Nome do Projeto
PhysioSport – Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Fisioterapia atua para promover saúde, voltada para a funcionalidade de vários sistemas do corpo humano. As áreas de prática incluem: consultórios, clínicas, clubes, centros de reabilitação, instituições de longa permanência, escolas, domicílios, academias, hospitais, empresas, unidades básicas de saúde, entre outas, tanto na iniciativa privada como nos serviços públicos. Neste contexto, dentre as diversas possibilidades de atuação, destaca-se o meio esportivo, no qual o(a) fisioterapeuta tem um papel fundamental, fazendo parte da equipe multidisciplinar e auxiliando no dia-a-dia do atleta em atividades de prevenção de lesão, recovery, tratamento de lesões, retorno para o esporte e em situações de primeiros socorros. O presente projeto é relacionado ao Laboratório de Estudos em Esportes Coletivos (LeeCol), e pretende potencializar a atuação fisioterapêutica no meio esportivo.

Objetivo Geral

Desenvolver a área da Fisioterapia Esportiva, promovendo discussão continuada em um grupo de estudo, capacitando os(as) participantes ao pensamento crítico e aplicado para futuras atuações práticas.

Objetivos Específicos:

- Estabelecer um grupo de estudantes para o debate com a finalidade de aprimorar, consolidar e atualizar constantemente o conhecimento na área da fisioterapia esportiva;
- Proporcionar aos integrantes atividades práticas e discussões de casos clínicos na área;
- Oportunizar aos estudantes aprimoramento didático em apresentações de artigos;
- Desenvolver análise crítica e interpretação científica;
- Aprimorar a língua inglesa com a leitura de artigos da área;
- Estimular a participação extraclasse dos estudantes, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, atuando no estudo continuado, minimizando reprovações e evasão do curso;
- Estimular a participação em eventos esportivos que ocorram na cidade de Pelotas;
- Estimular a extensão universitária em equipes esportivas parceiras;
- Potencializar estudos científicos na área da Fisioterapia Esportiva.

Justificativa

O curso de Fisioterapia da UFPel iniciou em 2020 e ficou lotado dentro da Escola Superior de Educação Física (ESEF). A aproximação ao meio esportivo, neste sentido, ficou ainda mais evidente, visto que diversos projetos esportivos são desenvolvidos na ESEF, tanto com ênfase em extensão como em pesquisa, na graduação e na pós-graduação. Pelo exposto, temos o interesse de potencializar o desenvolvimento da área esportiva dentro do curso de Fisioterapia e para isso, estamos propondo uma Liga Acadêmica onde os estudantes poderão aprimorar as discussões de ensino na área, assim como realizar algumas ações de extensão em equipes parceiras e competições pela cidade. Em um segundo momento, pretendemos iniciar também ações de pesquisas para que a área da Fisioterapia Esportiva se consolide de forma integral e unificada.

Metodologia

Ênfase Ensino:
-Reuniões quinzenais (2h) do grupo (até 20 participantes), com a seguinte dinâmica:
Apresentação de artigos científicos e/ou casos clínicos
Discussão e complementação dos assuntos apresentados
Complementação e orientação dos(as) docentes participantes
Haverá uma ata de frequência para registro de cada encontro. Os(As) participantes deverão ter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado. Três faltas não justificadas excluem o(a) participante do grupo.

-Capacitação em testes funcionais votados à avaliação na área esportiva.
- Capacitação em métodos e técnicas de intervenção fisioterapêutica utilizados no meio esportivo, de acordo com as melhores evidências científicas disponíveis na área.

Ênfase Extensão:
-Organização de acompanhamento e ações de extensão contínuas em equipes esportivas parceiras e conveniadas à UFPel. Até o momento temos a possibilidade de atuar na equipe de rugby do Vem Ser Rugby/UFPel, na equipe de Futsal do Clube Brilhante e na equipe de futebol do Grêmio Esportivo Brasil, além das Equipes Universitárias da UFPel organizadas pela Divisão de Esportes. No decorrer dos anos, outras parcerias poderão ser fechadas, seguindo todos os trâmites necessários. Além disso, atuaremos em eventos esporádicos de tênis, padel, beach tennis e triathlon, entre outras modalidades que possam surgir.
Nestas ações de extensão, nossos estudantes estarão capacitados para auxiliar os atletas tanto em protocolos de prevenção de lesão, recovery, primeiros socorros e tratamentos. Haverá sempre a supervisão de um(a) docente do projeto e/ou fisioterapeuta graduado.

