
Resumo
Fábio Machado Pinto é Graduado em Educação Física pela UFSC (1991-1994), possui Formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor (1997-2000) sob orientação do Prof. Pedro Bertolino, Mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995-1998) sob a orientação do Prof. José Maria Carvalho Ferreira, Mestrado (2004-2005) e Doutorado (2005-2012) em Sciences de L'Éducation - Université de Paris 8, França, onde estudou, entre outros, com Elisabeth Bautieur, Patrick Rayou, Jean-Louis Legrand, George Vigarello (EHESS), Régine Sirota (Paris 5). Os estudos de tese foram orientados pelo Prof. Jean-Yves Rochex, tendo como rapporteur Jacques Gleyse (Université Montpellier 3) e Yvon Léziart (Université Rennes 2). Em 2021, concluiu o pós-doutorado em Ciências da Educação, orientado pela professora Maria Helena M. B. Abrahão. Em 2025, concluiu o Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, orientado pela professora Carmen Rial. Foi professor efetivo do Departamento de Metodologia de Pesquisa do Centro de Educação da UFSC de março 1999 a março de 2021. Desde 2014, atua como professor do Programa de Pós-Graduacao em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/CED/UFSC), orientador de diversos projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em 2021, realizou sua redistribuição para Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Em março de 2023 foi promovido à professor Titular. É vice-líder, membro fundador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC) liderado pelo Prof. Alexandre F. Vaz, onde coordena o Grupo de Estudos Biográficos Sartriano (GEBioS/UFSC). Membro pesquisador da Equipe de Pesquisa ESCOL/CIRCEFT/Université Paris 8 e participa da Rede de Pesquisa Mercosul (UNLP/Argentina e UDELAR/Uruguay), como do SOCIUS (Universidade de Lisboa). É membro consultor e avaliador da Comición Sectorial de Investigación Cientifica / Universidad de la Republica (UDELAR). Tem atuado como consultor, formador e assessor pedagógico da construção e implementação das Propostas Curriculares dos municípios de Capinzal/SC e Florianópolis/SC. Atualmente, coordena três Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão Unificados: 1. O Projeto EXISTENCIALISMO E SOCIOLOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: contribuição dos estudos (auto)biográficos a pesquisa educacional, projeto que integra o programa CNPq - Chamada Pro-humanidades no 40/2022 - Linha 3B - Projetos em Rede - Politicas publicas para o desenvolvimento humano e social, com o Projeto Educação, narrativa e saude: direito a vida e a educação em tempos de refiguracões, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovacoes-MCTI; 2. O Projeto de INTERCÂMBIO E FORMAÇÃO ESPORTIVA E CULTURAL INTERPERIFERIAS DO FUTEBOL (UFPel, UFSC e UDELAR/Uruguai), projeto que integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estudos do Futebol do Brasil, (INCT/CNPq Fusbras) aprovada na Chamada Pública CNPq n 58/2022; 3. O Projeto EXPERIENCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA , EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (SEC/PMF), a Secretaria de Arte e Cultura (UFSC) e o Projeto Portinari. Atuou na coordenação do Subprojeto Educação Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID/UFSC) de 2012 a 2020. Avaliou, foi parecerista e orientou diversos projetos de Iniciação científica (PIBIC), Iniciação docente (PIBID), Monitoria, TCCs, Dissertações de mestrado, Teses de doutorado e pós-doutorado. Possui experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em historia e Sociologia da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa (auto)biográfica, Narrativas e Memória; Formação inicial e continuada de Professores; Infância e Educação do corpo; Processos de Escolarização; Cultura e Educação popular: Futebol e Capoeira.
Formação acadêmica
Doutorado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2012)
Mestrado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2005)
Mestrado em Sociologia (Universidade Técnica de Lisboa, 1998)
Especialização em Psicologia Existencialista (Núcleo Castor Estudos e Atividades Em Existencialismo, 2000)
Graduação em Educação Fisica (Universidade Federal de Santa Catarina, 1994)
Áreas de atuação
Sociologia - Sociologia da Educação
Formação de Professores - Prática de Ensino
Educação - Educação Física
Educação - Formação de Professores
Fundamentos da Educação - Psicologia Educacional
Psicologia do Desenvolvimento Humano - Desenvolvimento Social e da Personalidade
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2025/1 | M2 | INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1: EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS POSSIBILIDADES Horários
| 36+54 | ABI - Educação Física (área básica de ingresso) | ||||||
2025/1 | M1 | CAPOEIRA Horários
| 18+18 | Educação Física (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2025/1 | M1 | MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR DO MOVIMENTO Horários
| 18+18 | Educação Física (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.