Nome do Projeto
OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS (EJA) CIÊNCIAS HUMANAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/03/2022 - 31/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A formação continuada de Educadores de Jovens e Adultos (EJA) nos dias atuais tem se constituído em um campo de atuação importante, face aos desafios que a modalidade vem enfrentando, com a falta de políticas públicas, baixo investimento na formação docente e consequente evasão escolar dos alunos da EJA (SILVA, 2020). Diante da necessidade de contribuirmos com a formação continuada, de pensar em estratégias de ensino que valorizem os saberes e vivências dos alunos, tem-se como objetivo central: promover espaço de discussão e reflexão sobre as práticas desenvolvidas, a partir de temas e conteúdos interdisciplinares, possibilitando aos professores da área de ciências humanas, que atuam na EJA, ampliar a troca de experiências e aprendizados. metodologicamente a proposta se estrutura em três eixos centrais: a) definição, elaboração e divulgação das oficinas; Execução das oficinas pedagógicas para professores da rede municipal de ensino, e; avaliação final, com a estruturação de um banco de dados com os materiais ou propostas pedagógicas elaboradas pelos participantes do curso. Por fim, espera-se que esta proposta possa contribuir de forma efetiva para a formação continuada de professores da área de ciências humanas que atuam na EJA.
Objetivo Geral
Promover espaço de discussão e reflexão sobre as práticas desenvolvidas, a partir de temas e conteúdos interdisciplinares, possibilitando aos professores da área de ciências humanas, que atuam na EJA, ampliar a troca de experiências e aprendizados.
Justificativa
A proposta desenvolvida para formação específica de Educadores de Jovens e Adultos (EJA) emergiu das discussões e do envolvimento que temos com as pesquisas e com o trabalho desenvolvido na formação inicial de professores de Geografia da Universidade Federal de Pelotas, a partir do PIBID. Essas discussões ganharam expressividade e foram acolhidas pela gestão da EJA na SMED (Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas-RS), para que fosse então proposta para o público de professores que atuam na área de Ciências Humanas.
Como a educação de jovens e adultos é um tema que nem todos os currículos de formação inicial trazem de forma explícita, acreditamos que a partir da realização de oficina pedagógicas, possamos contribuir para a formação inicial e continuada de professores na área de Ciências Humanas, da educação básica do município de Pelotas-RS.
Para tal, articulou-se a proposta, tendo como título: “Oficinas pedagógicas para a formação continuada de educadores de jovens e adultos (EJA) – Ciências Humanas”. Os temas elencados surgiram a partir dos diálogos e sugestões advindas de docentes e gestores que atuam na SMED, bem como dos bolsistas que atuam no Programa de Institucional de Iniciação à docência, PIBID-Geografia - UFPel, totalizando 5 temas, divididos em módulos: Modulo I - A cidade e as relações socioespaciais no contexto da EJA; Módulo II - Conhecendo a cidade: discutindo o saneamento básico - Módulo III – Conhecendo origens e tradições populares a partir de vivências; Módulo IV – Eu sou o meu som: A importância da inserção de linguagens cotidianas para a formação de jovens e adultos; e Módulo V - Mediação de conflitos: reflexão sobre as diferentes formas de violência no contexto social e escolar.
Organizar a proposta de formação continuada de professores da EJA no formato de oficina pedagógica, possibilita que possamos traçar o percurso formativo, de forma interdisciplinar, buscando abarcar temáticas norteadoras que envolvam as diferentes áreas de formação e que dialoguem com a realidade vivida pelos sujeitos da EJA.
Como a educação de jovens e adultos é um tema que nem todos os currículos de formação inicial trazem de forma explícita, acreditamos que a partir da realização de oficina pedagógicas, possamos contribuir para a formação inicial e continuada de professores na área de Ciências Humanas, da educação básica do município de Pelotas-RS.
