
Resumo
Fábio Machado Pinto é Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991-1994), possui Formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor (1997-2000) sob orientação do Prof. Pedro Bertolino, Mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995-1998) sob a orientação do Prof. José Maria Carvalho Ferreira, Mestrado (2004-2005) e Doutorado (2005-2012) em Sciences de L'éducation - Université de Paris 8 ? Saint Denis, França, onde estudou, entre outros, com Elisabeth Bautieur, Patrick Rayou, Jean-Louis Legrand, George Vigarello (EHESS), Regine Sirota (Paris 5). Os estudos de tese foram orientados pelo Prof. Jean-Yves Rochex, tendo como rapporteur os professores Jacques Gleyse (Université Montpellier 3) e Yvon Léziart (Université Rennes 2). Atua desde 2021 como professor Associado IV na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), nas disciplinas de Ginástica e Capoeira. Foi professor efetivo da UFSC de março 1999 a março de 2021. Desde 2014, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/CED/UFSC). É membro fundador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC) liderado pelo Prof. Alexandre Fernandez Vaz, Coordena o Grupo de Estudos Biográficos Sartreano (GEBioS/UFSC). É membro pesquisador da Equipe de Pesquisa ESCOL/CIRCEFT/Université Paris 8, bem como participa da Rede de Pesquisa Mercosul (Universidade de La Plata/Argentina e Universidad de la Republica /Uruguay). Entre outras atividades docentes fora da sede é membro consultor e avaliador da Comicion Sectorial de Investigación Cientifica ? Universidad de la República (UDELAR); consultor, formador e assessor pedagógico da proposta Curricular do município de Capinzal/SC e Florianópolis/SC. Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Existencialismo e Sociologia Crítica da Educação: contribuição dos estudos (auto)biográficos à pesquisa educacional. Como atividade de extensão coordena o Projeto Experiências Educativas: Infância, Educação do Corpo na obra de CANDIDO PORTINARI em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (SEC/PMF), professores de Educação Física, Artes, educação Infantil, anos iniciais e anos finais da Educação Básica. Atuou na coordenação do Subprojeto Educação Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID/UFSC) de 2012 a 2020. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em História e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa (auto)biográfica e Memória, Formação de Professores; Infância e Educação do corpo; Processos de Escolarização; Cultura e Educação popular: Futebol e Capoeira.
Formação acadêmica
Doutorado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2012)
Mestrado em Sociologia (Universidade Técnica de Lisboa, 1998)
Mestrado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2005)
Especialização em Psicologia Existencialista (Núcleo Castor Estudos e Atividades Em Existencialismo, 2000)
Graduação em Educação Fisica (Universidade Federal de Santa Catarina, 1994)
Áreas de atuação
Sociologia - Sociologia da Educação
Formação de Professores - Prática de Ensino
Educação - Educação Física
Educação - Formação de Professores
Fundamentos da Educação - Psicologia Educacional
Psicologia do Desenvolvimento Humano - Desenvolvimento Social e da Personalidade
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Extensão | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
ENCRUZILHADAS DE BARRO: COMPARTILHANDO SABERES CERÂMICOS | 10/05/2022 | 23/12/2024 | 1 | |
PROJETO INTERPERIFERIAS DO FUTEBOLCOORDENADOR DO PROJETO | 04/03/2022 | 03/03/2023 | 2 | |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E O METODO PROGRESSIVO-REGRESSIVO SARTREANOCOORDENADOR DO PROJETO | 04/03/2022 | 17/06/2022 | 5 | |
EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARICOORDENADOR DO PROJETO | 21/03/2022 | 22/03/2022 | 15 | |
Pesquisa | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
PROJETO DE PESQUISA CASA REDONDA: ARTE PÚBLICA, COLABORATIVA E RELACIONAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL | 01/09/2020 | 01/09/2024 | ||
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/03/2023 | 1 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2021/2 | M1 | CAPOEIRA I Horários
| 18+36 | Educação Física (Bacharelado) Educação Física (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | M1 | GINÁSTICA ESCOLAR Horários
| 18+36 | Educação Física (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | P1 | ATIVIDADES FORMATIVAS 4 | 0+18 | Educação Física (Licenciatura) | ||||||
2021/1 | M1 | GINÁSTICA Horários
| 36+18 | Educação Física (Bacharelado) | ||||||
2021/1 | M1 | CAPOEIRA I Horários
| 18+36 | Educação Física (Bacharelado) Educação Física (Licenciatura) | ||||||
2021/1 | M1 | GINÁSTICA ESCOLAR Horários
| 18+36 | Educação Física (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.