Nome do Projeto
Fisioterapia Hospitalar
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/04/2022 - 04/04/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Fisioterapia Hospitalar é um dos diversos campos de atuação do fisioterapeuta graduado, sendo um setor muito importante de mercado de trabalho para esse profissional. A área hospitalar proporciona, aos profissionais graduados em fisioterapia, o trabalho com tratamento de pacientes em ambulatórios ligados aos hospitais, enfermarias, unidades de terapia semi-intensiva e em unidades de terapia intensiva (UTIs) entre outras subáreas hospitalares. O curso de Fisioterapia da UFPel iniciou em 2020 e essa instituição possui um Hospital Escola (HE) onde estão inseridos nove cursos na área da saúde: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Odontologia, Educação Física e Medicina Veterinária. O Objetivo desse projeto é de desenvolver a área da Fisioterapia Hospitalar, promovendo discussão continuada em um grupo de estudo, capacitando os(as) participantes ao pensamento crítico e aplicado para futuras atuações práticas. Através de ênfases em Ensino, Pesquisa e Extensão, esperamos ao final do projeto, após participar de leituras de artigos científicos e de livros textos, além de preparar, apresentar e discutir seminários, os participantes terão aprimorado seus conhecimentos em fisioterapia hospitalar, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pela área, espera-se aprimorar cada vez mais a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar baseado em evidências científicas e com eventos locais de sobre assuntos relacionados. Acões em estenxão como fóruns e congressos locais bem como atividades voltadas a comunidade sejam fomentadas. Esperamos ainda gerar ações em pesquisa na área.
Objetivo Geral
Desenvolver a área da Fisioterapia Hospitalar, promovendo discussão continuada em um grupo de estudo, capacitando os(as) participantes ao pensamento crítico e aplicado para futuras atuações práticas.
Justificativa
O curso de Fisioterapia da UFPel iniciou em 2020 e essa instituição possui um Hospital Escola (HE) onde estão inseridos nove cursos na área da saúde: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Odontologia, Educação Física e Medicina Veterinária. O curso de fisioterapia atualmente tem 2 turmas e está no 4o semestre e logo necessitará de um campo de atuação para seus estágios. Em reuniões com a Gerencia de ensino e Pesquisa do HE as primeiras tratativas para o acolhimento desses estudantes para os estágios curriculares já iniciaram, assim esse projeto tem como objetivo introduzir e fomentar a educação na área da fisioterapia hospitalar, preparando o aluno e também os profissionais para esse contexto, visto de ainda não há alunos de fisioterapia da UFPEL frequentando o HE. Ainda esse projeto tem como objetivo, aprofundar e continuar os conteúdos da graduação, bem como, possibilitar ações em pesquisa aos alunos e profissionais da área. Para isso, estamos propondo a criação de uma Liga Acadêmica ligada a esse projeto onde os estudantes e Fisioterapeutas poderão aprimorar as discussões de ensino na área, assim como realizar algumas ações de extensão e num futuro próximo pesquisa.
Metodologia
Ênfase Ensino:
-Reuniões quinzenais (2h) do grupo (até 20 participantes), com a seguinte dinâmica:
Apresentação de artigos científicos e/ou casos clínicos
Discussão e complementação dos assuntos apresentados
Complementação e orientação dos(as) docentes e profissionais da saúde participantes
Haverá uma ata de frequência para registro de cada encontro. Os(As) participantes deverão ter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado. Três faltas não justificadas excluem o(a) participante do grupo.
-Capacitação em testes funcionais.
- Capacitação em métodos e técnicas de intervenção fisioterapêutica utilizados no meio hospitalar, de acordo com as melhores evidências científicas disponíveis na área.
Ênfase Extensão:
-Organização de acompanhamento e ações de extensão contínuas em ambiente hospitalar, inicialmente no HE/UFFPEL.
