Nome do Projeto
EMPRESA JÚNIOR UMA OPÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/05/2017 - 11/05/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil, sem fins lucrativos, gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho. A Empresa Júnior está ligada à Universidade, porém possui a natureza de uma empresa, com diretoria executiva, conselho deliberativo, estatuto e regimentos próprios, com uma gestão autônoma em relação a qualquer entidade acadêmica. Desta forma, é uma alternativa interessante e de crescente implementação nas universidades brasileiras, uma vez que viabiliza a prestação de serviços pela Universidade junto à comunidade, através da atuação da Empresa Júnior, cujo objetivo é desenvolver no estudante o espírito empreendedor e integrá-lo ao mercado de trabalho, incentivando sua participação na administração, em projetos e na prestação de serviços. De acordo com os anseios de um grupo de discentes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitário (EAS) da UFPel, este projeto tem como objetivo principal a implantação da EJ do referido curso. Desta forma, almeja-se proporcionar a expansão do saber perante a sociedade, bem como aliar o desenvolvimento da mesma ao aperfeiçoamento do corpo docente e discente envolvido no processo, proporcionando à região uma gama de serviços de qualidade. Acima de tudo pretende-se desenvolver uma atitude ética e empreendedora nos discentes envolvidos em prol do desenvolvimento sustentável da região.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é regularizar o funcionamento da empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPel, de acordo com o interesse demonstrado por um grupo discente do referido curso. E assim, proporcionar e estimular a integração universidade/comunidade, proporcionando aos membros condições reais para a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, com a prestação de serviços, de qualidade, à sociedade.

Justificativa

Diante da necessidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso superior, um grupo de estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPel, decidiu formar uma associação com o objetivo de oferecer à comunidade, consultoria e outros serviços a preços acessíveis. Desta forma vislumbraram a implementação da Empresa Júnior do curso.
Através deste movimento, inteiramente concebido por um grupo discente do curso de EAS e, apoiado pela professor tutora, coordenadora deste projeto, foi fundada em 2015 a Empresa Júnior Engetec Ambiental. A Engetec Ambiental está em processo de formalização, já tendo sido estruturado seu Estatuto Social, a Ata de Fundação, a diretoria executiva e o local físico para sua atuação (sala 20 na Agência da Lagoa Mirim), além de contar com membros ansiosos por oportunidades. No entanto a Engetec Ambiental ainda precisa ser reconhecida, para então funcionar como empresa júnior conforme preconiza a UFPel (Resolução 22 de 2016 do CONSUN).
Este projeto é proposto como forma de regulamentar a implantação da Engetec Ambiental como empresa júnior da UFPel, por ter nesta a finalidade de proporcionar aos estudantes as condições necessárias para aplicação e aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso, desenvolvendo seu espírito crítico, analítico e empreendedor. Na atualidade, esta última característica é necessária para inserir o egresso no mercado de trabalho e, de modo geral, não faz parte do currículo universitário. Sendo assim, a Empresa Junior contribuirá para sociedade através da formação profissional diferenciada e prestação de serviços, além de valorizar a instituição de ensino onde está instalada.

Metodologia

A metodologia a ser empregada nesse projeto consiste nas seguintes etapas e atividades:
Etapa 01 – Elaboração do Plano Acadêmico da empresa
Os discentes membros da Engetec Ambiental juntamente com a professora tutora elaborarão o Plano Acadêmico da empresa, de acordo com o que preconiza a Resolução 22/2016 do CONSUN.
Etapa 02 – Apresentação do Plano Acadêmico
Nesta etapa o Plano será apresentado ao Diretor Geral, Coordenador e aos professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPel, para análise, sugestão ou críticas ao plano.
Etapa 03 – Aprovação no Colegiado e no Centro
Após apresentação e modificação, de acordo com a análise do grupo envolvido, o Plano será apreciado e aprovado.
Etapa 04 – Processo seletivo para acesso de novos membros
Realização de palestra para a apresentação da Engetec Ambiental ao corpo discente da instituição. Procedimentos de seleção serão aplicados para captação dos membros que apresentem o perfil desejado.
Etapa 05– Integração e treinamento dos novos membros
Consolidação de material de estudo a ser entregue para os novos membros. Realização de reuniões semanais com objetivo de expor o andamento das atividades propostas.
Etapa 06 – Realização de Serviços Externos
Elaboração de uma proposta de trabalho, através da qual o cliente irá obter informações sobre o projeto, a metodologia que será adotada durante a sua execução, o tempo de duração e o valor do investimento com suas formas de pagamento. A proposta estará sempre aberta para modificações podendo ser alterada quantas vezes forem necessárias até o entendimento final das partes.
Todo serviço externo da Empresa Júnior será sucedido de um relatório, uma apresentação ao cliente e a implementação dos projetos acordados.
Etapa 07 – Levantamento e Divulgação dos Resultados
Durante a execução das etapas anteriores será feito um controle de todas as atividades para melhor acompanhá-las, obtendo assim, informações importantes para o levantamento e a divulgação dos resultados do projeto. Ao final do período de um ano, será realizado um relatório contemplando gráficos e dados estatísticos de toda a evolução do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta deste projeto é obter a regulamentação, perante a UFPel, para o funcionamento da empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária: Engetec Ambiental. E desta forma, integrar os acadêmicos do curso ao mercado de trabalho unindo professores, alunos e profissionais da área, para a obtenção de experiência na prestação de serviços de alta qualidade, contribuindo desta maneira para o bem estar da sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA GONCALVES DA SILVA MANETTI1
ANDREA SOUZA CASTRO1
ANDRESSA COUTO TIMM
ANITA RIBAS AVANCINI
BRUNO MULLER VIEIRA1
CAROLINE RODRIGUES BARCELOS
CLAUDIA FERNANDA LEMONS E SILVA1
CÁSSIA BROCCA CABALLERO
DIULIANA LEANDRO1
EDUARDO DOS SANTOS GOMES
ERICO KUNDE CORREA1
GABRIEL SCHNEIDER DA CUNHA
JOSIAS BIAZIN DA SILVA
LUCIARA BILHALVA CORREA1
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO1
PIERRE LUZ DE SOUZA
ROBSON ANDREAZZA1
ROSINEI SILVA SANTOS
RUBIA FLORES ROMANI4
TIRZAH MOREIRA SIQUEIRA1
VANESSA SACRAMENTO CERQUEIRA1
WILLIAN CEZAR NADALETI1

Página gerada em 25/04/2024 00:52:03 (consulta levou 0.280162s)