Nome do Projeto
Conhecendo Pelotas em Libras
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/10/2024 - 24/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O presente projeto tem como objetivo principal realizar o mapeamento, a identificação e o registro de sinais em Libras de locais históricos, geográficos e turísticos da cidade de Pelotas, bem como estudar, propor e validar sinais em Libras de locais ainda não batizados ou que desejam ser reconstruídos/rebatizados pela comunidade surda de Pelotas. Para tanto, pretende convidar a comunidade surda a participar das reuniões e avaliação dos sinais já existente, bem como para a criação de novos sinais. Acredita-se que pode trazer benefícios para a comunidade surda, no sentido de proporcionar uma discussão sobre sinais utilizados por surdos pelotenses.
São exemplos de locais a serem contemplados pela pesquisa: regiões administrativas urbanas e rurais; bairros e ruas; parques, bosques e praças; prédios e monumentos públicos; museus, teatros e igrejas; escolas, universidades e hospitais, centros comercias, entre outros.
Este projeto tem como inspiração o projeto de extensão “Curitiba em Sinais”, aprovado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Curitiba, coordenado pela Dra. Sílvia Andreis-Witkoski, com a participação da Ms. Rita de Cássia Maestri, ambas professoras da Libras dessa instituição.
Objetivo Geral
- Mapear, identificar e registrar sinais em Libras de locais históricos, geográficos e turísticos da cidade de Pelotas, bem como estudar, propor e validar sinais em Libras de locais ainda não batizados ou que desejam ser reconstruídos/rebatizados pela comunidade surda de Pelotas.
Justificativa
A relevância do projeto se dá pela crescente necessidade e urgência de registrar sinais em Libras no âmbito da cidade de Pelotas atendendo demandas históricas da educação e da cidadania das pessoas surdas. Desse modo, entram como instituições parceiras a Associação dos Surdos de Pelotas e a Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub.
Metodologia
Reuniões quinzenais com professores de Libras, alunos do curso de Letras Libras/Literatura Surda e das disciplinas de Libras, bem como com colaboradores integrantes das instituições parceiras.
1. Mapeamento de locais a serem contemplados pela pesquisa
2. Contato com a comunidade surda para identificar se os locais possuem ou não sinais em Libras
3. Registrar os sinais em Libras
4. Saída de campo para estudar, propor e validar sinais de locais onde a comunidade surda ainda não construiu um sinal ou deseja modificá-lo.
5. Criação de ferramenta online para disponibilizar e divulgar o Glossário: conhecendo Pelotas em Libras.
1. Mapeamento de locais a serem contemplados pela pesquisa
2. Contato com a comunidade surda para identificar se os locais possuem ou não sinais em Libras
3. Registrar os sinais em Libras
4. Saída de campo para estudar, propor e validar sinais de locais onde a comunidade surda ainda não construiu um sinal ou deseja modificá-lo.
5. Criação de ferramenta online para disponibilizar e divulgar o Glossário: conhecendo Pelotas em Libras.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que a comunidade surda se aproprie da história local além da criação de sinais específicos da cultura da cidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DAIANA SAN MARTINS GOULART | 6 | ||
DANIEL LOPES ROMEU | 8 | ||
FABIANO SOUTO ROSA | 8 | ||
IVANA GOMES DA SILVA | 16 | ||
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS | 8 | ||
Joabe Pereira Costa | |||
Sandra Regina da Silva | |||
Sthefanie de Melo Swensson |