Nome do Projeto
41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/04/2022 - 30/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) é um dos eventos mais tradicionais no campo educacional no Brasil. Iniciado em 1980, é anualmente realizado pela comunidade de Ensino de Química a partir de uma instituição sede, a qual é itinerante entre aquelas do Rio Grande do Sul. Com objetivos de integrar a comunidade que atua no campo do Ensino de Química e das Ciências em um espaço-tempo de discussões, articulações, parcerias e formação coletiva, tanto nos contextos do Ensino Básico quanto Superior, a história dos EDEQs evidencia sua importância no cenário educacional brasileiro e internacional. Com participantes de todos os níveis educacionais e de diferentes regiões do Brasil e de países vizinhos, em sua história, apenas nos anos de 1991 e 2020 o evento não ocorreu. No primeiro caso, a constituição incipiente da comunidade não viabilizou sua organização. No segundo, a situação de pandemia, vivenciada desde inícios do ano de 2020, impediu a sua realização. Ainda como desdobramentos da pandemia, em 2021 a 40ª edição do evento foi realizada de modo on-line, contanto com mais de 300 participantes. Em 2022, a 41ª edição busca retomar as ações do evento num sistema híbrido, com atividades presenciais e remotas. Isso se deve ao cenário de vacinação completa de mais de 70% da população brasileira, além do aumento do número de pessoas com a dose de reforço, e, necessariamente, ao seguimento de protocolos de saúde, higiene e segurança a serem adotados num formato presencial. Nesse contexto, realizar novamente o EDEQ no formato que contemple ações presenciais e remotas reforça o compromisso da comunidade do Ensino de Química em se articular. Mesmo com toda a dor causada pelos efeitos da pandemia, com mortes, crises sociais, políticas, econômicas e outras, em 2022 o EDEQ pretende ser um momento de celebração. Com a temática Celebrar a Vida, pretende-se constituir um momento de trocas e compartilhamento de pesquisas, experiências e ações que possam celebrar todo o esforço que nossa vida cotidiana e profissional nos implica para um trabalho de qualidade, principalmente em momentos adversos como os que temos vivenciado desde 2020. Além disso, celebrar a vida é uma forma de homenagear todas as pessoas que contribuíram para a saúde, segurança, educação e bem-estar da coletividade durante todo esse processo. No contexto dessa 41ª edição, celebrar também a ação docente especialmente pela data comemorativa do dia do professor, celebrada no dia 15 de outubro de 2022. Sendo pensado pela parceria entre UFPel e IFSul, o 41º EDEQ buscará integrar nos dias 14 e 15 de outubro de 2022 os aprendizados relacionados aos processos remotos no formato presencial, buscando criar ações híbridas, com participantes presentes física e remotamente. Para isso, espera-se que as agências de fomento e a própria comunidade, por meio de sua inscrição e participação, viabilizem mais uma bela edição desse evento tão significativo, marcante e importante à área, permitindo-nos, mais uma vez, celebrar a Educação, a Vida, a Amizade, a Coletividade e o próprio Ensino de Química.
Objetivo Geral
O 41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química tem como objetivo geral constituir e, cada vez mais, legitimar um espaço e tempo de articulação, compartilhamento, reflexão e compreensão das diferentes experiências que ocorrem cotidianamente no fazer educação por meio da Química, possibilitando à comunidade da Educação Química (atuante nos diferentes níveis de ensino) movimentos e intercâmbios regionais, nacionais e internacionais que promovam o desenvolvimento e a ampliação da capacidade criativa das suas concepções e práticas.
Justificativa
O histórico de desenvolvimento dos EDEQs ao longo de suas 41 edições evidencia tanto sua consolidação quanto seu deslocamento territorial. Sendo realizado no leste, centro, centro-oeste, sul e norte do estado do Rio Grande do Sul, ele contemplou, em sua história, múltiplos sujeitos e realidades. Trazê-lo novamente à região de Pelotas significa, nesse sentido, possibilitar à comunidade do EDEQ o contato com uma cidade histórica, centro geopolítico e econômico da região sul. Além dessas características, Pelotas também se destaca como pólo educacional dessa região, apresentando diversas instituições de ensino público e privado em todos os níveis. Em termos de formação docente em química, a cidade, hoje, oferece cursos de licenciatura na UFPel e no IFSUL, instituições organizadoras do atual EDEQ.
