e matemática, áreas em que atualmente estão subrepresentadas. As ações serão realizadas, principalmente, junto as alunas de escolas públicas que estejam no ensino médio e nos últimos anos do ensino fundamental. A principal motivação do Projeto é aumentar a participação das mulheres nas áreas consideradas áreas duras da ciência e da tecnologia e com isso, aumentar o interesse e a participação das mulheres nas referidas carreiras/mercado de trabalho em que ainda se encontram subrepresentadas. Mesmo de acorda que não será suficiente para diminuir a desigualdade de gênero, a longo prazo, este projeto tem potencial para minimizar a desigualdade de gênero. As ações propostas são: (1) realizar palestras com mulheres das referidas áreas. As palestras serão finalizadas com uma experiencia segura e divertida que esteja ligada a referida área; (2) realizar reuniões para identificar o que limita mulheres e meninas a escolherem as áreas foco do projeto; (3) realizar reuniões para cocriar soluções acerca das limitações identificadas; (4) realizar visitação nos espaços da UFPel, em especial, nos laboratórios. Como resultados, espera-se que mais meninas e mulheres escolham a formação nas áreas de ciência, engenharia, tecnologia e matemática, a longo prazo, contribuindo para diminuição da desigualdade de gênero. Este Projeto também deixará um legado que poderá ser utilizado pelas escolas: a ferramenta cocriada para estimular mulheres e meninas escolheres suas formações nas áreas em que ainda estão subrepresentadas.
Objetivo Geral
O principal objetivo do Projeto Proposto é potencializar o interesse de mulheres na formação em ciências, tecnologias, engenharias e matemática, áreas em que atualmente estão subrepresentadas.
Justificativa
A principal motivação do Projeto proposto é aumentar a participação das mulheres nas áreas consideradas áreas duras da ciência e da tecnologia e com isso, aumentar o interesse e a participação das mulheres nas referidas carreiras em que ainda se encontram subrepresentadas, com vistas a minimizar a desigualdade de gênero.
Metodologia
Resumidamente, o Projeto despertará, através da ludicidade e da interação, o interesse das meninas na formação em ciências, tecnologias, engenharias e matemática, áreas em que atualmente estão subrepresentadas. Para tal, serão realizadas as seguintes ações:
1. Recrutamento de meninas estudantes do ensino médio e fundamental;
2. Realização de Palestras abertas sobre áreas ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com mulheres de cada área. Ao final de cada palestra, será proposto uma experiência relativa a área explorada;
3. Promover reuniões para discutir questões que limitam a decisão de meninas por áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática;
4. Promover reuniões para cocriação de soluções para as limitações identificadas;
5. Desenvolver soluções para questões levantadas.
1. Recrutamento de meninas estudantes do ensino médio e fundamental;
2. Realização de Palestras abertas sobre áreas ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com mulheres de cada área. Ao final de cada palestra, será proposto uma experiência relativa a área explorada;
3. Promover reuniões para discutir questões que limitam a decisão de meninas por áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática;
4. Promover reuniões para cocriação de soluções para as limitações identificadas;
5. Desenvolver soluções para questões levantadas.
Indicadores, Metas e Resultados
Meninas considerando ciências, tecnologias, engenharias e matemática como possibilidades para suas vidas;
- O Projeto deixará um legado para que outras meninas também conheçam as áreas ciências, tecnologias, engenharias e matemática e as considerem uma possibilidade;
- Desenvolvimento humano de quem faz parte do Projeto.
- O Projeto deixará um legado para que outras meninas também conheçam as áreas ciências, tecnologias, engenharias e matemática e as considerem uma possibilidade;
- Desenvolvimento humano de quem faz parte do Projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GIZELE INGRID GADOTTI | 15 | ||
GREICI MAIA BEHLING | 8 | ||
ISABEL CORDEIRO BORGES | |||
JULIA BEHLING DE CASTRO | |||
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN | 16 | ||
MIRIAN ELERT DA SILVA | |||
MIRIAN ELERT DA SILVA | |||
SIGMAR DE LIMA | 6 |