Nome do Projeto
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E O METODO PROGRESSIVO-REGRESSIVO SARTREANO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/03/2022 - 01/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Esse projeto de curso de formação pretende abordar em seus estudos a análise teórica e metodológica de estudos relacionados à (Auto)biografia, narrativas, memórias, especialmente no âmbito da pesquisa educacional, com ênfase no método progressivo-regressivo sartreano, na interrelação entre o sujeito (psico-físico), as suas relações sociológicas e a estrutura sociohistórica (antropológico). Estão programados oito encontros de duas horas, com apresentação e discussão do contexto de produção, de teses, e de uma reflexão sobre a fecundidade e atualidade das obras e textos estudados. Os encontros serão desenvolvidos, basicamente, pela metodologia expositivo-dialogada e pela apresentação, interpretação coletiva e debate sobre a bibliografia recomendada. Além disso, outros procedimentos poderão ser utilizados, como palestra com convidados, painel, seminários, filmes etc.
Objetivo Geral
Estudar, analisar e compreender, coletivamente, as possíveis relações entre estudos (auto)biográficos e suas contribuições à Sociologia da Educação, especificamente na obra de Jean-Paul Sartre: os lugares do corpo/consciência como intencionalidade na relação com mundo/objeto, como pressuposto para os estudos do Ego/transcendente e os consequentes desdobramentos epistemológicos e pedagógicos, com ênfase, nas constelações históricas, culturais, sociais e psicofísica presentes desde a «Transcendência do Ego » até a « Crítica da Razão Dialética ».
Justificativa
Buscamos nas obras Jean-Paul Sartre, como nas problemáticas que emergem como objeto de estudo para estas sociologias, provocar o desenvolvimento da pesquisa com adensamento teórico-metodológico sem negligenciar o potencial das pesquisas em diferentes contextos no contemporâneo e seus desafios atuais. Exercício que se realiza, frequentemente, em cotejo crítico com outras tradições teóricas com as quais os existencialistas dialogaram ao formularem e desenvolverem sua programática empírica e especulativa, como também no confronto mais recente de perspectivas que tem retomado questões que reposicionam o debate sobre dicotomias tais como o indutivo e o dedutivo; o qualitativo e o quantitativo; o micro e o macro; o sujeito/agente e a estrutura; a objetividade e a subjetividade; a teoria e a prática, a investigação e a intervenção etc.
Metodologia
O curso está organizado com base nas referências indicadas e as discussões serão realizadas a partir delas, sendo fundamental a realização das leituras. Não se trata, porém, de uma simples tomada de conhecimento das obras. É indispensável que cada um/a traga suas considerações e questões anotadas para aula, que as dúvidas sejam expostas livremente, mas com a máxima elaboração e rigor possíveis. Não haverá a pretensão, no entanto, de sanar toda e qualquer inquietação. Durante o curso teremos duas modalidades de leitura:
a) as obrigatórias: são leituras de textos de referência da sessão de aula.
b) as complementares: são leituras de obras referentes a aspectos dos conteúdos discutidos nas sessões ou aqueles que apresentam uma abordagem diversa do texto de referência.
Obs. colegas convidados: são autores de estudos e pesquisas relacionados aos artigos e obras estudadas nos encontros.
Estão previstos oito encontros, de duas horas cada, totalizando 40 horas, sendo que para cada encontro previmos também o estudo e preparação, destinados às tarefas específicas de trabalho em grupo, leitura e estudo da bibliografia indicada, conforme cronograma. Cada encontro priorizará a seguinte dinâmica: contextualização, por parte do professor (e convidado), da temática em estudo na obra dos autores; apresentação preliminar por parte alguém ou de um grupo, demarcando aspectos do texto que contribuam com objetivos e temáticas; identificação das dificuldades na compreensão dos textos de referência; confronto das análises, dos participantes entre si e com o professor; indicação de leituras complementares para aprofundamento; registro e sistematização da atividade.
a) as obrigatórias: são leituras de textos de referência da sessão de aula.
b) as complementares: são leituras de obras referentes a aspectos dos conteúdos discutidos nas sessões ou aqueles que apresentam uma abordagem diversa do texto de referência.
Obs. colegas convidados: são autores de estudos e pesquisas relacionados aos artigos e obras estudadas nos encontros.
Estão previstos oito encontros, de duas horas cada, totalizando 40 horas, sendo que para cada encontro previmos também o estudo e preparação, destinados às tarefas específicas de trabalho em grupo, leitura e estudo da bibliografia indicada, conforme cronograma. Cada encontro priorizará a seguinte dinâmica: contextualização, por parte do professor (e convidado), da temática em estudo na obra dos autores; apresentação preliminar por parte alguém ou de um grupo, demarcando aspectos do texto que contribuam com objetivos e temáticas; identificação das dificuldades na compreensão dos textos de referência; confronto das análises, dos participantes entre si e com o professor; indicação de leituras complementares para aprofundamento; registro e sistematização da atividade.
Indicadores, Metas e Resultados
O curso será ofertado no modo remoto, para um publico interessado no campo da formação do pesquisador (graduação e pós-graduação) e da abordagem (auto)biográfica. Pretende-se formar até 30 participantes, de diferentes universidades, a realizar seus projetos de pesquisa (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Cláudia Wendt dos Santos | |||
Ana Cláudia de Souza | |||
Anderson José Libânio | |||
Angelita Maria Dal Piva | |||
Clarívia Fontana Possamai | |||
CÍCERO NACHTIGALL | |||
Débora Vanusa Brandalise | |||
Fábio Machado Pinto | 11 | ||
Lara Beatriz Fuck | |||
Maria Eduarda de Sousa | |||
Maria Helena Menna Barreto Abrahão | |||
Matheus Odilon de Jesus | |||
Melissa Weber | |||
Márcio Rogério Delfes Branco |