Nome do Projeto
Geografia em Jogos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/03/2022 - 22/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Em tempos de aceleradas mudanças envolvendo a prática pedagógica de professores(as), algumas provocadas pelo contexto da pandemia de COVID-19 e outras em curso antes do período pandêmico, entende-se que o ensino de Geografia não deve distanciar-se de elementos presentes no cotidiano dos alunos(as), como as tecnologias digitais e os jogos. A evolução dos games e da realidade virtual é expressiva, pois estes elementos avançam significativamente em qualidade gráfica e possibilidades de interação e são acessados por uma parcela dos jovens. Já os jogos analógicos também se fazem presentes na infância e adolescência de muitos alunos da educação básica. Nesse sentido, é possível e necessário que se pense em formas de aproximação dessa realidade com o contexto escolar. Diante disso, é imprescindível investigar o que os(as) docentes de Geografia da educação básica pensam, se e como incorporam os jogos nas suas aulas. Assim, pretende-se nesse projeto propiciar, no contexto da formação de professores, um espaço de pesquisa, diálogo e reflexão sobre ensino de Geografia e o universo lúdico dos jogos.

Objetivo Geral

Analisar a inserção e utilização de jogos no ensino de Geografia na educação básica nas redes públicas no município de Pelotas/RS.
Realizar, por meio de ações de ensino e extensão, estudos analíticos, discussões e publicações sobre a utilização de jogos analógicos e digitais no ensino de Geografia na educação básica.

Justificativa

No contexto de profundas transformações econômicas, políticas, ambientais, sociais e culturais, entende-se que o ensino de Geografia necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes à contemporaneidade. Para isso, é necessário valorizar as discussões sobre recursos didáticos, tecnologias digitais, jogos e gamificação na educação no processo de formação de professores de Geografia. Assim, esse projeto pretende, a partir de ações de pesquisa, ensino e extensão, analisar, discutir e compartilhar com a comunidade reflexões sobre a inserção de jogos como uma possibilidade metodológica no ensino de Geografia.

Metodologia

A fim de alcançar os objetivos propostos, serão realizadas as seguintes atividades:

Serão adotados procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da ação de pesquisa. Primeiro é importante demarcar que no que tange à abordagem do problema a pesquisa é do tipo qualitativa, pressupondo a compreensão dos diferentes fenômenos presentes na realidade estudada, ainda que venha a utilizar variáveis de natureza quantitativa ao coletar dados sobre a utilização de jogos nas práticas pedagógicas de Geografia. Serão realizadas leituras para aprofundamento na temática, elaboração de instrumentos de pesquisa e trabalho de campo aplicando questionários e/ou entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia a fim de apreender a presença dos jogos nas suas práticas pedagógicas. Para isso, será estabelecido contato com a Secretaria Municipal de Educação e a 5° CRE - Coordenadoria Regional de Educação para apresentar a pesquisa e estabelecer formas de cooperação. Os dados coletados serão sistematizados e analisados para subsidiar reflexões envolvendo jogos e o ensino de Geografia, seguido da elaboração do relatório e de textos para publicação científica.

Para a ação de ensino será constituído um grupo formado por alunos e alunas do curso de licenciatura em Geografia para organização e definição das temáticas e leituras que serão realizadas. Na sequência, serão agendadas reuniões quinzenais com o grupo do projeto visando discutir os textos constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas abordados. Enquanto perdurarem as orientações de distanciamento social, os encontros serão virtuais.

Para ação de extensão serão realizadas discussões sobre a temática dos jogos e ensino de Geografia, porém abertos a comunidade via transmissões pelo YouTube. Esses momentos contarão com a presença de convidados(as) externos e membros integrantes do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar e conhecer práticas de ensino de Geografia na educação básica envolvendo jogos.
Refletir sobre os limites e possibilidades da inserção de jogos no ensino de Geografia, considerando as diferentes realidades escolares.
Contribuir para a formação de professores de Geografia críticos e reflexivos.
Fomentar o debate sobre a utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Geografia, dentro e fora da Universidade.
Ampliar a discussão acerca dos jogos e suas possibilidades para o ensino de Geografia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOMINIQUE BRZOSKOWSKI CHAGAS
GABRIELA DAMBROS4
GABRIELA PERACA MADRUGA
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
HENRIQUE GOTALDO LEMOS BATISTA
MÁRCIO DA COSTA LEAL JUNIOR
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
PEDRO ATILA MOREIRA SIMOES
RAUL CUNHA FIORI
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES

Página gerada em 25/06/2022 16:07:40 (consulta levou 0.065055s)