-Divulgação de conteúdos da área e de nossas ações nas redes sociais (Instagram a ser criado).
Ênfase Pesquisa:
-No decorrer das atividades, haverá estímulo para ações de pesquisa e produção científica, com interesse em apresentação em Congressos da área, como o Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, assim como o desenvolvimento de artigos científicos.
-Reuniões quinzenais (2h) do grupo (até 20 participantes), com a seguinte dinâmica:
Apresentação de artigos científicos e/ou casos clínicos
Discussão e complementação dos assuntos apresentados
Complementação e orientação dos(as) docentes e profissionais da saúde participantes
Haverá uma ata de frequência para registro de cada encontro. Os(As) participantes deverão ter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado. Três faltas não justificadas excluem o(a) participante do grupo.
-Capacitação em testes funcionais.
- Capacitação em métodos e técnicas de intervenção fisioterapêutica utilizados no meio hospitalar, de acordo com as melhores evidências científicas disponíveis na área.
Ênfase Extensão:
-Organização de acompanhamento e ações de extensão contínuas em ambiente hospitalar, inicialmente no HE/UFFPEL.
-Divulgação de conteúdos da área e de nossas ações nas redes sociais (Instagram a ser criado).
Ênfase Pesquisa:
-No decorrer das atividades, haverá estímulo para ações de pesquisa e produção científica, com interesse em apresentação em Congressos da área, como o Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, assim como o desenvolvimento de artigos científicos.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto, após participar de leituras de artigos científicos e de livros textos, além de preparar, apresentar e discutir seminários, os participantes terão aprimorado seus conhecimentos em fisioterapia hospitalar, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral.
Com o incentivo e maior interesse dos alunos pela área, espera-se aprimorar cada vez mais a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar baseado em evidências científicas e com eventos locais de sobre assuntos relacionados.
Com o incentivo e maior interesse dos alunos pela área, espera-se aprimorar cada vez mais a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar baseado em evidências científicas e com eventos locais de sobre assuntos relacionados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DA SILVA RADUNZ | |||
ANA JULIA DA ROSA DECKER | |||
ANNA LUISA FISCHER KLUG | |||
Aline Ribeiro Galho Coutinho | |||
Ana Carolina Krummenaer Juliani | |||
Anna Keylla Cartaxo Moreira | |||
Augusto Cesar Castro Mesquita | |||
BEATRIZ HENRIQUES MANSANARI | |||
BIANCA DIEL CORREA | |||
BRENDHA LEAL ABREU | |||
BRUNA RODRIGUES PEREIRA | |||
BRUNO ESPEL CALLEARI | |||
Bruna Lencina Del Castillo | |||
CAMILLA BENIGNO BIANA | |||
CAREN FERNANDA FURTADO DOS SANTOS | |||