Uma vez que o evento circula entre distintas instituições de ensino do Rio Grande do Sul em sua organização, os desafios de organizá-lo também se multiplicam a cada ano. Especialmente na presente edição, que ainda se coloca num contexto de pandemia, os desafios de realizar um evento com ações presenciais e remotas se faz presente e coloca como fundamental o apoio das agências de fomento para sua realização. Haja visto o cenário de vacinação completa de mais de 70% da população brasileira, o aumento do número de pessoas com a dose de reforço, a diminuição da ocupação dos leitos hospitalares e as aprendizagens a respeitos das potencialidades das ações remotas via sistemas de comunicação, assume-se viável a proposta de sua organização no formato híbrido (com atividades presenciais e remotas).
Dado esse cenário, o apoio financeiro justifica-se pela importância de sua realização e os custos envolvidos num evento que traga todas as características de uma edição presencial (com infraestrutura de salas, material, passagens, estadias, alimentação, serviços técnicos e outros), que siga os protocolos de saúde, higiene e segurança a serem adotados no momento atual e, ainda, viabilize ações remotas a seus participantes a partir de infraestrutura das tecnologias da informação e comunicação.
Uma vez que o evento circula entre distintas instituições de ensino do Rio Grande do Sul em sua organização, os desafios de organizá-lo também se multiplicam a cada ano. Especialmente na presente edição, que ainda se coloca num contexto de pandemia, os desafios de realizar um evento com ações presenciais e remotas se faz presente e coloca como fundamental o apoio das agências de fomento para sua realização. Haja visto o cenário de vacinação completa de mais de 70% da população brasileira, o aumento do número de pessoas com a dose de reforço, a diminuição da ocupação dos leitos hospitalares e as aprendizagens a respeitos das potencialidades das ações remotas via sistemas de comunicação, assume-se viável a proposta de sua organização no formato híbrido (com atividades presenciais e remotas).
Dado esse cenário, o apoio financeiro justifica-se pela importância de sua realização e os custos envolvidos num evento que traga todas as características de uma edição presencial (com infraestrutura de salas, material, passagens, estadias, alimentação, serviços técnicos e outros), que siga os protocolos de saúde, higiene e segurança a serem adotados no momento atual e, ainda, viabilize ações remotas a seus participantes a partir de infraestrutura das tecnologias da informação e comunicação.
Metodologia
Para o 41º EDEQ serão realizadas:
- atividades descentralizadas, já clássicas ao evento, denominadas de "Pré-EDEQ", sobre as quais os diferentes grupos de participantes se organizam e discutem sobre um tema comum indicado pela coordenação do evento;
- atividades presenciais nos dias 14 e 15 de outubro de 2022, que constituem o próprio evento
- atividades híbridas nos dias 14 e 15 de outubro de 2022, que constituem a tentativa inaugural de trazer ações híbridas ao evento
- atividades culturais e gastronômicas que integrem os participantes e os insiram no contexto da cultura da região de Pelotas
- atividades de reunião da comissão de organização, desde o índio do projeto
- atividades de gestão do evento, distribuição de atividades, avaliação de trabalhos e interação com os participantes
-atividades de integração com a Escola Básica
- atividades de avaliação final do evento realizado
- atividades descentralizadas, já clássicas ao evento, denominadas de "Pré-EDEQ", sobre as quais os diferentes grupos de participantes se organizam e discutem sobre um tema comum indicado pela coordenação do evento;
- atividades presenciais nos dias 14 e 15 de outubro de 2022, que constituem o próprio evento
- atividades híbridas nos dias 14 e 15 de outubro de 2022, que constituem a tentativa inaugural de trazer ações híbridas ao evento
- atividades culturais e gastronômicas que integrem os participantes e os insiram no contexto da cultura da região de Pelotas
- atividades de reunião da comissão de organização, desde o índio do projeto
- atividades de gestão do evento, distribuição de atividades, avaliação de trabalhos e interação com os participantes
-atividades de integração com a Escola Básica
- atividades de avaliação final do evento realizado
Indicadores, Metas e Resultados
Como metas e indicadores há:
- Meta: Participação de docentes e discentes dos diferentes níveis educacionais.