Para tal, articulou-se a proposta, tendo como título: “Oficinas pedagógicas para a formação continuada de educadores de jovens e adultos (EJA) – Ciências Humanas”. Os temas elencados surgiram a partir dos diálogos e sugestões advindas de docentes e gestores que atuam na SMED, bem como dos bolsistas que atuam no Programa de Institucional de Iniciação à docência, PIBID-Geografia - UFPel, totalizando 5 temas, divididos em módulos: Modulo I - A cidade e as relações socioespaciais no contexto da EJA; Módulo II - Conhecendo a cidade: discutindo o saneamento básico - Módulo III – Conhecendo origens e tradições populares a partir de vivências; Módulo IV – Eu sou o meu som: A importância da inserção de linguagens cotidianas para a formação de jovens e adultos; e Módulo V - Mediação de conflitos: reflexão sobre as diferentes formas de violência no contexto social e escolar.
Organizar a proposta de formação continuada de professores da EJA no formato de oficina pedagógica, possibilita que possamos traçar o percurso formativo, de forma interdisciplinar, buscando abarcar temáticas norteadoras que envolvam as diferentes áreas de formação e que dialoguem com a realidade vivida pelos sujeitos da EJA.
Metodologia
O projeto foi estruturado para ser desenvolvido no formato online, dividido em 3 etapas ou ações.
Sendo assim: o projeto será executado a partir de 3 ações descritas a seguir:
A PRIMEIRA AÇÃO: “Planejamento e divulgação das oficinas”.
Período: 07/03 à 20/04.
Objetivos: Criar e ampliar os espaços de discussão e diálogo sobre as práticas na educação de jovens e adultos, com base em temáticas interdisciplinares, que fazem parte da cotidianidade dos alunos da EJA;
Relevância para a sociedade: Contribuir para a formação continuada dos professores da educação básica, em especial os que atuam na Educação de Jovens e Adultos.
A SEGUNDA AÇÃO: “Desenvolvimento – oficinas pedagógicas”.
Objetivos: Desenvolver estratégias metodológicas articuladas aos conhecimentos na área de Ciências Humanas, os quais estejam vinculadas ao processo formativo dos alunos e que busquem valorizar as vivências e saberes trazidos pelos sujeitos da EJA.
Possibilitar que os professores e estudantes envolvidos na proposta, compreendam e problematizem a realidade da EJA, a partir das temáticas desenvolvidas;
Relevância para a sociedade: Possibilitar uma formação crítica, a partir de estratégias de ensino, para que os sujeitos envolvidos passam pensar o espaço social e exercer a cidadania a partir de uma educação.
Período: 20/04 a 15/06
Como já destacado, esta ação se dará no formato online, pela plataforma da webconf, com encontro às quartas-feiras, das 19h as 22h. Os participantes terão para cada módulo, a participação no formato de encontros síncronos um total de 3h e no formato assíncrono, um total de 5 h, totalizando, 8 horas (para cada módulo).
A TERCEIRA AÇÃO: Avaliação
Objetivos: Refletir sobre as estratégias metodológicas que estimulem os professores e alunos a serem protagonistas de sua formação.
Disponibilizar o material didático elaborado para que docentes e alunos tenham acesso, como fonte de inspiração para outras atividades.
Relevância para a sociedade: A partir dessa ação espera-se levantar elementos que possam subsidiar outras ações de formação inicial e continuada de professores de Geografia e áreas correlatas.
Período: 16/06 a 31/07.
Como forma de registro, a presente proposta será desenvolvida durante o período de 10/03/2022 a 31/07/2022.
O curso de extensão intitulado, “oficinas pedagógicas para a formação continuada de educadores de jovens e adultos (EJA) Ciências Humanas”, será ofertado aos professores da rede básica de ensino, do município de Pelotas e região, que atuam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), área de Ciência Humanas.
As inscrições serão feitas via formulário online e serão divulgadas nas redes sociais através do link: https://wp.ufpel.edu.br/lega/, e pelos órgãos responsáveis das secretarias de educação do município de Pelotas e adjacências.
O formato da realização do curso de formação continuada será online, em decorrência da pandemia de covid-19. Serão ofertadas 50 vagas no total, podendo-se ampliar a possibilidade para outras edições. A carga horária total do curso será de 40h. Os participantes do curso de formação continuada terão direito a certificação, com a participação de pelo menos 75% da carga horária realizada.
O curso será realizado às quartas-feiras à noite, das 19h-22h, na plataforma da webconf – UFPel.
