Nome do Servidor
Fábio Machado Pinto
Matrícula SIAPE
1207418
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
17/03/1999
Data de ingresso na UFPel
06/05/2021
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
D / 001
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Fábio Machado Pinto é Graduado em Educação Física pela UFSC (1991-1994), possui Formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor (1997-2000) sob orientação do Prof. Pedro Bertolino, Mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995-1998) sob a orientação do Prof. José Maria Carvalho Ferreira, Mestrado (2004-2005) e Doutorado (2005-2012) em Sciences de L'Éducation - Université de Paris 8, França, onde estudou, entre outros, com Elisabeth Bautieur, Patrick Rayou, Jean-Louis Legrand, George Vigarello (EHESS), Régine Sirota (Paris 5). Os estudos de tese foram orientados pelo Prof. Jean-Yves Rochex, tendo como rapporteur Jacques Gleyse (Université Montpellier 3) e Yvon Léziart (Université Rennes 2). Em 2021, concluiu o pós-doutorado em Ciências da Educação, orientado pela professora Maria Helena M. B. Abrahão. Em 2025, concluiu o Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, orientado pela professora Carmen Rial. Foi professor efetivo do Departamento de Metodologia de Pesquisa do Centro de Educação da UFSC de março 1999 a março de 2021. Desde 2014, atua como professor do Programa de Pós-Graduacao em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/CED/UFSC), orientador de diversos projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em 2021, realizou sua redistribuição para Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Em março de 2023 foi promovido à professor Titular. É vice-líder, membro fundador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC) liderado pelo Prof. Alexandre F. Vaz, onde coordena o Grupo de Estudos Biográficos Sartriano (GEBioS/UFSC). Membro pesquisador da Equipe de Pesquisa ESCOL/CIRCEFT/Université Paris 8 e participa da Rede de Pesquisa Mercosul (UNLP/Argentina e UDELAR/Uruguay), como do SOCIUS (Universidade de Lisboa). É membro consultor e avaliador da Comición Sectorial de Investigación Cientifica / Universidad de la Republica (UDELAR). Tem atuado como consultor, formador e assessor pedagógico da construção e implementação das Propostas Curriculares dos municípios de Capinzal/SC e Florianópolis/SC. Atualmente, coordena três Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão Unificados: 1. O Projeto EXISTENCIALISMO E SOCIOLOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: contribuição dos estudos (auto)biográficos a pesquisa educacional, projeto que integra o programa CNPq - Chamada Pro-humanidades no 40/2022 - Linha 3B - Projetos em Rede - Politicas publicas para o desenvolvimento humano e social, com o Projeto Educação, narrativa e saude: direito a vida e a educação em tempos de refiguracões, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovacoes-MCTI; 2. O Projeto de INTERCÂMBIO E FORMAÇÃO ESPORTIVA E CULTURAL INTERPERIFERIAS DO FUTEBOL (UFPel, UFSC e UDELAR/Uruguai), projeto que integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estudos do Futebol do Brasil, (INCT/CNPq Fusbras) aprovada na Chamada Pública CNPq n 58/2022; 3. O Projeto EXPERIENCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA , EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (SEC/PMF), a Secretaria de Arte e Cultura (UFSC) e o Projeto Portinari. Atuou na coordenação do Subprojeto Educação Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID/UFSC) de 2012 a 2020. Avaliou, foi parecerista e orientou diversos projetos de Iniciação científica (PIBIC), Iniciação docente (PIBID), Monitoria, TCCs, Dissertações de mestrado, Teses de doutorado e pós-doutorado. Possui experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em historia e Sociologia da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa (auto)biográfica, Narrativas e Memória; Formação inicial e continuada de Professores; Infância e Educação do corpo; Processos de Escolarização; Cultura e Educação popular: Futebol e Capoeira.

Formação acadêmica

Doutorado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2012)
Mestrado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2005)
Mestrado em Sociologia (Universidade Técnica de Lisboa, 1998)
Especialização em Psicologia Existencialista (Núcleo Castor Estudos e Atividades Em Existencialismo, 2000)
Graduação em Educação Fisica (Universidade Federal de Santa Catarina, 1994)

Áreas de atuação

Sociologia - Sociologia da Educação
Formação de Professores - Prática de Ensino
Educação - Educação Física
Educação - Formação de Professores
Fundamentos da Educação - Psicologia Educacional
Psicologia do Desenvolvimento Humano - Desenvolvimento Social e da Personalidade

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
INCT (Instituto Nacional de Estudos do Futebol Brasileiro 01/08/202401/03/20281
Os estudos (auto)biográficos e o método progressivo-regressivo na pesquisa educacionalCOORDENADOR DO PROJETO15/05/202310/05/20265
PROJETO DE PESQUISA CASA REDONDA: ARTE PÚBLICA, COLABORATIVA E RELACIONAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL01/09/202001/09/2024
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
Programa de Monitoria da UFPEL01/04/201901/02/20271
Rodas de Conversa com profissionais/professores EF31/07/202325/07/20252
PIBID - Formação de professores entre a Escola e a Universidade01/11/202231/05/2024
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
PROJETO INTERPERIFERIAS DO FUTEBOLCOORDENADOR DO PROJETO04/03/202201/03/20262
Horta Escolar e a Obra de Portinari: A infância e a educação do corpo numa perspectiva socioambiental01/11/202331/10/2025
Horta Escolar e a Obra de Portinari: A infância e a educação do corpo numa perspectiva socioambientalCOORDENADOR DO PROJETO01/11/202331/10/20252
Eventos e ações do Programa Andorinha14/02/202431/12/20248
II Encontro Regional da Biograph Sul: narrativas e modos outros de (re)existir18/07/202313/10/202320
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - MUNICÍPIO DE CAPINZAL/SCCOORDENADOR DO PROJETO22/06/202209/11/20222
EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI IICOORDENADOR DO PROJETO29/08/202211/09/202240
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E O METODO PROGRESSIVO-REGRESSIVO SARTREANOCOORDENADOR DO PROJETO04/03/202201/07/20225
EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARICOORDENADOR DO PROJETO21/03/202222/03/202215

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2025/1M2INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1: EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS POSSIBILIDADES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
36+54ABI - Educação Física (área básica de ingresso)
2025/1M1CAPOEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
18+18Educação Física (Licenciatura - Noturno)
2025/1M1MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR DO MOVIMENTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
18+18Educação Física (Licenciatura)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Página gerada em 08/05/2025 08:27:32 (consulta levou 1.877344s)