Nome do Projeto
Oxitocinando: potencializando a promoção da saúde materno-infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2022 - 01/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O presente projeto tem por objetivo ampliar a difusão do conhecimento universitário à sociedade, por meio da construção de espaços de compartilhamento, sejam eles presenciais ou online. Possibilitando ao acadêmico de enfermagem a articulação do conhecimento teórico adquirido no âmbito universitário as necessidades da sociedade, em específico do público materno-infantil. Também, instrumentalizando mulheres e familiares a respeito e temas que permeiam a vivência do período gravídico-puerperal e cuidados com o recém-nascido. Para atingir aos objetivos propostos serão desenvolvidas atividades de educação em saúde as quais serão ofertadas em forma grupo presencial ou por meio de vídeos, cards e lives desenvolvidas nas redes sociais do projeto de extensão; aborndado temas relacionados a vivência do período gravídico-puerperal (modificações locais e gerais no organismo materno; desenvolvimento fetal; trabalho de parto e parto; medidas não farmacológicas de alívio da dor; puerpério; amamentação; cuidados com recém-nascido; direitos da gestante, puérpera e RN; oficina de pintura do ventre grávido e Shantala, com vistas a promoção do vínculo mãe e bebê). As atividades estão previstas para ocorrer nas dependências do Hospital Escola (quando possível, devido às restrições sanitárias impostas pela COVID-19) e de forma remota. As mesmas serão desenvolvidas pela professora coordenadora do projeto em conjunto com professores, profissionais colaboradores e da graduação e pós-graduação em enfermagem. Quando forem realizadas atividades grupais, os temas serão trabalhados inicialmente com explanação e exposição audiovisual, após os participantes serão estimulados a expor suas experiências, dúvidas e anseios.

Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo ampliar a difusão do conhecimento universitário à sociedade, por meio da construção de espaços de compartilhamento, sejam eles presenciais ou online. Possibilitando ao acadêmico de enfermagem a articulação do conhecimento teórico adquirido no âmbito universitário as necessidades da sociedade, em específico do público materno-infantil. Também, instrumentalizando mulheres e familiares a respeito e temas que permeiam a vivência do período gravídico-puerperal e cuidados com o recém-nascido.

Justificativa

O período gravídico-puerperal é complexo e singular na vida da mulher, pois envolve modificações físicas, psicológicas e sociais; que suscitam cuidados que gravitam em torno de aspectos como apoio social da família, do companheiro e dos profissionais de saúde, devido aos sentimentos de ambivalência e preocupações que o permeiam.

Metodologia

Para atingir aos objetivos propostos serão desenvolvidas atividades de educação em saúde as quais serão ofertadas em forma grupo presencial ou por meio de vídeos, cards e lives desenvolvidas nas redes sociais do projeto de extensão; aborndado temas relacionados a vivência do período gravídico-puerperal (modificações locais e gerais no organismo materno; desenvolvimento fetal; trabalho de parto e parto; medidas não farmacológicas de alívio da dor; puerpério; amamentação; cuidados com recém-nascido; direitos da gestante, puérpera e RN; oficina de pintura do ventre grávido e Shantala, com vistas a promoção do vínculo mãe e bebê). As atividades estão previstas para ocorrer nas dependências do Hospital Escola (quando possível, devido às restrições sanitárias impostas pela COVID-19) e de forma remota. As mesmas serão desenvolvidas pela professora coordenadora do projeto em conjunto com professores, profissionais colaboradores e da graduação e pós-graduação em enfermagem. Quando forem realizadas atividades grupais, os temas serão trabalhados inicialmente com explanação e exposição audiovisual, após os participantes serão estimulados a expor suas experiências, dúvidas e anseios.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
-Proporção de mulheres inscritas nas atividades de grupo que participam dos encontros grupo de gestante;
- Proporção de mulheres inscritas nas oficinas de pintura do ventre grávido e Shantala que participam da realização das mesmas;
-Proporção de pessoas inscritas nas redes sociais do projeto de extensão e o engajamento nas publicações e lives promovidas pelo mesmo;

Metas:
- Obter 75% ou mais de frequência das mulheres nos encontros grupo de gestante;
- Encontrar nível de satisfação elevado em 75% das mulheres e familiares participantes do grupo de gestante;
- Obter a participação de 75% das mulheres inscritas nas oficinas de pintura do ventre grávido e Shantala
- Obter a participação de 75% do público inscrito nas lives promovidas pelo projeto.

Resultados Esperados:
Espera-se potencializar a promoção da saúde materno-infantil ao utilizar-se de estratégias de compartilhamento do conhecimento presenciais e online; de forma a contribuir o empoderamento das mulheres e familiares que vivenciam o período gravídico-puerperal e cuidados com recém-nascido.
Proporcionar aos acadêmicos de enfermagem a experiência fora do ambiente da universidade de articulação do conhecimento teórico as necessidades da sociedade, em específico do público materno-infantil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIZE RUTZ PORTO2
AMANDA DO ROSÁRIO TAVARES
ANA CANDIDA MARTINS BÁLSAMO
JULIANE PORTELLA RIBEIRO4
LARISSA CARDOSO NOGUEIRA
MARIA EDUARDA DOS SANTOS GONÇALVES
MARINA SOARES MOTA2
MATHEUS DOS SANTOS RODRIGUES
Tauana Reinstein de Figueiredo

Página gerada em 03/07/2022 08:48:10 (consulta levou 0.069442s)