Serão realizadas oficinas pedagógicas, estruturadas em 5 módulos, com carga horária total de 8h, por módulo. Abaixo temos a distribuição dos módulos, das oficinas pedagógicas para a formação continuada de professores da EJA:
1 A cidade e as relações socioespaciais no contexto da EJA (8h), realização (20/04);
2 Conhecendo a cidade: discutindo o saneamento básico (8h), realização (04/05);
3 Conhecendo origens e tradições populares a partir de vivências (8h), realização (18/05);
4 Eu sou o meu som. A importância da inserção de linguagens cotidianas para a formação de jovens e adultos (8h), realização (06/06);
5 Mediação de conflitos: reflexão sobre as diferentes formas de violência no contexto social e escolar (8h), realização (16/06);
Sendo assim: o projeto será executado a partir de 3 ações descritas a seguir:
A PRIMEIRA AÇÃO: “Planejamento e divulgação das oficinas”.
Período: 07/03 à 20/04.
Objetivos: Criar e ampliar os espaços de discussão e diálogo sobre as práticas na educação de jovens e adultos, com base em temáticas interdisciplinares, que fazem parte da cotidianidade dos alunos da EJA;
Relevância para a sociedade: Contribuir para a formação continuada dos professores da educação básica, em especial os que atuam na Educação de Jovens e Adultos.
A SEGUNDA AÇÃO: “Desenvolvimento – oficinas pedagógicas”.
Objetivos: Desenvolver estratégias metodológicas articuladas aos conhecimentos na área de Ciências Humanas, os quais estejam vinculadas ao processo formativo dos alunos e que busquem valorizar as vivências e saberes trazidos pelos sujeitos da EJA.
Possibilitar que os professores e estudantes envolvidos na proposta, compreendam e problematizem a realidade da EJA, a partir das temáticas desenvolvidas;
Relevância para a sociedade: Possibilitar uma formação crítica, a partir de estratégias de ensino, para que os sujeitos envolvidos passam pensar o espaço social e exercer a cidadania a partir de uma educação.
Período: 20/04 a 15/06
Como já destacado, esta ação se dará no formato online, pela plataforma da webconf, com encontro às quartas-feiras, das 19h as 22h. Os participantes terão para cada módulo, a participação no formato de encontros síncronos um total de 3h e no formato assíncrono, um total de 5 h, totalizando, 8 horas (para cada módulo).
A TERCEIRA AÇÃO: Avaliação
Objetivos: Refletir sobre as estratégias metodológicas que estimulem os professores e alunos a serem protagonistas de sua formação.
Disponibilizar o material didático elaborado para que docentes e alunos tenham acesso, como fonte de inspiração para outras atividades.
Relevância para a sociedade: A partir dessa ação espera-se levantar elementos que possam subsidiar outras ações de formação inicial e continuada de professores de Geografia e áreas correlatas.
Período: 16/06 a 31/07.
Como forma de registro, a presente proposta será desenvolvida durante o período de 10/03/2022 a 31/07/2022.
O curso de extensão intitulado, “oficinas pedagógicas para a formação continuada de educadores de jovens e adultos (EJA) Ciências Humanas”, será ofertado aos professores da rede básica de ensino, do município de Pelotas e região, que atuam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), área de Ciência Humanas.
As inscrições serão feitas via formulário online e serão divulgadas nas redes sociais através do link: https://wp.ufpel.edu.br/lega/, e pelos órgãos responsáveis das secretarias de educação do município de Pelotas e adjacências.
O formato da realização do curso de formação continuada será online, em decorrência da pandemia de covid-19. Serão ofertadas 50 vagas no total, podendo-se ampliar a possibilidade para outras edições. A carga horária total do curso será de 40h. Os participantes do curso de formação continuada terão direito a certificação, com a participação de pelo menos 75% da carga horária realizada.
O curso será realizado às quartas-feiras à noite, das 19h-22h, na plataforma da webconf – UFPel.
