Nome do Projeto
Oficina de Semiologia Geral: Uma estratégia para promover vivências práticas sobre os conteúdos ministrados em aulas exclusivamente remotas em virtude da pandemia do COVID-19
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
29/04/2022 - 30/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O corpo docente do curso de Fisioterapia da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) propõe, diante das principais dificuldades relatadas pelos alunos cursantes da disciplina de Semiologia Geral (terceiro semestre), oficinas de recuperação das atividades práticas que não puderam ser ofertadas em virtude das condições causadas pela pandemia da COVID-19. A oficina tem o objetivo de suprir as necessidades dos alunos no que diz respeito à carga horária prática da disciplina de Semiologia Geral. Para isso, serão realizados encontros presenciais abordando a parte prática do conteúdo ofertado durante a disciplina remota.

Objetivo Geral

Ofertar aos alunos que cursaram a disciplina de Semiologia Geral (ensino remoto) do curso de Fisioterapia, a vivência das atividades práticas da disciplina, de forma presencial.

Justificativa

A disciplina de Semiologia Geral introduz aos alunos do Curso de Fisioterapia as bases dos principais métodos e técnicas utilizados na avaliação de pacientes em diversas áreas de atuação do fisioterapeuta. Esta disciplina é de extrema importância, uma vez que aborda conteúdos essenciais para o desenvolvimento das disciplinas subsequentes do curso e que são a base para uma boa atuação do fisioterapeuta em sua prática clínica e comunitária. Considerando a importância dessa disciplina e de suas vivências práticas, faz-se necessária a recuperação dessa carga horária. Tendo em vista a impossibilidade de ofertar a parte prática da disciplina no período de 2021/2, e o retorno das atividades de forma híbrida para o semestre 2022/1, optou-se por recuperar a parte prática da disciplina em forma de oficinas para proporcionar aos alunos a vivência da prática fisioterapêutica na avaliação de pacientes.

Metodologia

Inicialmente será realizado o convite aos discentes do curso de Fisioterapia que cursaram a disciplina de Semiologia Geral no semestre de 2021/2 para participarem do projeto. Será aberto um período de uma semana para inscrições como participante das oficinas. Finalizado o período de inscrições, nas datas pré estabelecidas, serão conduzidas quatro oficinas com quatro horas de duração cada, em horários que não comprometam as disciplinas cursadas no semestre vigente. Em cada oficina, os discentes receberão inicialmente uma explanação/revisão teórica sobre os assuntos abordados, na sequência, os docentes irão demonstrar a aplicação prática destes conteúdos e após, em pequenos grupos, os discentes realizarão as práticas referentes aos conteúdos abordados, com a supervisão e orientação dos docentes do curso. Para isso, serão utilizadas as salas de aula e materiais disponíveis na Escola de Superior de Educação Física (ESEF). As quatro oficinas oferecidas abordarão os conteúdos práticos citados abaixo:
Oficina 1) Avaliação da amplitude de movimento dos membros superiores, inferiores e tronco;
Oficina 2) Testes de força muscular manual para membros superiores, inferiores e tronco;
Oficina 3) Avaliação da postura estática;
Oficina 4) Medidas antropométricas.
Haverá uma ata de frequência para registro de cada oficina. Os(As) participantes deverão ter frequência mínima de 75% ao longo do projeto para que possam ter certificado.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se ao longo do desenvolvimento das oficinas de práticas de Semiologia Geral:
- Proporcionar o contato prático dos discentes com os diversos métodos e técnicas de avaliação em Fisioterapia;
- Relacionar a teoria com a prática quanto aos métodos e técnicas de avaliação;
- Desenvolver o raciocínio teórico-prático dos discentes;
- Desenvolver a autonomia para a tomada de decisão para a prática clínica do Fisioterapeuta.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA DIEL CORREA
BRUNO ESPEL CALLEARI
CARINA FONSECA SELAS
CAROLINE NEVES DA CUNHA
CELSO CASARIN NETO
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA2
GABRIELA KRAUSE DA SILVA
GUSTAVO DIAS FERREIRA2
HELEN MOREIRA ROSSALES
IASMIN DE OLIVEIRA OREQUES
JULIA BRAGA DIAS
LISIANE PIAZZA LUZA4
LUCIELEN INSAURRIAGA DA SILVA
MAIRA JUNKES CUNHA2
MARIANA NEITZKE DA SILVA
MURILO SCHELLIN CANEZ
NATALIA DUARTE PAGANO
NUBIA BROETTO CUNHA2
RAFAEL BUENO ORCY2
VALQUIRIA DE OLIVEIRA ZAIASKOSKI
VINICIUS THIEL LAUTENSCHLAGER
VIVIAN PEIXOTO GONCALVES

Página gerada em 19/04/2024 09:39:48 (consulta levou 0.189578s)