Nome do Projeto
Grupo de Estudos e Pesquisa em Doença Celíaca (GEPDOC)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/03/2022 - 31/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A doença celíaca é causada por uma resposta imune intestinal inapropriada para as proteínas presentes no glúten (gliadina e glutenina) do trigo e outras proteínas presentes em cevada, centeio e, aveia por contaminação cruzada, sendo que o único tratamento é a adesão a uma dieta sem glúten por toda a vida. A doença celíaca era considerada uma doença rara, que acometia populações caucasianas, de origem européia, com sintomas clássicos em crianças desnutridas com abdômen distendido. Entretanto, os estudos de prevalência em diferentes regiões do mundo estão mudando esse entendimento, mostrando que a doença celíaca atinge 1% da população (1:100 indivíduos), em qualquer idade, em diferentes raças e povos, inclusive asiáticos. Além do mais, os sintomas podem ser extra-intestinais e assintomáticos e o não tratamento da doença poderá acarretar em um prognóstico de desenvolvimento de outras doenças autoimunes, infertilidade, tumores no intestino e até mesmo linfomas.

Objetivo Geral

Discutir artigos científicos atuais de revistas nacionais e internacionais, a fim de promover
conhecimento, troca de informações e busca de respostas e oportunidades para a pesquisa em Doença Celíaca.

Justificativa

Muitos estudos surgiram em relação a questão imunológica do glúten com o sistema do Antígen Leucocitário Humano (HLA), a susceptibilidade genética dos portadores dos alelos HLADQ2 e HLA DQ8, a relação das doenças autoimunes e síndromes com a Doença Celíaca, o papel da zonulina na permeabilidade intestinal, o possível papel da microbiota intestinal e o microbioma no desenvolvimento da doença, além de novos alelos HLA e não HLA relacionados a susceptibilidade e surgimento da Doença Celíaca e fatores ambientais que possam desencadear a doença em indivíduos susceptíveis, enquanto outros não. Diante disso, muitas pesquisas ainda são necessárias para elucidar várias questões e o estudo de diferentes regiões do mundo são importantes para comparar essas questões de base genética e ambientais. O presente grupo de estudos visa discutir e encontrar respostas, baseadas em estudos científicos, para as pesquisas de mestrado e trabalhos de conclusão de curso que estamos realizando na Faculdade de Nutrição em relação à Doença Celíaca.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais com duração de 2 horas, com discussão pelo grupo de artigos científicos internacionais, lidos previamente à reunião. A cada reunião será feita uma avaliação com os pontos mais importantes de cada artigo, reflexões sobre o estudo, relação com outros estudos, análise das referências e ideias de projetos e parcerias que possam surgir.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas estabelecidas para o projeto:
- Capacitar alunos envolvidos para o entendimento das novas descobertas em relação à Doença Celíaca;
- Incentivar a busca de conhecimento e produção científica;
- Orientar na análise dos artigos, buscando também as referências citadas para a discussão;
- Capacitar o educando no plano do raciocínio teórico e prático e da Iniciação Científica;
- Estimular o desenvolvimento de atividades com enfoque no princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, envolvendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Espera-se que o grupo de estudo se consolide como linha de pesquisa dentro da Faculdade de Nutrição e que os trabalhos realizados pelo grupo sejam importantes para a pesquisa nacional e internacional, assim como contribuir para o entendimento e melhoria da qualidade de vida dos celíacos de nossa região. Além disso, são planejadas participações em eventos, com divulgação de trabalhos realizados pelo grupo, além de busca de novos métodos e parcerias de trabalho.

Ao término de cada reunião será realizada avaliação do trabalho pelo grupo, e se necessário, serão tomadas ações para melhoria e evolução do grupo de estudos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA DOS ANJOS ALVARENGA
BEATRIS PINHEIRO DA SILVA
CLEO SILVEIRA ACOSTA
EMILI CAMPOS DOS SANTOS
FABIANA TORMA BOTELHO5
INES LACO DE ASSIS
ISABELLA KREIN ZANATTA
MORGANA PILICAO DA CRUZ
NÁTALI FONSECA MORAES
PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS DE REZENDE
VICTÓRIA DE FREITAS CECHET
VITORIA PEDROSO ZAHN
VITÓRIA AMARAL VAHL
YASMIN FREITAS MARTINS
ÉLEN NICOLI KONRADO KRÜGER

Página gerada em 29/03/2024 08:31:38 (consulta levou 0.143587s)