Nome do Projeto
Horta Escolar e a Obra de Portinari: A infância e a educação do corpo numa perspectiva socioambiental
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2023 - 31/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O Projeto Unificado “Horta Escolar e a Obra de Portinari: a infância e a educação do corpo numa perspectiva socioambiental” articula ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, numa parceria com o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Subprojeto Educação Física da ESEF/UFPel), com a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, com a Escola Municipal Santa Irene, com o Programa Embrapa & Escola da Embrapa Clima Temperado e com o Projeto Portinari/RJ. “Portinari no Pampa” é o nome fantasia que escolhemos para este projeto em andamento e que se encontra em sua fase exploratória e diagnóstica. Este projeto toma como objeto de estudo a arte-educação do corpo e a horta escolar em suas relações com a arte de Candido Portinari, um dos mais importantes artistas brasileiros, na realização de experiências educativas em escolas públicas, com intuito de promover a formação dos escolares, bem como de estudantes e professores em temas como o da produção e consumo de alimentos saudáveis, a promoção dos direitos humanos, da inclusão e do respeito à diversidade e o compromisso social e ambiental. Este projeto se utiliza de estratégias pedagógicas interdisciplinares, colaborativas e emancipatórias, promotora do estudo e da reflexão sobre saberes e conhecimentos em suas dimensões ética, estética, técnica e conceitual. A abordagem simultânea da produção da horta escolar e da obra de Candido Portinari nos permite promover a educação do corpo e dos sentidos na produção e consumo dos alimentos, na sua representação estética e na realização de atividades lúdicas que proporcionem o reencantamento da escola. A educação dos sentidos amplia nossos recursos para reconhecer e apreciar o mundo e a vida, ampliando nossas percepções sobre as cores, formas, odores, sabores, texturas, sons, imagens, movimentos etc., recriando possibilidades e expandindo a criatividade.

Objetivo Geral

Promover a experiência estética e a educação socioambiental das crianças e comunidade escolar, ressaltando a importância do cuidado com o meio ambiente, a agroecologia, hábitos alimentares saudáveis, a nutrição, a reciclagem de nutrientes e materiais, a importância do trabalhador do campo num ambiente pedagógico colaborativo, participativo, divertido, prazeroso, interdisciplinar, tematizando a obra de Candido Portinari e integrando escolares e suas famílias, estagiários e profissionais da escola por meio de temas relacionados com a educação ambiental, alimentar e nutricional.

Justificativa

Inspirados na obra de Portinari pretendemos promover uma relação mais forte e interessada da comunidade escolar e universitária pela vida comunitária, valorizando sua história e cultura local. Buscando aproximar das unidades educativas os agentes culturais e familiares ao mesmo tempo promovendo ações além dos muros escolares. Consideramos as unidades educativas como espaço de encontro de diferentes forças emancipatórias e transformadoras (de si e do comunitário), no sentido de uma formação estética, ética, técnica e conceitual que nos permita contribuir para um mundo melhor, por meio de experiências educativas que relacionem a vida e a obra de Portinari às línguas e culturas (italiana), evidenciando em sua obra elementos que dialogam de alguma maneira com o país de origem de seus familiares.

Metodologia

A mostra cultural e artística resultante destas atividades realizadas por professores e crianças da rede pública municipal visam socializar as experiências e promover exposições interativas com réplicas (de grande qualidade) das obras de Candido Portinari. Oferecemos para a comunidade um conjunto de oficinas de brincadeiras, expressão corporal, pintura, cerâmica, escrita, audiovisual, fotografia, capoeira, língua italiana entre outras possibilidades que serão articuladas conforme os interesses da comunidade escolar.
A produção de relatos de experiências, material didático pedagógico para educação básica (reedição do Livro Experiências Educativas revisado e bilíngue - português e italiano, edição do livro digital locativo sobre cultura infantil em Pelotas) no ensino de componentes curriculares da Área de linguagens, material interdisciplinar, que correlacione Infância, Educação do Corpo e Arte-educação numa perspectiva socioambiental. Este Projeto torna mais forte a relação entre universidades e a educação básica, contribuindo para formação inicial e continuada de professores, sustentada numa pedagogia colaborativa, relacional, criativa e transformadora, com melhores e mais criativas condições de trabalho pedagógico para os escolares em sua relação aos saberes, materiais, espaços e os outros. Uma das tarefas importantes é a de registrar, sistematizar e socializar as estas experiências educativas para as crianças da comunidade que tematizem a obra de Candido Portinari, com objetivo de produzir uma reflexão pedagógica e materiais didáticos para educação básica, no ensino de componentes curriculares da Área de linguagens, material interdisciplinar, que correlacione: arte, infância e educação do corpo.

