Nome do Projeto
O uso do aplicativo Instagram como meio de informação sobre a Gestão dos Recursos Hídricos para a comunidade em geral
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 30/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
No contexto atual, assuntos relacionados ao meio ambiente e aos recursos hídricos têm se tornado cada vez mais importantes. Frequentemente recebemos notícias referentes aos impactos que os danos ambientais geram na vida de todos, por exemplo, o aumento das tarifas de saneamento e energia elétrica devido a crise hídrica, deslizamento de terras causados pelos eventos extremos de precipitação. Dessa forma, o objetivo do projeto visa proporcionar à população em geral e da UFPel o acesso a conteúdos relacionados à área de Gestão dos Recursos Hídricos e incentivar as práticas sustentáveis. A ideia do projeto de extensão surgiu a partir de uma reunião do NEEP em Gestão de Sistemas Hídricos com o intuito de desenvolver uma proposta relacionada à área de Recursos Hídricos, onde foi observado a carência do assunto para com a comunidade nas mídias sociais, possibilitando um amplo espaço de divulgação.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Divulgar e conscientizar a comunidade da UFPel, moradores de Pelotas e demais municípios, através de conteúdos e informações relevantes relacionados a área de Gestão dos Recursos Hídricos pelo aplicativo Instagram.
Objetivos específicos:
- Disponibilizar a comunidade conteúdos abordados na área de Recursos Hídricos;
- Compartilhar dicas, curiosidades e projetos voltados às áreas de: Reúso da Água, Economia dos Recursos Hídricos, Gestão de Recursos Hídricos e Climatologia;
- Incentivar a busca por ações de uso e conservação e de práticas sustentáveis;
- Informar sobre estágios e empregos nas áreas da Engenharia Hídrica;
- Verificar quais as mensagens postadas no Instagram que obtiveram os maiores impactos perante a comunidade.

Justificativa

A proposta do projeto de extensão justifica-se por proporcionar à população em geral o acesso a assuntos e conteúdos importantes, voltados ao meio ambiente e aos recursos hídricos, além de promover a integração entre a comunidade acadêmica da UFPel e a população externa. Os temas abordados se mostram de grande valia, principalmente no cenário atual onde presenciamos eventos climáticos extremos, crise hídrica, degradação ambiental, entre outros. O projeto, da mesma forma, justifica-se devido a representatividade e espaço que as mídias sociais adquiriram ao longo dos últimos anos, tornando-se, principalmente neste período pandêmico, a principal ferramenta de comunicação e disseminação de informações e conhecimento para toda comunidade. Além de proporcionar ao aluno bolsista uma interação com a comunidade UFPel e externa.

Metodologia

Para o andamento do projeto serão realizadas reuniões online semanais para a verificação do plano de atividades. O primeiro passo será a realização de uma revisão bibliográfica abrangendo o tema abordado, recursos hídricos. Juntamente será realizado um cronograma semanal de atividades com tópicos que irão compor o perfil do Instagram dentre eles:
● Dicas da Profª: i) serão sugeridos filmes e documentários, com o objetivo de trazer assuntos dentro do tema para a população em forma de entretenimento; e ii) serão disponibilizadas dicas de projetos para serem realizados pela comunidade com o intuito de incentivar à prática de ações sustentáveis;
Profª Ensina: serão abordadas separadamente as áreas de: Reúso da Água, Economia dos Recursos Hídricos, Gestão de Recursos Hídricos e Climatologia, postando tópicos e vídeos do assunto semanalmente.A próxima etapa a ser realizada seria a elaboração de perguntas, referentes ao conteúdo abordado na semana, em forma de Quiz através dos stories do Instagram para verificar a interação da comunidade com o projeto. Será realizado também a organização dos destaques (arquivos de stories) onde ficaram disponíveis, os seguintes quadros:
● Profª Explica: curiosidades referentes aos assuntos tratados no quadro Profª Ensina, publicados semanalmente;
● Oportunidades: oportunidades de emprego e estágio na área de recursos hídricos;
● Projetos: projetos desenvolvidos pelo grupo;
● Produção Científica: trabalhos publicados em anais de eventos e revistas.

Indicadores, Metas e Resultados

Facilitar o acesso à informação, possibilitando à comunidade o entendimento sobre o tema e instigando o interesse nas áreas relacionadas aos recursos Hídricos, proporcionando o incentivo às práticas sustentáveis através dos quadros abordados no aplicativo Instagram. Ao final do projeto será realizado um relatório técnico apresentando os pontos positivos e negativos da ação, sugerindo novas propostas, afim de ampliar o alcance do mesmo com a comunidade. Submeter resumos ao Congresso de Extensão e Cultura da UFPel e eventos de outras instituições de ensino. Além de proporcionar ao bolsista o conhecimento sobre os recursos hídricos, as práticas de uso e conservação, e também a interação com os membros do grupo, discentes e docentes da UFPel, e com a comunidade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ERILANDIA DE ANDRADE FERREIRA
JORDANA FANTINEL AZAMBUJA
JUNIA PACHECO SPERB
LEANDRA MARTINS BRESSAN
LUKAS DOS SANTOS BOEIRA
THAIS PEREIRA NOUALS
VICTÓRIA DE SOUZA WOJAHN
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA1

Página gerada em 19/04/2024 20:31:56 (consulta levou 0.135389s)