Nome do Projeto
Conhecendo Pelotas em Libras
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/10/2024 - 24/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O presente projeto tem como objetivo principal realizar o mapeamento, a identificação e o registro de sinais em Libras de locais históricos, geográficos e turísticos da cidade de Pelotas, bem como estudar, propor e validar sinais em Libras de locais ainda não batizados ou que desejam ser reconstruídos/rebatizados pela comunidade surda de Pelotas. Para tanto, pretende convidar a comunidade surda a participar das reuniões e avaliação dos sinais já existente, bem como para a criação de novos sinais. Acredita-se que pode trazer benefícios para a comunidade surda, no sentido de proporcionar uma discussão sobre sinais utilizados por surdos pelotenses. São exemplos de locais a serem contemplados pela pesquisa: regiões administrativas urbanas e rurais; bairros e ruas; parques, bosques e praças; prédios e monumentos públicos; museus, teatros e igrejas; escolas, universidades e hospitais, centros comercias, entre outros. Este projeto tem como inspiração o projeto de extensão “Curitiba em Sinais”, aprovado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Curitiba, coordenado pela Dra. Sílvia Andreis-Witkoski, com a participação da Ms. Rita de Cássia Maestri, ambas professoras da Libras dessa instituição.

Objetivo Geral

- Mapear, identificar e registrar sinais em Libras de locais históricos, geográficos e turísticos da cidade de Pelotas, bem como estudar, propor e validar sinais em Libras de locais ainda não batizados ou que desejam ser reconstruídos/rebatizados pela comunidade surda de Pelotas.

Justificativa

A relevância do projeto se dá pela crescente necessidade e urgência de registrar sinais em Libras no âmbito da cidade de Pelotas atendendo demandas históricas da educação e da cidadania das pessoas surdas. Desse modo, entram como instituições parceiras a Associação dos Surdos de Pelotas e a Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub.

Metodologia

Reuniões quinzenais com professores de Libras, alunos do curso de Letras Libras/Literatura Surda e das disciplinas de Libras, bem como com colaboradores integrantes das instituições parceiras.

1. Mapeamento de locais a serem contemplados pela pesquisa
2. Contato com a comunidade surda para identificar se os locais possuem ou não sinais em Libras
3. Registrar os sinais em Libras
4. Saída de campo para estudar, propor e validar sinais de locais onde a comunidade surda ainda não construiu um sinal ou deseja modificá-lo.
5. Criação de ferramenta online para disponibilizar e divulgar o Glossário: conhecendo Pelotas em Libras.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a comunidade surda se aproprie da história local além da criação de sinais específicos da cultura da cidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DAIANA SAN MARTINS GOULART6
DANIEL LOPES ROMEU8
FABIANO SOUTO ROSA8
IVANA GOMES DA SILVA16
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS8
Joabe Pereira Costa
Sandra Regina da Silva
Sthefanie de Melo Swensson

Página gerada em 21/12/2024 13:08:58 (consulta levou 0.134871s)