Nome do Projeto
Percepção dos diferentes atores envolvidos para o desenvolvimento de diretrizes para prática clínica em odontologia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/03/2022 - 04/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As diretrizes para a prática clínica (DPCs) são documentos desenvolvidos de forma sistemática, que devem ser baseados na avaliação das melhores evidências disponíveis, com o propósito de auxiliar os profissionais e gestores na tomada de decisão na prática clínica para indivíduos, populações e sistemas de saúde. Este projeto se destina a avaliar os procedimentos adotados na elaboração de DPCs realizadas pelo grupo Observatório Global de Cuidados Odontológicos, sob a ótica dos participantes envolvidos. Adicionalmente, lacunas identificadas, como a percepção dos usuários, serão investigadas para permitir o desenvolvimento de ações futuras.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo avaliar a percepção sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento de diretrizes para a prática clínica em Odontologia.

Justificativa

A tomada de decisão para as recomendações geradas em uma DPC pode ser complexa, exigindo julgamentos sobre múltiplos fatores, envolvendo interações entre vários participantes da equipe e diferentes tipos de informação, acerca da evidência e das ferramentas utilizadas. Neste sentido, a avaliação do processo de desenvolvimento de DPCs, sob a ótica dos diferentes participantes, identificando as maiores barreiras e facilitadores encontrados durante o processo, e identificando as dinâmicas de trabalho adotadas em diferentes grupos é de interesse para orientações e reflexões na confecção de futuras DPCs. Adicionalmente, provedores de serviços e acadêmicos podem não ser capazes de antecipar o que é considerado importante na percepção dos usuários, o que constituiu uma etapa relevante no desenvolvimento de DPCs. Estudos de percepção dos usuários acerca de procedimentos odontológicos são escassos, e portanto, investigações são necessárias para identificar aspectos importantes sob a ótica dos usuários.

Metodologia

Serão realizadas pesquisas exploratórias, com amostras de conveniência em estudos transversais, através de questionários autoaplicáveis, para avaliar a percepção dos participantes sobre o desenvolvimento ou adaptação de Diretrizes para a Prática Clínica em Odontologia. Aspectos específicos do processo de desenvolvimento da diretriz são abordados, tais como escopo, metodologia, evidências e recomendações, além de domínios relacionados à administração, treinamento, satisfação e incentivo para participação, dentre outros.
Para abordar a percepção do usuário sobre o atendimento ou procedimentos odontológicos, será realizada uma revisão sistemática da literatura, incluindo estudos qualitativos e componentes qualitativos de estudos com métodos mistos, que explorem experiências/percepções frente ao atendimento odontológico.

Indicadores, Metas e Resultados

- Obtenção de dados sobre barreiras e facilitadores no desenvolvimento de DPCs na ótica dos integrantes. Relatórios / Dissertação de mestrado.
- Sistematização de informações de experiências / percepções relacionadas ao atendimento odontológico do usuário final (paciente). Dissertação de mestrado. Embasar a construção de roteiros para entrevistas em estudos qualitativos fenomenológicos para novas ações / Projeto de doutorado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANELISE FERNANDES MONTAGNER3
FRANCOISE HELENE VAN DE SANDE LEITE7
LETICIA UCKER ARANALDE
Luciana Dalsochio
PAULA BURNS LEITE KAMPHORST
RODRIGO KÖNSGEN ROSSALES
THAIS MAZZETTI

Página gerada em 18/04/2024 23:24:36 (consulta levou 0.144573s)