Nome do Projeto
EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/08/2022 - 11/09/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto Infância e Educação do Corpo na obra de Portinari teve início em julho de 2019 como iniciativa da Área de Educação Física MEN/CED/UFSC, do projeto PIBID - Educação Física da UFSC e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade contemporânea. Planejamos, realizamos e produzimos extenso relatório sobre inúmeras experiências educativas interdisciplinares em três unidades da Rede Pública Municipal de Florianópolis/SC: EBM Beatriz de Souza Brito, EBM Brigadeiro Eduardo Gomes e NEIM Campeche. Este esforço de promover uma relação forte entre Universidade e a educação básica pública, ambas para além de seus muros, indo ao encontro da comunidade, também se fez interdisciplinar, ao promover uma relação forte entre as disciplinas escolares, especialmente aquelas que se encontram na Área das linguagens. Um projeto de formação humana intergeracional que contemplou escolares, estudantes em formação inicial e professoras/es em formação continuada, entre outros sujeitos da comunidade escolar. Uma concepção de educação ampliada, em que os conhecimentos relacionados a estética, a ética, os conceitos e as práticas, são articulados por meio da arte brasileira, nossa história e cultura, tendo nosso grande artista Candido Portinari como um daqueles que nos ensinaram a olhar para o país, nossa terra e gentes, com maior sensibilidade e comprometimento social. Durante os anos de 2020 e 2021 realizamos uma série de encontros e ateliês de escrita coletiva entre estudantes e professoras/es da UFSC, mais especificamente aquelas/es vinculadas/os ao estágio e PIBID Educação Física (MEN/CED), com colegas professoras/es das escolas e unidade de educação infantil, entre outras/os colaboradoras/es da secretaria municipal. Desse esforço surge a publicação em e-book, como uma iniciativa do NEPESC/GEBioS/CED/UFSC junto à Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio do Projeto Portinari, especialmente de seu Diretor João Candido Portinari, que generosamente vem contribuindo em nossa formação e nos concedeu o privilégio de usar as imagens de Portinari em nosso Livro. No segundo semestre de 2022, depois de ter lançado o e-book e promovido a primeira formação junto a rede municipal de ensino de Florianópolis, propomos uma segunda formação, agora contando com a impressão do Livro e-book para ser distribuída para os professores, escolas e bibliotecas do município. Nesta formação presencial, contaremos com a presença de convidados como João Candido Portinari (fundador e Diretor-geral do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida (coordenador do Núcleo de Arte e Educação) entre outros.
Este projeto busca contribuir para promoção de uma pedagogia comprometida com a emancipação humana, o pensar por si mesmo, fundamental nos processos de transformação social, como também para reflexão sobre a educação pública, sobretudo a destinada as classes populares. Em tempos de luta social e política por direitos de acesso e de educação de qualidade na educação, com efetiva democratização dos saberes e conhecimentos elaborados e historicamente produzidos pela humanidade, este projeto surge como uma estratégia didático-pedagógica, coletiva e interdisciplinar, colaborativa e transformadora, promotora do estudo, reflexão e resgate de princípios e valores humanos universais como os preconizados pela ONU em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Objetivo Geral
Propomos ações formativas, coletivas e interdisciplinares, que por meio das múltiplas linguagens promovam a aprendizagem das dimensões estéticas, éticas, conceituais e técnicas de conhecimentos relacionados a arte e a educação do corpo na obra de Candido Portinari.
Buscamos ainda, como objetivos específicos:
1. despertar o interesse pela arte e cultura brasileira, particularmente a comunitária, através de atividades interdisciplinares em arte, línguas e educação física;
2. promover a formação inicial e continuada de professores sustentada numa pedagogia colaborativa, relacional, criativa e transformadora;
3. promover a reflexão sobre os limites e possibilidades da Proposta Curricular do município e a Base Nacional Comum Curricular.
