Nome do Projeto
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E O METODO PROGRESSIVO-REGRESSIVO SARTREANO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/03/2022 - 01/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Esse projeto de curso de formação pretende abordar em seus estudos a análise teórica e metodológica de estudos relacionados à (Auto)biografia, narrativas, memórias, especialmente no âmbito da pesquisa educacional, com ênfase no método progressivo-regressivo sartreano, na interrelação entre o sujeito (psico-físico), as suas relações sociológicas e a estrutura sociohistórica (antropológico). Estão programados oito encontros de duas horas, com apresentação e discussão do contexto de produção, de teses, e de uma reflexão sobre a fecundidade e atualidade das obras e textos estudados. Os encontros serão desenvolvidos, basicamente, pela metodologia expositivo-dialogada e pela apresentação, interpretação coletiva e debate sobre a bibliografia recomendada. Além disso, outros procedimentos poderão ser utilizados, como palestra com convidados, painel, seminários, filmes etc.

Objetivo Geral

Estudar, analisar e compreender, coletivamente, as possíveis relações entre estudos (auto)biográficos e suas contribuições à Sociologia da Educação, especificamente na obra de Jean-Paul Sartre: os lugares do corpo/consciência como intencionalidade na relação com mundo/objeto, como pressuposto para os estudos do Ego/transcendente e os consequentes desdobramentos epistemológicos e pedagógicos, com ênfase, nas constelações históricas, culturais, sociais e psicofísica presentes desde a «Transcendência do Ego » até a « Crítica da Razão Dialética ».

Justificativa

Buscamos nas obras Jean-Paul Sartre, como nas problemáticas que emergem como objeto de estudo para estas sociologias, provocar o desenvolvimento da pesquisa com adensamento teórico-metodológico sem negligenciar o potencial das pesquisas em diferentes contextos no contemporâneo e seus desafios atuais. Exercício que se realiza, frequentemente, em cotejo crítico com outras tradições teóricas com as quais os existencialistas dialogaram ao formularem e desenvolverem sua programática empírica e especulativa, como também no confronto mais recente de perspectivas que tem retomado questões que reposicionam o debate sobre dicotomias tais como o indutivo e o dedutivo; o qualitativo e o quantitativo; o micro e o macro; o sujeito/agente e a estrutura; a objetividade e a subjetividade; a teoria e a prática, a investigação e a intervenção etc.

Metodologia

O curso está organizado com base nas referências indicadas e as discussões serão realizadas a partir delas, sendo fundamental a realização das leituras. Não se trata, porém, de uma simples tomada de conhecimento das obras. É indispensável que cada um/a traga suas considerações e questões anotadas para aula, que as dúvidas sejam expostas livremente, mas com a máxima elaboração e rigor possíveis. Não haverá a pretensão, no entanto, de sanar toda e qualquer inquietação. Durante o curso teremos duas modalidades de leitura:
a) as obrigatórias: são leituras de textos de referência da sessão de aula.
b) as complementares: são leituras de obras referentes a aspectos dos conteúdos discutidos nas sessões ou aqueles que apresentam uma abordagem diversa do texto de referência.
Obs. colegas convidados: são autores de estudos e pesquisas relacionados aos artigos e obras estudadas nos encontros.
Estão previstos oito encontros, de duas horas cada, totalizando 40 horas, sendo que para cada encontro previmos também o estudo e preparação, destinados às tarefas específicas de trabalho em grupo, leitura e estudo da bibliografia indicada, conforme cronograma. Cada encontro priorizará a seguinte dinâmica: contextualização, por parte do professor (e convidado), da temática em estudo na obra dos autores; apresentação preliminar por parte alguém ou de um grupo, demarcando aspectos do texto que contribuam com objetivos e temáticas; identificação das dificuldades na compreensão dos textos de referência; confronto das análises, dos participantes entre si e com o professor; indicação de leituras complementares para aprofundamento; registro e sistematização da atividade.

Indicadores, Metas e Resultados

O curso será ofertado no modo remoto, para um publico interessado no campo da formação do pesquisador (graduação e pós-graduação) e da abordagem (auto)biográfica. Pretende-se formar até 30 participantes, de diferentes universidades, a realizar seus projetos de pesquisa (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Ana Cláudia Wendt dos Santos
Ana Cláudia de Souza
Anderson José Libânio
Angelita Maria Dal Piva
Clarívia Fontana Possamai
CÍCERO NACHTIGALL
Débora Vanusa Brandalise
Fábio Machado Pinto11
Lara Beatriz Fuck
Maria Eduarda de Sousa
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Matheus Odilon de Jesus
Melissa Weber
Márcio Rogério Delfes Branco

Página gerada em 19/04/2024 06:04:53 (consulta levou 0.139318s)