Nome do Projeto
Geografia em Jogos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/03/2022 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Em tempos de aceleradas mudanças envolvendo a prática pedagógica de professores(as), algumas provocadas pelo contexto da pandemia de COVID-19 e outras em curso antes do período pandêmico, entende-se que o ensino de Geografia não deve distanciar-se de elementos presentes no cotidiano dos alunos(as), como as tecnologias digitais e os jogos.
A evolução dos games e da realidade virtual é expressiva, pois estes elementos avançam significativamente em qualidade gráfica e possibilidades de interação e são acessados por uma parcela dos jovens. Já os jogos analógicos também se fazem presentes na infância e adolescência de muitos alunos da educação básica. Nesse sentido, é possível e necessário que se pense em formas de aproximação dessa realidade com o contexto escolar. Diante disso, é imprescindível investigar o que os(as) docentes de Geografia da educação básica pensam, se e como incorporam os jogos nas suas aulas. Assim, pretende-se nesse projeto propiciar, no contexto da formação de professores, um espaço de pesquisa, diálogo e reflexão sobre ensino de Geografia e o universo lúdico dos jogos.
Objetivo Geral
Analisar a inserção e utilização de jogos no ensino de Geografia na educação básica nas redes públicas no município de Pelotas/RS.
Realizar, por meio de ações de ensino e extensão, estudos analíticos, discussões e publicações sobre a utilização de jogos analógicos e digitais no ensino de Geografia na educação básica.
Realizar, por meio de ações de ensino e extensão, estudos analíticos, discussões e publicações sobre a utilização de jogos analógicos e digitais no ensino de Geografia na educação básica.
Justificativa
No contexto de profundas transformações econômicas, políticas, ambientais, sociais e culturais, entende-se que o ensino de Geografia necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes à contemporaneidade. Para isso, é necessário valorizar as discussões sobre recursos didáticos, tecnologias digitais, jogos e gamificação na educação no processo de formação de professores de Geografia. Assim, esse projeto pretende, a partir de ações de pesquisa, ensino e extensão, analisar, discutir e compartilhar com a comunidade reflexões sobre a inserção de jogos como uma possibilidade metodológica no ensino de Geografia.
Metodologia
A fim de alcançar os objetivos propostos, serão realizadas as seguintes atividades:
Serão adotados procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da ação de pesquisa. Primeiro é importante demarcar que no que tange à abordagem do problema a pesquisa é do tipo qualitativa, pressupondo a compreensão dos diferentes fenômenos presentes na realidade estudada, ainda que venha a utilizar variáveis de natureza quantitativa ao coletar dados sobre a utilização de jogos nas práticas pedagógicas de Geografia. Serão realizadas leituras para aprofundamento na temática, elaboração de instrumentos de pesquisa e trabalho de campo aplicando questionários e/ou entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia a fim de apreender a presença dos jogos nas suas práticas pedagógicas. Para isso, será estabelecido contato com a Secretaria Municipal de Educação e a 5° CRE - Coordenadoria Regional de Educação para apresentar a pesquisa e estabelecer formas de cooperação. Os dados coletados serão sistematizados e analisados para subsidiar reflexões envolvendo jogos e o ensino de Geografia, seguido da elaboração do relatório e de textos para publicação científica.
Para a ação de ensino será constituído um grupo formado por alunos e alunas do curso de licenciatura em Geografia para organização e definição das temáticas e leituras que serão realizadas. Na sequência, serão agendadas reuniões quinzenais com o grupo do projeto visando discutir os textos constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas abordados. Enquanto perdurarem as orientações de distanciamento social, os encontros serão virtuais.
Para ação de extensão serão realizadas discussões sobre a temática dos jogos e ensino de Geografia, porém abertos a comunidade via transmissões pelo YouTube. Esses momentos contarão com a presença de convidados(as) externos e membros integrantes do projeto.
Serão adotados procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da ação de pesquisa. Primeiro é importante demarcar que no que tange à abordagem do problema a pesquisa é do tipo qualitativa, pressupondo a compreensão dos diferentes fenômenos presentes na realidade estudada, ainda que venha a utilizar variáveis de natureza quantitativa ao coletar dados sobre a utilização de jogos nas práticas pedagógicas de Geografia. Serão realizadas leituras para aprofundamento na temática, elaboração de instrumentos de pesquisa e trabalho de campo aplicando questionários e/ou entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia a fim de apreender a presença dos jogos nas suas práticas pedagógicas. Para isso, será estabelecido contato com a Secretaria Municipal de Educação e a 5° CRE - Coordenadoria Regional de Educação para apresentar a pesquisa e estabelecer formas de cooperação. Os dados coletados serão sistematizados e analisados para subsidiar reflexões envolvendo jogos e o ensino de Geografia, seguido da elaboração do relatório e de textos para publicação científica.
Para a ação de ensino será constituído um grupo formado por alunos e alunas do curso de licenciatura em Geografia para organização e definição das temáticas e leituras que serão realizadas. Na sequência, serão agendadas reuniões quinzenais com o grupo do projeto visando discutir os textos constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas abordados. Enquanto perdurarem as orientações de distanciamento social, os encontros serão virtuais.
Para ação de extensão serão realizadas discussões sobre a temática dos jogos e ensino de Geografia, porém abertos a comunidade via transmissões pelo YouTube. Esses momentos contarão com a presença de convidados(as) externos e membros integrantes do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Identificar e conhecer práticas de ensino de Geografia na educação básica envolvendo jogos.
Refletir sobre os limites e possibilidades da inserção de jogos no ensino de Geografia, considerando as diferentes realidades escolares.
Contribuir para a formação de professores de Geografia críticos e reflexivos.
Fomentar o debate sobre a utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Geografia, dentro e fora da Universidade.
Ampliar a discussão acerca dos jogos e suas possibilidades para o ensino de Geografia.
Refletir sobre os limites e possibilidades da inserção de jogos no ensino de Geografia, considerando as diferentes realidades escolares.
Contribuir para a formação de professores de Geografia críticos e reflexivos.
Fomentar o debate sobre a utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Geografia, dentro e fora da Universidade.
Ampliar a discussão acerca dos jogos e suas possibilidades para o ensino de Geografia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Dominique Brzoskowski Chagas | |||
FAGNER FERNANDES DUARTE | |||
GABRIELA DAMBROS | 4 | ||
GUILHERME DA SILVA CRIZEL | |||
Gustavo Argenta | |||
MÁRCIO DA COSTA LEAL JUNIOR | |||
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS | |||
PEDRO ÁTILA MOREIRA SIMÕES | |||
RODRIGO DE OLIVEIRA PERALDO | |||
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES | |||
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES | |||
VINICIUS FERREIRA GOMES |