Indicador: participantes inscritos
- Meta: Participação de sujeitos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, do Brasil e de países vizinhos
Indicador: participantes inscritos
- Meta: Realização de atividades específicas de aprofundamento no campo do Ensino de Química e atividades gerais de interação e integração entre os participantes.
Indicador: Programação do Evento
- Meta: Valorização dos sujeitos docentes da Escola Básica.
Indicador: Inserção dos sujeitos docentes nas atividades programadas.
- Meta: Participação de docentes e discentes dos diferentes níveis educacionais.
Indicador: participantes inscritos
- Meta: Participação de sujeitos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, do Brasil e de países vizinhos
Indicador: participantes inscritos
- Meta: Realização de atividades específicas de aprofundamento no campo do Ensino de Química e atividades gerais de interação e integração entre os participantes.
Indicador: Programação do Evento
- Meta: Valorização dos sujeitos docentes da Escola Básica.
Indicador: Inserção dos sujeitos docentes nas atividades programadas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRO CURY SOARES | 24 | ||
ALZIRA YAMASAKI | |||
ANDRESSA SOARES BENTO | |||
BRUNA GABRIELE EICHHOLZ VIEIRA | |||
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 2 | ||
CAMILA LITCHINA BRASIL | |||
CHARLENE BARBOSA DE PAULA | |||
DANIEL ENRIQUE DE JESUS SAN JOSE MOYA | |||
DIEGO NASCIMENTO DA COSTA | |||
EDUARDA VIEIRA DE SOUZA | |||
FABIO ANDRE SANGIOGO | 24 | ||
FERNANDA JARDIM DIAS DA PIEDADE | |||
FERNANDA KAROLAINE DUTRA DA SILVA | |||
FERNANDA KAROLAINE DUTRA DA SILVA | |||
FLÁVIA MOURA DE FREITAS | |||
INGRID DUTRA DE AVILA | |||
JAMILY DA SILVA DOS ANJOS | |||
JENIFFER BATISTA CARVALHO | |||
Jailson de Sousa Júnior | |||
Jhone Ferreira de Castro | |||
LITIELLI DE LIMA ALVES | |||
MARCELO MOLLER ALVES | |||
MATHEUS DE LIMA RUFINO | |||
MATHEUS ZORZOLI KROLOW | |||
MICHAEL COSTA DA ROSA | |||
MURIEL BELO PEREIRA | |||
NATALIA MAIQUELE DALMANN MARON | |||
NATALÍ FARIAS CARDOSO | |||
NATANA BIERHALS OTTO | |||
Natanna Antunes da Luz | |||
PAOLA BORK ABIB KOHN | |||
ROGER BRUNO DE MENDONCA | |||
SUZANA ROSA DE SOUZA | |||
TAINARA VAHL | |||
TAVANE DA SILVA RODRIGUES | |||
THAÍS RUAS VIEGAS | |||
THEO LAHORGUE ROSCOFF | |||
THÉO GULARTE DELLA VECHIA | |||
VERIDIANA KROLOW BOSENBECKER | |||
VITÓRIA SCHIAVON DA SILVA | |||
VIVIANE MACIEL DA SILVA |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Taxa de Inscrição | R$ 125.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339014 - Diária Pessoa Civil | R$ 2.000,00 |
339018 - Auxílio Financeiro a Estudantes | R$ 4.000,00 |
339020 - Auxílio Financeiro a Pesquisador | R$ 7.000,00 |
339030 - Material de Consumo | R$ 10.000,00 |
339031 - Premiações Culturais, Científicas, Desportivas e Outras | R$ 10.000,00 |
399032 - Material de Distribuição Gratuita | R$ 12.000,00 |
339033 - Passagens de Despesas de Locomoção | R$ 10.000,00 |
339036 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Física | R$ 2.000,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 39.600,00 |
339040 - Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação Pessoa Jurídica | R$ 5.000,00 |
339147 - Obrigações Tributárias e Contributivas | R$ 400,00 |
449052 - Equipamentos e Material Permanente | R$ 23.000,00 |