Indicadores, Metas e Resultados

Este esforço interdisciplinar mobiliza disciplinas como artes, educação física, língua portuguesa e estrangeira (italiano, entre outras), estabelecendo outra relação com estes espaços e histórias, para conhecer, experimentar, aprender estas expressões da vida, reinventando novas formas de viver o presente a partir da tradição e da valorização da nossa história e da nossa cultura na direção da construção de relações de reciprocidade que atentem para o bem comum.
Isto que nos permite ampliar o conhecimento do mundo em que vivemos, como ele se expressa nas suas mais diferentes linguagens, gerando, sobretudo, um conhecimento que nos aproxima uns dos outros e que fortaleça as relações em torno das ideias de mais justiça social, paz e prosperidade para todos, preservando o planeta, agora e no futuro.
Neste sentido há um alinhamento com os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS - ONU), que exigem uma parceria global no combate a pobreza e outras privações, com acesso à saúde e a educação de qualidade para todos, combate às desigualdades num ambiente de prosperidade econômica e distribuição mais equitativa das riquezas, sem prejuízo para o meio ambiente, com a preservação de nossos oceanos e florestas, nossas plantas e animais, tendo em vista a educação socioambiental.
Estudar e conhecer Candido Portinari e sua obra nos permite acessar, reconhecer, contemplar e refletir de forma crítica sobre uma época e sobre um território (Brasil), fazendo com que ampliemos nossa compreensão e nossa profunda responsabilidade enquanto brasileiros pelo presente e futuro do país e do planeta, isso que a beleza e profundidade de seus quadros nos permitem experimentar. A valorização e a reflexão sobre a sua obra nos leva a articular trabalho rural, educação, infância e corpo, justamente elementos presentes em parte de sua obra dedicada a representar a sua cidade e seu país. Inspirados neste artista, “Portinari no pampa” se lança no desafio de fazer este mesmo movimento de valorização dos produtores rurais, do alimento produzido que chega a nossa mesa diariamente, buscando ultrapassar os muros da escola e da universidade para conversar com a comunidade, encontrar e conhecer os espaços de trabalho e lazer. O Projeto Portinari que apoia este projeto, nasceu em 1979, para reunir esta obra que pintou tão emocionadamente a alma, o povo e a vida do brasileiro, contribuindo para a construção de uma identidade nacional e o resgate da nossa memória. (PORTINARI, 2023)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA NORONHA
ARIANE FERREIRA DE SOUZA
Angelo da Silva Lopes
Angélica Botelho Couto
BRENDA ROVEL DIAS
Carla Maria Santana de Lima
Cintia Brenner Acosta Franco
DILVO BUSS WACHHOLZ JUNIOR
EDUARDO SCHIAVON DOS SANTOS
ESTELA MONTES DE OLIVEIRA JORGE
Edna Marcon Maganha
Flavia Angélica Martins
Fábio Machado Pinto
Fábio Machado Pinto17
GABRIELA DE MORAES DAMÉ
GABRIELA DE MORAES DAMÉ
Ivany Cielo de Barros Correia
JONATAS BIERHALS
JONATHAN WILLIAM RIBEIRO WICKBOLDT
JULIA KONZGEN KOGLIN
Kátia Rosani Vaz
MARCIO XAVIER BONORINO FIGUEIREDO21
MATHEUS CRUZEIRO MACCARI
Maria Giovana Rodrigues Burkert
RICARDO REZER4
RUI CARLOS DA SILVA MADRUGA
THAIS BEIER SCHWENSON
TIELY MASCHKE CARDOSO
VITORIA SANDRINI VERGARA

Página gerada em 21/11/2024 07:43:49 (consulta levou 0.128323s)