Nome do Projeto
Horta Escolar e a Obra de Portinari: A infância e a educação do corpo numa perspectiva socioambiental
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2023 - 31/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O Projeto Unificado “Horta Escolar e a Obra de Portinari: a infância e a educação do corpo numa perspectiva socioambiental” articula ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, numa parceria com o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Subprojeto Educação Física da ESEF/UFPel), com a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, com a Escola Municipal Santa Irene, com o Programa Embrapa & Escola da Embrapa Clima Temperado e com o Projeto Portinari/RJ. “Portinari no Pampa” é o nome fantasia que escolhemos para este projeto em andamento e que se encontra em sua fase exploratória e diagnóstica.
Este projeto toma como objeto de estudo a arte-educação do corpo e a horta escolar em suas relações com a arte de Candido Portinari, um dos mais importantes artistas brasileiros, na realização de experiências educativas em escolas públicas, com intuito de promover a formação dos escolares, bem como de estudantes e professores em temas como o da produção e consumo de alimentos saudáveis, a promoção dos direitos humanos, da inclusão e do respeito à diversidade e o compromisso social e ambiental. Este projeto se utiliza de estratégias pedagógicas interdisciplinares, colaborativas e emancipatórias, promotora do estudo e da reflexão sobre saberes e conhecimentos em suas dimensões ética, estética, técnica e conceitual. A abordagem simultânea da produção da horta escolar e da obra de Candido Portinari nos permite promover a educação do corpo e dos sentidos na produção e consumo dos alimentos, na sua representação estética e na realização de atividades lúdicas que proporcionem o reencantamento da escola. A educação dos sentidos amplia nossos recursos para reconhecer e apreciar o mundo e a vida, ampliando nossas percepções sobre as cores, formas, odores, sabores, texturas, sons, imagens, movimentos etc., recriando possibilidades e expandindo a criatividade.
Objetivo Geral
Promover a experiência estética e a educação socioambiental das crianças e comunidade escolar, ressaltando a importância do cuidado com o meio ambiente, a agroecologia, hábitos alimentares saudáveis, a nutrição, a reciclagem de nutrientes e materiais, a importância do trabalhador do campo num ambiente pedagógico colaborativo, participativo, divertido, prazeroso, interdisciplinar, tematizando a obra de Candido Portinari e integrando escolares e suas famílias, estagiários e profissionais da escola por meio de temas relacionados com a educação ambiental, alimentar e nutricional.
Justificativa
Inspirados na obra de Portinari pretendemos promover uma relação mais forte e interessada da comunidade escolar e universitária pela vida comunitária, valorizando sua história e cultura local. Buscando aproximar das unidades educativas os agentes culturais e familiares ao mesmo tempo promovendo ações além dos muros escolares. Consideramos as unidades educativas como espaço de encontro de diferentes forças emancipatórias e transformadoras (de si e do comunitário), no sentido de uma formação estética, ética, técnica e conceitual que nos permita contribuir para um mundo melhor, por meio de experiências educativas que relacionem a vida e a obra de Portinari às línguas e culturas (italiana), evidenciando em sua obra elementos que dialogam de alguma maneira com o país de origem de seus familiares.
Metodologia
A mostra cultural e artística resultante destas atividades realizadas por professores e crianças da rede pública municipal visam socializar as experiências e promover exposições interativas com réplicas (de grande qualidade) das obras de Candido Portinari. Oferecemos para a comunidade um conjunto de oficinas de brincadeiras, expressão corporal, pintura, cerâmica, escrita, audiovisual, fotografia, capoeira, língua italiana entre outras possibilidades que serão articuladas conforme os interesses da comunidade escolar.
A produção de relatos de experiências, material didático pedagógico para educação básica (reedição do Livro Experiências Educativas revisado e bilíngue - português e italiano, edição do livro digital locativo sobre cultura infantil em Pelotas) no ensino de componentes curriculares da Área de linguagens, material interdisciplinar, que correlacione Infância, Educação do Corpo e Arte-educação numa perspectiva socioambiental. Este Projeto torna mais forte a relação entre universidades e a educação básica, contribuindo para formação inicial e continuada de professores, sustentada numa pedagogia colaborativa, relacional, criativa e transformadora, com melhores e mais criativas condições de trabalho pedagógico para os escolares em sua relação aos saberes, materiais, espaços e os outros. Uma das tarefas importantes é a de registrar, sistematizar e socializar as estas experiências educativas para as crianças da comunidade que tematizem a obra de Candido Portinari, com objetivo de produzir uma reflexão pedagógica e materiais didáticos para educação básica, no ensino de componentes curriculares da Área de linguagens, material interdisciplinar, que correlacione: arte, infância e educação do corpo.
A produção de relatos de experiências, material didático pedagógico para educação básica (reedição do Livro Experiências Educativas revisado e bilíngue - português e italiano, edição do livro digital locativo sobre cultura infantil em Pelotas) no ensino de componentes curriculares da Área de linguagens, material interdisciplinar, que correlacione Infância, Educação do Corpo e Arte-educação numa perspectiva socioambiental. Este Projeto torna mais forte a relação entre universidades e a educação básica, contribuindo para formação inicial e continuada de professores, sustentada numa pedagogia colaborativa, relacional, criativa e transformadora, com melhores e mais criativas condições de trabalho pedagógico para os escolares em sua relação aos saberes, materiais, espaços e os outros. Uma das tarefas importantes é a de registrar, sistematizar e socializar as estas experiências educativas para as crianças da comunidade que tematizem a obra de Candido Portinari, com objetivo de produzir uma reflexão pedagógica e materiais didáticos para educação básica, no ensino de componentes curriculares da Área de linguagens, material interdisciplinar, que correlacione: arte, infância e educação do corpo.
