Nome do Projeto
Fisioterapia nos Cuidados Primários de Saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/04/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) orienta a atuação na promoção, proteção e recuperação da saúde, considerando as características singulares da organização e funcionamento dos serviços de saúde. A estruturação de um serviço deve ocorrer a partir do diagnóstico situacional da realidade territorial, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do sistema, sendo considerada componente estruturante para o funcionamento do modelo de assistência e atenção à saúde, caracterizando-se por estratégias organizacionais voltadas a atender as necessidades individuais e coletivas da população. O Fisioterapeuta desempenha importante papel nas equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e sua atuação deve ser ampla e voltada para a promoção à saúde e prevenção de agravos, diferindo-se do caráter reabilitador que originou a profissão. Sendo assim, espera-se deste profissional um olhar abrangente sobre o território de atuação e o desenvolvimento de ações integrais por meio de educação em saúde, visitas domiciliares, atendimentos em grupos e individuais à população adscrita. Além de promover ações assistenciais, o Fisioterapeuta atua na dimensão técnico-pedagógica apoiando as equipes, a fim de compartilhar conhecimentos para solucionar as necessidades de saúde da população. O presento projeto pretende contribuir para o avanço das experiências na formação de fisioterapeutas para atuar nos Cuidados Primários de Saúde e consequentemente garantir maior inserção deste profissional nas equipes de saúde da família por meio de uma proposta que abarque as atribuições e características do fisioterapeuta na APS. Este projeto oportunizará o desenvolvimento da área de atuação na APS dentro do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e para isso, estamos propondo um Grupo de Estudos no qual os estudantes poderão aprimorar as discussões de ensino na área, assim como realizar algumas ações de extensão em UBS conforme as necessidades das comunidades pelas regiões da cidade. Em um segundo momento, pretendemos iniciar também ações de pesquisas para que a área da Fisioterapia na APS se consolide de forma integral e unificada.

Objetivo Geral

Desenvolver a área da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde por meio de vivências em campos reais de práticas, promovendo discussões em um grupo de estudo de maneira a nortear as competências que devem ser trabalhadas durante o processo formativo para atuação neste nível de atenção.

Justificativa

O fisioterapeuta vem adquirindo crescente importância nos serviços que envolvem Cuidados Primários de Saúde, os quais conforme a Declaração de Alma-Ata são essenciais e devem ser baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país podem manter em cada fase de seu desenvolvimento.
O cenário de atuação deste profissional na APS está voltado à integralização de ações, o que demanda trabalho interdisiciplinar e junto à equipe multiprofissional. Norteado pela integralidade do cuidado e pelos determinantes de saúde, este campo se configura, como um espaço de articulação com as ciências humanas e sociais e com as singularidades de cada indivíduo, família ou grupo populacional. Neste sentindo, enfatiza-se a importância de oferecer aos alunos variadas experiências durante o processo formativo que estejam relacionadas ao desenvolvimento de competências atitudinais, relacionais e de conhecimento ampliado da sociedade e das políticas públicas. Com base no que foi exposto, planejamos oportunizar o desenvolvimento da área de atuação na APS dentro do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e para isso, estamos propondo um Grupo de Estudos no qual os estudantes poderão aprimorar as discussões de ensino na área, assim como realizar algumas ações de extensão em UBS conforme as necessidades das comunidades pelas regiões da cidade. Em um segundo momento, pretendemos iniciar também ações de pesquisas para que a área da Fisioterapia na APS se consolide de forma integral e unificada.

Metodologia

Ênfase no Ensino:
-Reuniões quinzenais (2h) do grupo (até 20 participantes), com a seguinte dinâmica:
• Leitura e apresentação de artigos científicos e/ou temas relacionados à APS;
• Discussões e reflexões sobre os temas abordados;
• Contribuição de professores participantes.
*Haverá uma ata de frequência para registro de cada encontro. Os(As) participantes deverão ter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado. Três faltas não justificadas excluem o(a) participante do grupo.
- Exposição de conteúdos voltados à atuação do fisioterapeuta na APS;
- Abordagem sobre as linhas de cuidado e Redes de Atenção à Saúde;
- Discussões sobre as possibilidades de prática na APS baseada em evidências científicas disponíveis na área e considerando a realidade das diferentes regiões do país.

