Nome do Projeto
Seminário de Estudos Históricos do CLHD
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/03/2022 - 09/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto, Seminário de Estudos Históricos do CLHD, busca articular os vários eventos acadêmicos, organizados ao longo do ano, conferindo visibilidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Licenciatura em História a Distância. Além de valorizar os Polos da UAB que, espalhados em diversas regiões do Estado, oferecem o curso de História, procura-se reforçar os vínculos entre os discentes e destes com os professores do Curso. A realização de diferentes eventos acadêmicos, seminários, conferências, mini-cursos, por exemplo, deverá contribuir na qualificação da formação dos discentes mediante a promoção do diálogo entre os aluno(a)s e pesquisadores - ligados a diversos centros de pesquisa, nacionais e internacionais - cujos estudos abarcam temas e problemas que recortam e ou norteiam os debates acadêmicos da atualidade. Outrossim, o projeto abrigará eventos voltados para qualificação dos professores tutores que atuam no CLHD.

Objetivo Geral

O Seminário de Estudos Históricos tem por objetivo, através da promoção do diálogo entre discentes, professores e pesquisadores, introduzir, atualizar e aprofundar os conhecimentos relativos aos diversos objetos, conceitos e metodologias que compõem o campo da história, bem como das chamadas ciências sociais e ou humanas.
Neste sentido, além de aprofundar o conhecimento sobre temas abordados nas disciplinas oferecidas ao longo do Curso, busca-se favorecer a recepção de outras leituras e abordagens acerca do mundo humano-social.

Justificativa

Potencializar os debates e discussões pertinentes aos diversos campos do conhecimento - com ênfase na História e nas Ciências Humanas - qualificando a formação dos futuros professores/pesquisadores, bem como dos professores tutores.

Metodologia

Realização de eventos - seminários, oficinas, mini-cursos, palestras, por exemplo - acompanhados de atividades destinadas a promover o diálogo (feedback) entre pesquisadores e alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

Alguns indicadores, tais como, o número de eventos realizados em diferentes polos/comunidades, o comparecimento dos aluno(a)s, bem como a avaliação das atividades propostas, neste caso, mediante aplicação de questionários, permitirão avaliar o projeto tendo em vista as seguintes metas: abrangência, participação e impactos na produção acadêmica dos discentes e ou na prática dos tutores.
Espera-se que o projeto, Seminário de Estudos Históricos do CLHD, contribua para qualificar a formação dos aluno(a)s, promova uma maior integração entre os estudantes, estimule o gosto pela pesquisa e, no caso dos eventos específicos destinados aos tutores, valorize o trabalho dos professores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABIANE LUISA DE OLIVEIRA PEDROSO
ALESSANDRO FERNANDES
ALEXANDRE DA ROSA VIEIRA
ANA CAROLINA RAMOS VIEIRA
ANDRE FABRICIO FLORES DA COSTA
ANDREA MAGELA SILVEIRA DE SILVEIRA
ANDRÉ LUIZ RODRIGUES
ARGEMIRO DA ROSA ROCHA
CAREN TATIELI SOARES PINHEIRO
CHARLES PEREIRA PENNAFORTE8
CHEILA DE OLIVEIRA
CLAUDIA EMANUELLE ROCHA LIMA DE CASTRO
Cristiane Meireles Ortiz
EDGAR AVILA GANDRA8
Elisangela da Costa Gonçalves
FABIO VERGARA CERQUEIRA14
FLÁVIA FERREIRA CAMARGO
JAIRO CONRAD
JEFERSOM PEDROSO DA ROSA
JOAO ANDRE PINTO DA SILVA
LIDIANE ELIZABETE FRIDERICHS
LUCIARA KOHLER NOGUEIRA BERTOTTI
MARCOS CESAR BORGES DA SILVEIRA10
MARGARETE DA ROZA CORREA
MARIA LETICIA MAZZUCCHI FERREIRA
MÔNICA RENATA SCHMIDT PEGORARO
NEUZA REGINA DAS NEVES JANKE
NEUZA REGINA JANKE DA SILVA
REGIS SANDRO CARNIEL
ROSIANE RODE
SANDRA REGINA DA SILVA
Thiago Silva de Amorim Jesus2
UBIRATÃ FERREIRA FREITAS
VIVIAN MILENE CORRÊA E SILVA
Vladimir Soares da Fontoura

Página gerada em 19/03/2024 02:44:50 (consulta levou 0.199940s)