4. Lançar o Livro impresso: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI.
Buscamos ainda, como objetivos específicos:
1. despertar o interesse pela arte e cultura brasileira, particularmente a comunitária, através de atividades interdisciplinares em arte, línguas e educação física;
2. promover a formação inicial e continuada de professores sustentada numa pedagogia colaborativa, relacional, criativa e transformadora;
3. promover a reflexão sobre os limites e possibilidades da Proposta Curricular do município e a Base Nacional Comum Curricular.
4. Lançar o Livro impresso: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI.
Justificativa
Trata-se de investir na formação humana que valoriza a educação dos sentidos e que proporcione o conhecimento do mundo em que vivemos, nossas comunidades, cidades, estados, regiões e país. Estudar e conhecer o artista Candido Portinari nos permite contemplar e refletir sobre uma época e território, ou ainda sobre a formação do sentido de ser brasileiro, expresso na beleza de seus quadros e poesias. A valorização e reflexão sobre a sua obra nos leva a articular os temas da educação, infância e corpo presentes em boa parte de sua obra dedicada a representar a sua cidade e seu país. O Brasil contemporâneo é traduzido em seus quadros com sua força estética, política e cultural, isso que nos remete aos grandes interpretes do Brasil como Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Nelson Werneck, Sérgio Buarque de Holanda, mais recentemente, Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro. Inspirados neste artista singular que pintou Brodósqui, sua cidade natal, nos lançamos no desafio de socializar as experiências educativas que buscaram realizar movimento inspirado em Portinari, em relação aos contextos particulares e comunidades locais como Campeche, Pantanal etc... da cidade de Florianópolis. Buscando ultrapassar os muros da escola para conversar com agentes comunitários, com pessoas antigas, encontrar e conhecer os espaços de trabalho e lazer que outrora era palco de suas brincadeiras, jogos, folclore, tradições e que marcam suas infâncias e vidas. O Projeto Portinari, nosso parceiro, dirigido pelo seu filho João Candido Portinari buscou reunir a obra deste autor que pintou tão emocionadamente a alma, o povo e a vida do brasileiro. Um intenso trabalho de resgate sistemático, minucioso e abrangente da sua vida e obra, foi realizado contribuindo com a busca de uma identidade nacional e resgate da nossa memória. (http://www.portinari.org.br/) Esta proposta formativa se dirige prioritariamente aos professores da rede pública de ensino de Florianópolis, mas também a estudantes, professores e pesquisadores das universidades brasileiras.
Consideramos a arte e educação em sua dimensão transformadora, criativa, de conhecimento vinculado a forte articulação entre o conceito e a técnica, teoria e prática. Surge desta tensão uma Pedagogia colaborativa, relacional, criativa e transformadora tendo a obra de Portinari como referencia, demarcando sobretudo a importância do brincar, brinquedos e jogos que transcendem as barreiras geracionais, ou ainda que se expressam comunitariamente como pulsão para vida.
Num esforço interdisciplinar que mobiliza disciplinas como arte, educação física, língua portuguesa e estrangeira, vamos estabelecendo uma outra relação com estes espaços e histórias, para conhecer, experimentar, aprender estas expressões da vida, reinventando novas formas de viver o presente a partir da tradição e da valorização da nossa história e cultura na direção da construção de relações de reciprocidade que atentem para o bem comum.
Este projeto tem referência em toda uma tradição pedagógica do qual participam Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Antonieta de Barros, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Demerval Saviani, outros/as. Mas recentemente ele vem se inscrever no que prescreve LDB (LEI 9393/1996) e a nova BNCC (PORTARIA MEC 1570, 20/12/2017) entre outros
Consideramos a arte e educação em sua dimensão transformadora, criativa, de conhecimento vinculado a forte articulação entre o conceito e a técnica, teoria e prática. Surge desta tensão uma Pedagogia colaborativa, relacional, criativa e transformadora tendo a obra de Portinari como referencia, demarcando sobretudo a importância do brincar, brinquedos e jogos que transcendem as barreiras geracionais, ou ainda que se expressam comunitariamente como pulsão para vida.