Indicadores, Metas e Resultados
Este esforço interdisciplinar mobiliza disciplinas como artes, educação física, língua portuguesa e estrangeira (italiano, entre outras), estabelecendo outra relação com estes espaços e histórias, para conhecer, experimentar, aprender estas expressões da vida, reinventando novas formas de viver o presente a partir da tradição e da valorização da nossa história e da nossa cultura na direção da construção de relações de reciprocidade que atentem para o bem comum.
Isto que nos permite ampliar o conhecimento do mundo em que vivemos, como ele se expressa nas suas mais diferentes linguagens, gerando, sobretudo, um conhecimento que nos aproxima uns dos outros e que fortaleça as relações em torno das ideias de mais justiça social, paz e prosperidade para todos, preservando o planeta, agora e no futuro.
Neste sentido há um alinhamento com os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS - ONU), que exigem uma parceria global no combate a pobreza e outras privações, com acesso à saúde e a educação de qualidade para todos, combate às desigualdades num ambiente de prosperidade econômica e distribuição mais equitativa das riquezas, sem prejuízo para o meio ambiente, com a preservação de nossos oceanos e florestas, nossas plantas e animais, tendo em vista a educação socioambiental.
Estudar e conhecer Candido Portinari e sua obra nos permite acessar, reconhecer, contemplar e refletir de forma crítica sobre uma época e sobre um território (Brasil), fazendo com que ampliemos nossa compreensão e nossa profunda responsabilidade enquanto brasileiros pelo presente e futuro do país e do planeta, isso que a beleza e profundidade de seus quadros nos permitem experimentar. A valorização e a reflexão sobre a sua obra nos leva a articular trabalho rural, educação, infância e corpo, justamente elementos presentes em parte de sua obra dedicada a representar a sua cidade e seu país. Inspirados neste artista, “Portinari no pampa” se lança no desafio de fazer este mesmo movimento de valorização dos produtores rurais, do alimento produzido que chega a nossa mesa diariamente, buscando ultrapassar os muros da escola e da universidade para conversar com a comunidade, encontrar e conhecer os espaços de trabalho e lazer. O Projeto Portinari que apoia este projeto, nasceu em 1979, para reunir esta obra que pintou tão emocionadamente a alma, o povo e a vida do brasileiro, contribuindo para a construção de uma identidade nacional e o resgate da nossa memória. (PORTINARI, 2023)
Isto que nos permite ampliar o conhecimento do mundo em que vivemos, como ele se expressa nas suas mais diferentes linguagens, gerando, sobretudo, um conhecimento que nos aproxima uns dos outros e que fortaleça as relações em torno das ideias de mais justiça social, paz e prosperidade para todos, preservando o planeta, agora e no futuro.
Neste sentido há um alinhamento com os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS - ONU), que exigem uma parceria global no combate a pobreza e outras privações, com acesso à saúde e a educação de qualidade para todos, combate às desigualdades num ambiente de prosperidade econômica e distribuição mais equitativa das riquezas, sem prejuízo para o meio ambiente, com a preservação de nossos oceanos e florestas, nossas plantas e animais, tendo em vista a educação socioambiental.
Estudar e conhecer Candido Portinari e sua obra nos permite acessar, reconhecer, contemplar e refletir de forma crítica sobre uma época e sobre um território (Brasil), fazendo com que ampliemos nossa compreensão e nossa profunda responsabilidade enquanto brasileiros pelo presente e futuro do país e do planeta, isso que a beleza e profundidade de seus quadros nos permitem experimentar. A valorização e a reflexão sobre a sua obra nos leva a articular trabalho rural, educação, infância e corpo, justamente elementos presentes em parte de sua obra dedicada a representar a sua cidade e seu país. Inspirados neste artista, “Portinari no pampa” se lança no desafio de fazer este mesmo movimento de valorização dos produtores rurais, do alimento produzido que chega a nossa mesa diariamente, buscando ultrapassar os muros da escola e da universidade para conversar com a comunidade, encontrar e conhecer os espaços de trabalho e lazer. O Projeto Portinari que apoia este projeto, nasceu em 1979, para reunir esta obra que pintou tão emocionadamente a alma, o povo e a vida do brasileiro, contribuindo para a construção de uma identidade nacional e o resgate da nossa memória. (PORTINARI, 2023)
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA NORONHA | |||
ARIANE FERREIRA DE SOUZA | |||
Angelo da Silva Lopes | |||
Angélica Botelho Couto | |||
BRENDA ROVEL DIAS | |||
Carla Maria Santana de Lima | |||
Cintia Brenner Acosta Franco | |||
DILVO BUSS WACHHOLZ JUNIOR | |||
EDUARDO SCHIAVON DOS SANTOS | |||
ESTELA MONTES DE OLIVEIRA JORGE | |||
Edna Marcon Maganha | |||
Flavia Angélica Martins | |||
Fábio Machado Pinto | |||
Fábio Machado Pinto | 17 | ||
GABRIELA DE MORAES DAMÉ | |||
GABRIELA DE MORAES DAMÉ | |||
Ivany Cielo de Barros Correia | |||
JONATAS BIERHALS | |||
JONATHAN WILLIAM RIBEIRO WICKBOLDT | |||
JULIA KONZGEN KOGLIN | |||
Kátia Rosani Vaz | |||
MARCIO XAVIER BONORINO FIGUEIREDO | 21 | ||
MATHEUS CRUZEIRO MACCARI | |||
Maria Giovana Rodrigues Burkert | |||
RICARDO REZER | 4 | ||
RUI CARLOS DA SILVA MADRUGA | |||
THAIS BEIER SCHWENSON | |||
TIELY MASCHKE CARDOSO | |||
VITORIA SANDRINI VERGARA |