CARINA FONSECA SELAS | |||
CAROLINE IWEN BIERHALS | |||
CAROLINE NEVES DA CUNHA | |||
DANIEL NUNES BELISARIO | |||
EDUARDA AVILA PINTO | |||
ESTRELA DA SILVA LESSA | |||
Estela Lucas Zardinello | |||
FABIO ALMEIDA PEDRA | |||
FELIPE BITTENCOURT DAMIN | |||
FELIPE MORAES RODRIGUES | |||
FERNANDA PEGORARO EHLERT | |||
FILIPE HORBE FURTADO | |||
GABRIEL DOS SANTOS DANIELSKI | |||
GABRIELA FLORES MANKE | |||
GABRIELA KRAUSE DA SILVA | |||
GABRIELA RODRIGUES COSTA | |||
GUSTAVO DIAS FERREIRA | 1 | ||
HANNAH KRUGER DOS REIS PEREIRA | |||
HELEN MOREIRA ROSSALES | |||
HELENA UGOSKI BACCHIERI | |||
IASMIN DE OLIVEIRA OREQUES | |||
IZABEL CRISTINA DA SILVA SANES | |||
JANAINA PINTO ACOSTA | |||
JANAÍNA MIELKE ROLOFF | |||
JOHN LENNON BANDEIRA SCHULZ | |||
JULIA ALVES MENON | |||
JULIA BRAGA DIAS | |||
JULIA LOPES | |||
JULIA SOARES DAMÉ | |||
JULIANA DA SILVEIRA MACHADO | |||
JULIANA HELLWIG | |||
JULIANO VICENTE DO NASCIMENTO | |||
Júlia Mechereffe Cardozo | |||
KARINA APARECIDA OLIVEIRA DOS SANTOS | |||
KAUANE DA ROSA BIANCHIN | |||
KAYLA FERREIRA DE GONÇALVES | |||
LAIS TEIXEIRA ZURCHIMITTEN | |||
LARA RAMOS ROSADO | |||
LAURA PERES ROLOFF | |||
LAUREN CENTENO SCHERER | |||
LAUREN DOS SANTOS DE MEDEIROS | |||
LAUREN SILVA COSTA | |||
LAUREN SILVA COSTA | |||
LISIANE PIAZZA LUZA | 2 | ||
LORENA DE LIMA OPELT | |||
LORENA DE LIMA OPPELT | |||
LUCAS BESKOW MOTTA | |||
LUCAS MIRAPALHETE DOS SANTOS RODRIGUES | |||
LUCIELEN INSAURRIAGA DA SILVA | |||
Leandro Cerqueira Vasconcellos | |||
MAIRA JUNKES CUNHA | 1 | ||
MANOELA ARAUJO DA COSTA | |||
MANUELA KRUGER DA SILVA | |||
MARCELA TEIXEIRA ANTUNES | |||
MARIANA NEITZKE DA SILVA | |||
MARIANE NUNES PEREIRA DUTRA | |||
MARINA CORDEIRO MADEIRA MÜLLER | |||
MAURICIO MATHEUS BAZ LEMES | |||
MICAELA VARGAS DANDDA | |||
MILENA ORTIZ CALDASSO | |||
MURIEL HARTWIG SCHWANKE | |||
MURILO SCHELLIN CANEZ | |||
Marta da Silva Broad | |||
NATALIA DUARTE PAGANO | |||
NATALIA GOMES FUNARI | |||
NATHALIA LIMA NUNES | |||
NATIELE CARDOSO TERRES | |||
NATÁLIA BANDEIRA ESPINELI | |||
Nathalia Madruga Monteiro | |||
Nathalia Madruga Monteiro | |||
PAULA DUARTE DE OLIVEIRA | |||
PRISCILA MARQUES SOSA | 6 | ||
PRISCILA WEBER | |||
RAFAEL BUENO ORCY | 44 | ||
RAFAEL DE SOUZA | |||
RAFAEL GRASSI FEHLBERG | |||
RAFAELA VICTÓRIA DA ROCHA FERREIRA SILVA | |||
ROSSANO DE QUADROS VICÊNCIO | |||
SOFIA RADMANN HAX | |||
SOFIA THIESEN DEWES | |||
SÉRGIO RENATO DA ROSA DECKER | |||
TAINÁ MARQUES GOUVÊA | |||
TAUANA BANDEIRA GONÇALVES | |||
TAUANA BANDEIRA GONÇALVES | |||
THALIA ROLIM DA SILVA | |||
THAMIRES LORENZET CUNHA SEUS | |||
THAMIRES LORENZET CUNHA SEUS | 5 | ||
Thais da Silva Brum | |||
Tielen Marques Dias | |||
VALENTINA MEDEIROS BORGES | |||
VINICIUS THIEL LAUTENSCHLAGER | |||
VITOR ZANETTI DUTRA DA SILVEIRA ROBERTO | |||
VIVIAN PEIXOTO GONCALVES | |||
WILLIAM RODRIGUES ARAUJO | |||
talita antiqueira barbosa |