Ênfase na Extensão:
- Organização de acompanhamento e ações de extensão contínuas em Unidades Básicas de Saúde vinculadas à UFPel. Em princípio pensamos em desenvolver atividades na UBS Areal Leste e na UBS Obelisco. Ao passar do tempo, trabalharemos para termos outros campos, seguindo todos os trâmites necessários. Além disso, atuaremos diretamente na comunidade conforme as necessidades, entre outras possibilidades que possam surgir. Para a participação destas ações de extensão, os alunos participantes serão capacitados para atuar junto às equipes da Atenção Básica. Haverá sempre a supervisão de um(a) docente do projeto e/ou fisioterapeuta graduado.
-Divulgação de conteúdos da área e de nossas ações nas redes sociais (Instagram a ser criado).
- Construção do conhecimento conjunto por meio do compartilhamento de experiências de profissionais atuantes na área.

Ênfase na Pesquisa:
-No decorrer das atividades, haverá incentivo para ações de pesquisa e produção científica, como desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com interesse em apresentação em Congressos da área de Saúde Coletiva e Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, assim como o estímulo à publicação de artigos científicos na área.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir das vivências proporcionadas pelo projeto, participação de leituras de artigos científicos e de livros textos, além da elaboração, apresentação e discussão de seminários, espera-se que os participantes aprimorem os conhecimentos em Fisioterapia na APS pautados nos princípios do SUS, melhorem sua capacidade de exposição e discussão oral.
A participação no projeto oferecerá oportunidades aos alunos para buscarem ampliar seus conhecimentos de forma continuada, e se manterão atualizados nos assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pela área, espera-se aprimorar cada vez mais a atuação do fisioterapeuta no contexto de Cuidados Primários de Saúde, assim como ser parte da equipe multidisciplinar em diferentes contextos do SUS. Ademais, pretendemos desenvolver pesquisas e publicações para colaborar com a área.

Avaliação:
O projeto será avaliado pelos participantes ao longo das reuniões com discussões em relação a dinâmica e propostas para melhorias durante sua execução e para elaboração do relatório final.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA ALICE CARDOSO FARIA
ANA JULIA DA ROSA DECKER
ANDREY DIAS DINIZ
Andressa Betat
BEATRIZ HENRIQUES MANSANARI
BRUNA PEREIRA SIQUEIRA
BRUNA RODRIGUES PEREIRA
BRUNO ANDRE NEY SCHUBERT
CARINA FONSECA SELAS
CAROLINE NEVES DA CUNHA
CRISTINE LIMA ALBERTON
DANIEL NUNES BELISARIO
EDUARDA AVILA PINTO
EDUARDA FARIAS PEREIRA
EDUARDA HAX RODRIGUES
EDUARDO FRIO MARINS
ERICK NUNES FERNANDES
ESTRELA DA SILVA LESSA
FABIO ALMEIDA PEDRA
FERNANDA BURLANI NEVES
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA1
FRANCISCO XAVIER DE ARAUJO4
GABRIELA KRAUSE DA SILVA
GABRIELA RODRIGUES COSTA
GUSTAVO DIAS FERREIRA9
HELEN MOREIRA ROSSALES
HELENA UGOSKI BACCHIERI
IASMIN DE OLIVEIRA OREQUES
IZABEL CRISTINA DA SILVA SANES
JANAINA PINTO ACOSTA
JANAÍNA MIELKE ROLOFF
JOAO GABRIEL LATOSINSKI SOUZA
JULIA ALVES MENON
JULIA BRAGA DIAS
JULIA LOPES
KARLA CORREA COLMAN
LAIS TEIXEIRA ZURCHIMITTEN
LAONE HARDTKE RODRIGUES
LAURA PERES ROLOFF
LAUREN DOS SANTOS DE MEDEIROS
LAUREN SILVA COSTA
LISIANE PIAZZA LUZA5
MAIRA JUNKES CUNHA25
MANOELA ARAUJO DA COSTA
MANUELA KRUGER DA SILVA
MARCELA TEIXEIRA ANTUNES
MARIA LAURA DA CRUZ NUNES
MARIANA FISCHER DOS SANTOS
MARIANE NUNES PEREIRA DUTRA
Michele Santana Ferreira
NATALIA DUARTE PAGANO
NATHALIA LIMA NUNES
NUBIA BROETTO CUNHA1
RAFAELA VICTÓRIA DA ROCHA FERREIRA SILVA
ROSSANO DE QUADROS VICÊNCIO
SOFIA THIESEN DEWES
SUENDI STIFFT NORNBERG
talita antiqueira barbosa

Página gerada em 23/04/2024 23:50:54 (consulta levou 0.257638s)