Nome do Projeto
Guia Pratico de Microbiologia para Odontologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 29/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O ensino na universidade foi afetado em todo o mundo pela pandemia da Covid-19. As aulas remotas vieram mostrar uma nova forma de aprender e ampliou o uso da internet, de aplicativos e das redes sociais na busca do conhecimento. Hoje a construção de uma disciplina deve rever a forma de ensinar e apresentar o conhecimento de forma atualizada, focada e direcionada ao interesse dos estudantes. O saber, que antes era comumente compartilhado de forma presencial, agora segue sendo compartilhado também à distância e no amplo uso das redes sociais. Nesse contexto, os projetos de ensino podem contemplar o compartilhamento de conteudo de uma forma atualizada com uso de canais e redes sociais. Esse projeto que já trouxe o ensino de aulas práticas de Microbiologia para um aplicativo para alunos de graduação, agora visa complementar o ensino de Microbiologia e Imunologia aos estudantes do Curso de Odontologia através de postagens no canal do youtube, redes sociais e apostila digital.

Objetivo Geral

Complementar o ensino de Microbiologia e Imunologia para o curso de Odontologia com conteúdo postado em redes Sociais (Instagran), Canal do Youtube e Apostila Digital.

Justificativa

A disciplina de Microbiologia e Imunologia e fundamental para o desenvolvimento do estudante na área da saúde, estando ela presente em nove cursos ofertados pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto de Biologia da UFPel, sendo ministrada em ambos os semestres letivos como disciplina obrigatória.
O curso de Odontologia apresenta uma carga horária total de 102 horas. Hoje com aulas síncronas e assíncronas devido a situação da pandemia. As aulas práticas se tornaram remotas. A necessidade de alternativas diferenciadas e atrativas para complementar o aprendizado justifica a criação de projetos de ensino que possam contemplar conteudo de interesse aos estudantes.

Metodologia

- Uso de redes Sociais: Postagem de conteúdo didático no Instagran

- Uso de Canal do Youtube: Criação de um canal específico para o conteúdo da disciplina de Microbiologia e Imunologia para Odontologia

- Elaboração de uma Apostila com conteudo didático da disciplina de Microbiologia e Imunologia para Odontologia.

Todo conteúdo apresentado nos itens citados acima seguirá o cronograma de aulas da disciplina Microbiologia e Imunologia para Odontologia apresentado em cada semestre.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta
- Divulgar o conhecimento de Microbiologia e Imunologia por meio das redes sociais utilizando maior número e diversidade de recursos;

-Ter um material de apoio em forma de apostila (digital e/ou impressa) para acompanhamento do conteúdo ministrado em aula.

Resultados esperados

Obter maior número de visualização, compartilhamentos, seguidores e interação com os alunos da disciplina de Microbiologia e Imunologia do Crurso de Odontologia da UFPel e outras Universidade assim como de outros cursos de graduacao e po-graduacao.

Elaboração de uma apostila a respeito do conteudo da disciplina de icrobiologia e Imunologia para Odontologia

Novos alunos integrando a equipe do Laboratório

Melhores avaliações de aprendizagem pelos alunos.

Indicadores:
N- número de seguidores;
- Compartilhamentos;
- Alunos ingressantes no projeto.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE E SOUZA HENRIQUES
ALICE RIBEIRO DE SOUZA MENEZES
CAREM PERLEBERG
CRISTIANE BERWALDT GOWERT
JORDANA DE PAULA DA SILVA
KÁTIA CRISTIANE HALL
LAIZA SALAZAR WINK
PATRICIA DA SILVA NASCENTE2
PEDRO RASSIER DOS SANTOS
RAFAEL MARTINS DOS SANTOS
ROSANA BASSO KRAUS
VITOR GABRIEL DA SILVA

Página gerada em 25/04/2024 14:56:06 (consulta levou 0.181995s)