
Resumo
Fábio Machado Pinto é Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991-1994), possui Formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor (1997-2000) sob orientação do Prof. Pedro Bertolino, Mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995-1998) sob a orientação do Prof. José Maria Carvalho Ferreira, Mestrado (2004-2005) e Doutorado (2005-2012) em Sciences de L'éducation - Université de Paris 8 ? Saint Denis, França, onde estudou, entre outros, com Elisabeth Bautieur, Patrick Rayou, Jean-Louis Legrand, George Vigarello (EHESS), Regine Sirota (Paris 5). Os estudos de tese foram orientados pelo Prof. Jean-Yves Rochex, tendo como rapporteur os professores Jacques Gleyse (Université Montpellier 3) e Yvon Léziart (Université Rennes 2). Em 2021 concluiu o pós-doutorado em Ciências da Educação, orientado pela professora Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Atua desde 2021 como professor Associado IV na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), nas disciplinas de Intervenção em Educação Física, Ginástica e Capoeira. Foi professor efetivo do Departamento de Metodologia de Pesquisa do Centro de Educação da UFSC de março 1999 a março de 2021. Desde 2014, atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/CED/UFSC), orientador de diversos projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. É vice-líder, membro fundador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC) liderado pelo Prof. Alexandre Fernandez Vaz, onde coordena o Grupo de Estudos Biográficos Sartriano (GEBioS/UFSC). É membro pesquisador da Equipe de Pesquisa ESCOL/CIRCEFT/Université Paris 8, bem como participa da Rede de Pesquisa Mercosul (Universidade de La Plata/Argentina e Universidad de la Republica /Uruguay). Em 2022 retomou as atividades no SOCIUS, equipe de pesquisa sociológica da Universidade de Lisboa. Entre outras atividades docentes fora da sede é membro consultor e avaliador da Comicion Sectorial de Investigación Cientifica ? Universidad de la República (UDELAR); consultor, formador e assessor pedagógico da proposta Curricular do município de Capinzal/SC e Florianópolis/SC. Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Existencialismo e Sociologia Crítica da Educação: contribuição dos estudos (auto)biográficos à pesquisa educacional. Como atividade de extensão coordena o Projeto Experiências Educativas: Infância, Educação do Corpo na obra de CANDIDO PORTINARI em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (SEC/PMF), professores de Educação Física, Artes, educação Infantil, anos iniciais e anos finais da Educação Básica; assim como o projeto de intercâmbio e formação esportiva e cultural Interperiferias do Futebol (UFPel, UFSC e UDELAR/Uruguai). Atuou na coordenação do Subprojeto Educação Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID/UFSC) de 2012 a 2020. Avaliou, foi parecerista e orientou diversos projetos de Iniciação científica (PIBIC). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em História e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa (auto)biográfica e Memória, Formação inicial e continuada de Professores; Infância e Educação do corpo; Processos de Escolarização; Cultura e Educação popular: Futebol e Capoeira.
Formação acadêmica
Doutorado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2012)
Mestrado em Sociologia (Universidade Técnica de Lisboa, 1998)
Mestrado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2005)
Especialização em Psicologia Existencialista (Núcleo Castor Estudos e Atividades Em Existencialismo, 2000)
Graduação em Educação Fisica (Universidade Federal de Santa Catarina, 1994)
Áreas de atuação
Sociologia - Sociologia da Educação
Formação de Professores - Prática de Ensino
Educação - Educação Física
Educação - Formação de Professores
Fundamentos da Educação - Psicologia Educacional
Psicologia do Desenvolvimento Humano - Desenvolvimento Social e da Personalidade
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.