-Divulgação de conteúdos da área e de nossas ações nas redes sociais (Instagram a ser criado).

Ênfase Pesquisa:
-No decorrer das atividades, haverá estímulo para ações de pesquisa e produção científica, com interesse em apresentação em Congressos da área, como o Congresso de Ensino de Graduação da UFPel e da Sociedade Nacional de Atividade Física e Fisioterapia Esportiva, assim como o desenvolvimento de artigos científicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto, após participar de leituras de artigos científicos e de livros textos, além de preparar, apresentar e discutir seminários, os participantes terão aprimorado seus conhecimentos em fisioterapia esportiva, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral. Ao se tornarem melhor preparados, buscarão ampliar seus conhecimentos cada vez mais, e se manterão atualizados nos assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pela área, espera-se aprimorar cada vez mais a atuação do fisioterapeuta no meio esportivo, assim como ser parte da equipe multidisciplinar em diferentes clubes e competições. Ademais, pretendemos desenvolver pesquisas e publicações para colaborar com a área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLAN VINICIUS TAROUCO BORGES
ANNA LUISA FISCHER KLUG
BRENDHA LEAL ABREU
BRUNA DE MOURA XAVIER
BRUNA RODRIGUES PEREIRA
BRUNO ESPEL CALLEARI
CARINA FONSECA SELAS
CAROLINA CORRÊA DE SOUZA
CELSO CASARIN NETO
EDUARDA AVILA PINTO
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO1
FELIPE BITTENCOURT DAMIN
FERNANDA PEGORARO EHLERT
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA1
FRANCISCO XAVIER DE ARAUJO1
GABRIEL DOS SANTOS DANIELSKI
GABRIELA FLORES MANKE
GABRIELA KRAUSE DA SILVA
GUSTAVO DIAS FERREIRA32
HELENA DA COSTA PEREIRA
HELENA UGOSKI BACCHIERI
JANAÍNA MIELKE ROLOFF
JETHRO DUARTE BRESOLIN
JOAO VICTOR CARRETT FAGUNDES
JULIA BRAGA DIAS
JULIA LOPES
Josué da Silveira Machado
KARLA CORREA COLMAN
LAONE HARDTKE RODRIGUES
LAUREN SILVA COSTA
LAVINIA VITORIA DEMARI JARDIM
LEONARDO DA CONCEICAO GOMES
LISIANE PIAZZA LUZA17
LUCIELEN INSAURRIAGA DA SILVA
MAIRA JUNKES CUNHA1
MANOELA ARAUJO DA COSTA
MARCELO DE JESUS PEREIRA
MARIANE NUNES PEREIRA DUTRA
MATHEUS DO NASCIMENTO ALVES
MAURICIO MATHEUS BAZ LEMES
MIGUEL MULLER RIBEIRO
MIKAELLA NIEVIEROWSKI MACEDO
MURILO SCHELLIN CANEZ
NATALIA DUARTE PAGANO
NUBIA BROETTO CUNHA1
RAFAEL ABREU RIBEIRO
RAFAEL GRASSI FEHLBERG
ROUSSEAU SILVA DA VEIGA
SCARLET NEVES GOMES
SOFIA MACHADO PAROBE
VALQUIRIA DE OLIVEIRA ZAIASKOSKI
VINICIUS FAGONDE MACHADO
VINICIUS THIEL LAUTENSCHLAGER
VITORIA COSTA DA SILVEIRA PINHEIRO
WILLIAM RODRIGUES ARAUJO

Página gerada em 23/04/2024 07:13:08 (consulta levou 0.266975s)