Nome do Projeto
LABORATÓRIO ABERTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS EM MADEIRA - 2022
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/03/2022 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto organiza as atividades de extensão realizadas sobre bens culturais de suporte em madeira, vinculando-as a ensino e pesquisa. Através desde projeto o espaço físico do laboratório de Conservação e Restauração de Bens em Madeira do curso de Conservação e Restauração torna-se uma oportunidade para o atendimento de demandas da comunidade, recebendo bens culturais que necessitam de procedimentos de conservação e restauração, divulgando e facilitando o acesso de estudantes, pesquisadores e do público em geral a estas atividades.

Objetivo Geral

Fornecer serviços de conservação e restauração de bens culturais em suporte madeira para a comunidade em geral, integralizando o ensino da prática da conservação e restauração com a pesquisa sobre objetos culturais.

Justificativa

Este projeto justifica-se para atender uma demanda da comunidade (museus, clubes, particulares, etc); e também curricularizar as atividades de extensão que acontecem dentro do laboratório.

Metodologia

A extensão, no caso deste projeto, caracteriza-se pelo trabalho de conservação e restauração realizado diretamente sobre um bem que pertence à comunidade externa da UFPel.
O laboratório funciona por demanda, seja das disciplinas que terão carga horária de extensão ou por demanda da comunidade que poderá ser atendida por alunos interessados em atividades práticas fora do horário das aulas.
Em qualquer uma destas situações os alunos executarão, sob a orientação dos professores e técnicos da UFPel, procedimentos consonantes com a teoria, metodologia e códigos de ética da conservação e restauração.

Indicadores, Metas e Resultados

Não há como prever um número de objetos a serem tratados anualmente através deste projeto, no entanto, o atendimento das demandas da comunidade é uma meta deste projeto. Como a documentação das obras e das atividades de restauração é considerada atividade obrigatória, incentiva-se os alunos a apresentarem e divulgarem os trabalhos em eventos acadêmicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON CARPINTER MOREIRA
CICERO THIAGO DE OLIVEIRA BALTAZAR
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA
DANIELE BALTZ DA FONSECA5
KELI CRISTINA SCOLARI5
LUIZA BARBOSA BRUNELLI
LUIZA RIBEIRO SANTANA
Letícia Quintana Lopes
MAGDA VILLANOVA NUNES
MARCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO
MARI TEREZINHA VAHL MATTIES
MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO
MARIANA PLANTZ DOS SANTOS
NATHÂNIA MARIA DA SILVA
OLGA GENI PINTO JECK CABRAL
PAMELA KAROW DOS SANTOS
RAYZA ROVEDA ATAIDES
RUBENS IRIGON ATRIB
TATIANI ALVES RODRIGUES DE ABREU

Página gerada em 22/02/2024 08:04:25 (consulta levou 0.128618s)