Serão realizadas oficinas pedagógicas, estruturadas em 5 módulos, com carga horária total de 8h, por módulo. Abaixo temos a distribuição dos módulos, das oficinas pedagógicas para a formação continuada de professores da EJA:
1 A cidade e as relações socioespaciais no contexto da EJA (8h), realização (20/04);
2 Conhecendo a cidade: discutindo o saneamento básico (8h), realização (04/05);
3 Conhecendo origens e tradições populares a partir de vivências (8h), realização (18/05);
4 Eu sou o meu som. A importância da inserção de linguagens cotidianas para a formação de jovens e adultos (8h), realização (06/06);
5 Mediação de conflitos: reflexão sobre as diferentes formas de violência no contexto social e escolar (8h), realização (16/06);
Indicadores, Metas e Resultados
Engajados em contribuir de forma qualitativa na formação e alfabetização de jovens e adultos, a presente proposta busca auxiliar os professores atuantes nessa área, subsidiando-os com discussões teórico-conceituais e práticas, no intuito de ressignificar os conteúdos escolares, para que possam atender as demandas do público alvo. Ou seja, espera-se que esta proposta possa ampliar possibilidades de de uso de diferentes metodologias, na prática docente e que correspondam o contexto da EJA, fomentando o pensamento crítico dos professores e alunos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Por fim, almeja-se estruturar um banco de dados com os resultados das atividades práticas elaboradas pelos participantes para que possam ser compartilhados entre os pares para servir de exemplo e inspiração para outras possibilidades de trabalho ou atividades pedagógicas:
• Fanzines
• Mapas mentais
• Recursos didáticos - cartilha
• Playlist
• Cartilha sobre violência
Por fim, almeja-se estruturar um banco de dados com os resultados das atividades práticas elaboradas pelos participantes para que possam ser compartilhados entre os pares para servir de exemplo e inspiração para outras possibilidades de trabalho ou atividades pedagógicas:
• Fanzines
• Mapas mentais
• Recursos didáticos - cartilha
• Playlist
• Cartilha sobre violência
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA BARBOZA ROSCHILD | |||
ALEX SANDRO CHAGAS TEIXEIRA | |||
ALEXANDRA LUIZE SPIRONELLO | |||
ALINE GONZALEZ SALLER | |||
BRISA MASTRANTONIO MORAES | |||
BRUNA RODRIGUES DA SILVA | |||
CAIO BEDAQUE BARBOSA | |||
CLARA DOS SANTOS LENHARD | |||
CLAUDIONALDO GOMES BEZERRA | |||
ELIAS LORANDI | |||
ERIKA NELY DE ALMEIDA DA LUZ | |||
FAGNER FERNANDES DUARTE | |||
FERNANDA PUGLIA VIEIRA DIAS | |||
FERNANDA ZIGLIA PRIETTO KRÜGER PINTO | |||
FERNANDO ROBALDO TAVARES | |||
GIANE SILVA DA SILVA | |||
GISELE RAMOS DE LIMA | |||
GLAUCIANE SANT'ANA | |||
GUSTAVO PINHEIRO DE PAULA | |||
ISAAC TAILQUE PAPINI DE BRITO | |||
JAI BEZERRA MASSAUT | |||
JOAO PAULO SCHVANZ BANDEIRA | |||
JULIA TAVARES DA SILVA | |||
KAREN DUARTE RUZICKI | |||
KERLEN BRUNA GONÇALVES MARTINS | |||
LETICIA FONSECA DA SILVA | |||
LETICIA MATTE CAVALCANTE | |||
LIGIA CARDOSO CARLOS | 9 | ||
LILIANE GONÇALVES | |||
LIZ CRISTIANE DIAS | 9 | ||
MARGARET CAETANO | |||
MARI STELA ALVARES AMARO | |||
MARIA MADALENA MARQUES DIAS | |||
MARIANA MARQUES CRAMER | |||
MARISTELA TEIXEIRA | |||
MICHELE SILVEIRA AZEVEDO | |||
NUBIA JAQUELINE MILACH LETTNINN | |||
RAQUEL WINKE | |||
RICARDO ANTUNES MACHADO | |||
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 15 | ||
Ritamara Ibaldo Conceição Buss | |||
SOLANGE DE OLIVEIRA | |||
TASSIA PINHEIRO DUARTE | |||
TAÍS CASTRO GARCIA | |||
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA | |||
Valdirene Müller Lobato | |||
ÂNGELA SAMIRA HADDAD |