Num esforço interdisciplinar que mobiliza disciplinas como arte, educação física, língua portuguesa e estrangeira, vamos estabelecendo uma outra relação com estes espaços e histórias, para conhecer, experimentar, aprender estas expressões da vida, reinventando novas formas de viver o presente a partir da tradição e da valorização da nossa história e cultura na direção da construção de relações de reciprocidade que atentem para o bem comum.
Este projeto tem referência em toda uma tradição pedagógica do qual participam Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Antonieta de Barros, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Demerval Saviani, outros/as. Mas recentemente ele vem se inscrever no que prescreve LDB (LEI 9393/1996) e a nova BNCC (PORTARIA MEC 1570, 20/12/2017) entre outros
Metodologia
Curso de formação de professores:
1) Planejamento, divulgação e inscrição e execução do projeto: 29 de agosto de 2022 a 11 de setembro de 2022.
2) Atividades Formativas e lançamento do livro impresso: 04 e 11 de setembro de 2022: Abertura, lançamento de livro e-book e três mesas redondas dirigidas aos professores da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Florianópolis, estudantes universitários, entre outros professores e estudantes, tematizando: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI
Este projeto se organiza de forma interdepartamental, interinstitucional, buscando potencializar ações e aproximar universidade, escolas e comunidades onde se realizam projetos educativos inovadores.
Criar condições para o trabalho interdisciplinar e a inovação pedagógica no âmbito da escola pública, promovendo a formação de seus quadros.
Lançar e publicizar o Livro impresso EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI, produzidos por estudantes e professores da universidade, alunos e professores da educação básica, e destinados a formação de pesquisadores, professores (inicial e continuada) quanto para utilização de escolares e seus professores nas escolas da rede.
1) Planejamento, divulgação e inscrição e execução do projeto: 29 de agosto de 2022 a 11 de setembro de 2022.
2) Atividades Formativas e lançamento do livro impresso: 04 e 11 de setembro de 2022: Abertura, lançamento de livro e-book e três mesas redondas dirigidas aos professores da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Florianópolis, estudantes universitários, entre outros professores e estudantes, tematizando: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI
Este projeto se organiza de forma interdepartamental, interinstitucional, buscando potencializar ações e aproximar universidade, escolas e comunidades onde se realizam projetos educativos inovadores.
Criar condições para o trabalho interdisciplinar e a inovação pedagógica no âmbito da escola pública, promovendo a formação de seus quadros.
Lançar e publicizar o Livro impresso EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI, produzidos por estudantes e professores da universidade, alunos e professores da educação básica, e destinados a formação de pesquisadores, professores (inicial e continuada) quanto para utilização de escolares e seus professores nas escolas da rede.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos mobilizar professores (150), pesquisadores (30) e estudantes universitários (20) durante o primeiro semestre de 2022 em torno de uma proposta de tematização da obra de Candido Portinari, a fim de promover a arte e as práticas corporais comunitárias. Também fazem parte deste horizonte criar condições para o trabalho interdisciplinar e a inovação pedagógica no âmbito da escola pública e refletir e criar estratégias pedagógicas de transição da educação infantil para os anos iniciais. Assim, busca-se estreitar as relações entre as unidades da rede pública, sobretudo entre Núcleos de educação infantil e escolas básicas. A articulação dos projetos escolares, principalmente com “Cultura da Paz”, busca potencializar as atividades escolares e sua relação com a comunidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGÉLICA DE SOUSA MARQUES | |||
Anderson José Libânio | |||
Fábio Machado Pinto | 90 | ||
GABRIELA DE MORAES DAMÉ | |||
Matheus Odilon de Jesus | |||
Melissa Weber | |||
PAULO RENATO VIEGAS DAME | 85 |