Nome do Projeto
Oficina de Semiologia Geral: Uma estratégia para promover vivências práticas sobre os conteúdos ministrados em aulas exclusivamente remotas em virtude da pandemia do COVID-19
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
29/04/2022 - 30/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O corpo docente do curso de Fisioterapia da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) propõe, diante das principais dificuldades relatadas pelos alunos cursantes da disciplina de Semiologia Geral (terceiro semestre), oficinas de recuperação das atividades práticas que não puderam ser ofertadas em virtude das condições causadas pela pandemia da COVID-19. A oficina tem o objetivo de suprir as necessidades dos alunos no que diz respeito à carga horária prática da disciplina de Semiologia Geral. Para isso, serão realizados encontros presenciais abordando a parte prática do conteúdo ofertado durante a disciplina remota.
Objetivo Geral
Ofertar aos alunos que cursaram a disciplina de Semiologia Geral (ensino remoto) do curso de Fisioterapia, a vivência das atividades práticas da disciplina, de forma presencial.
Justificativa
A disciplina de Semiologia Geral introduz aos alunos do Curso de Fisioterapia as bases dos principais métodos e técnicas utilizados na avaliação de pacientes em diversas áreas de atuação do fisioterapeuta. Esta disciplina é de extrema importância, uma vez que aborda conteúdos essenciais para o desenvolvimento das disciplinas subsequentes do curso e que são a base para uma boa atuação do fisioterapeuta em sua prática clínica e comunitária. Considerando a importância dessa disciplina e de suas vivências práticas, faz-se necessária a recuperação dessa carga horária. Tendo em vista a impossibilidade de ofertar a parte prática da disciplina no período de 2021/2, e o retorno das atividades de forma híbrida para o semestre 2022/1, optou-se por recuperar a parte prática da disciplina em forma de oficinas para proporcionar aos alunos a vivência da prática fisioterapêutica na avaliação de pacientes.
Metodologia
Inicialmente será realizado o convite aos discentes do curso de Fisioterapia que cursaram a disciplina de Semiologia Geral no semestre de 2021/2 para participarem do projeto. Será aberto um período de uma semana para inscrições como participante das oficinas. Finalizado o período de inscrições, nas datas pré estabelecidas, serão conduzidas quatro oficinas com quatro horas de duração cada, em horários que não comprometam as disciplinas cursadas no semestre vigente. Em cada oficina, os discentes receberão inicialmente uma explanação/revisão teórica sobre os assuntos abordados, na sequência, os docentes irão demonstrar a aplicação prática destes conteúdos e após, em pequenos grupos, os discentes realizarão as práticas referentes aos conteúdos abordados, com a supervisão e orientação dos docentes do curso. Para isso, serão utilizadas as salas de aula e materiais disponíveis na Escola de Superior de Educação Física (ESEF). As quatro oficinas oferecidas abordarão os conteúdos práticos citados abaixo:
Oficina 1) Avaliação da amplitude de movimento dos membros superiores, inferiores e tronco;
Oficina 2) Testes de força muscular manual para membros superiores, inferiores e tronco;
Oficina 3) Avaliação da postura estática;
Oficina 4) Medidas antropométricas.
Haverá uma ata de frequência para registro de cada oficina. Os(As) participantes deverão ter frequência mínima de 75% ao longo do projeto para que possam ter certificado.
Oficina 1) Avaliação da amplitude de movimento dos membros superiores, inferiores e tronco;
Oficina 2) Testes de força muscular manual para membros superiores, inferiores e tronco;
Oficina 3) Avaliação da postura estática;
Oficina 4) Medidas antropométricas.
Haverá uma ata de frequência para registro de cada oficina. Os(As) participantes deverão ter frequência mínima de 75% ao longo do projeto para que possam ter certificado.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se ao longo do desenvolvimento das oficinas de práticas de Semiologia Geral:
- Proporcionar o contato prático dos discentes com os diversos métodos e técnicas de avaliação em Fisioterapia;
- Relacionar a teoria com a prática quanto aos métodos e técnicas de avaliação;
- Desenvolver o raciocínio teórico-prático dos discentes;
- Desenvolver a autonomia para a tomada de decisão para a prática clínica do Fisioterapeuta.
- Proporcionar o contato prático dos discentes com os diversos métodos e técnicas de avaliação em Fisioterapia;
- Relacionar a teoria com a prática quanto aos métodos e técnicas de avaliação;
- Desenvolver o raciocínio teórico-prático dos discentes;
- Desenvolver a autonomia para a tomada de decisão para a prática clínica do Fisioterapeuta.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BIANCA DIEL CORREA | |||
BRUNO ESPEL CALLEARI | |||
CARINA FONSECA SELAS | |||
CAROLINE NEVES DA CUNHA | |||
CELSO CASARIN NETO | |||
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA | 2 | ||
GABRIELA KRAUSE DA SILVA | |||
GUSTAVO DIAS FERREIRA | 2 | ||
HELEN MOREIRA ROSSALES | |||
IASMIN DE OLIVEIRA OREQUES | |||
JULIA BRAGA DIAS | |||
LISIANE PIAZZA LUZA | 4 | ||
LUCIELEN INSAURRIAGA DA SILVA | |||
MAIRA JUNKES CUNHA | 2 | ||
MARIANA NEITZKE DA SILVA | |||
MURILO SCHELLIN CANEZ | |||
NATALIA DUARTE PAGANO | |||
NUBIA BROETTO CUNHA | 2 | ||
RAFAEL BUENO ORCY | 2 | ||
VALQUIRIA DE OLIVEIRA ZAIASKOSKI | |||
VINICIUS THIEL LAUTENSCHLAGER | |||
VIVIAN PEIXOTO GONÇALVES |