Nome do Projeto
Periodontia em Evidência
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/04/2022 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A literatura é dúbia em relação à eficácia dos métodos de ensino e aprendizado para interpretação de artigos científicos. Sabe-se que o simples conhecimento dos conceitos básicos de metodologia não são parâmetros suficientes para mudança da prática clínica. Assim, seria desejável buscar linhas de atuação que diminuam a fenda entre odontologia baseada em evidência e sua real aplicação no ambiente profissional após o aluno terminar a faculdade. Uma estratégia que pode ser implementada para minimizar essa situação é a realizações de seminários teóricos e clínicos. O referencial teórico que embasaria as tomadas de decisões seriam então discutido à luz dos preceitos básicos de métodos de pesquisa. Isso facilitaria o aprendizado do aluno, visto que os conceitos seriam repassados e apresentados dentro de um cenário que é vivido no dia-a-dia do aluno. O objetivo é fazer com que o aluno adquira o senso crítico necessário para poder analisar de forma concreta as evidências que irão embasar e modificar os paradigmas que irá enfrentar ao longo de sua atuação profissional e assim, decidir por aplicar na prática clínica. De acordo com as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia, o perfil do profissional formado deve ser o de atuar em todos os níveis de atenção, sendo ele generalista, humanista, reflexivo e criativo. O cirurgião dentista, egresso do curso de Odontologia, deverá ser capacitado para exercer atividades que melhorem a saúde bucal da população e, neste sentido, a Universidade é o local de aprendizagem e aperfeiçoamento do saber, onde alunos e professores atuam juntos, cultivando o pensamento crítico e científico. Para isso o conhecimento deve ser globalizado permitindo espaços que estimulem o aperfeiçoamento constante do saber, além daquele previsto na grade curricular. Com isso, este Projeto de Ensino, visa ampliar a prática da Periodontia baseada em evidências a fim de oportunizar aos acadêmicos um processo crescente e contínuo de aprendizado e senso crítico para aplicar na sua prática diária. Nesse sentido, o projeto tem o objetivo de Oportunizar ao discente de graduação o conhecimento mais aprofundado de periodontia baseada em evidência, aprofundando conhecimentos de metodologia cientifica, além de possibilitar a relação direta entre teoria e prática, possibilitando um melhor entendimento do diagnóstico, planejamento e tratamento. Ainda, produzir materiais didáticos para ser utilizado em seus estudos extra-classe e possibilitar a inserção desse discente em projetos de pesquisa já em andamento ou então em novos projetos de pesquisa que possam ser desenvolvidos devido a discussão aprofundada de artigos científicos e dúvidas clínicas. Como metodologia, iremos utilizar aulas remotas com diferentes professores e pesquisadores, primeiramente sobre metodologia e após iremos realizar seminários e discussões de casos relacionados a periodontia. Possibilitando ao aluno um maior contato com as evidências mais atuais.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Oportunizar ao discente de graduação o conhecimento mais aprofundado de periodontia baseada em evidência, aprofundando conhecimentos de metodologia cientifica, além de possibilitar a relação direta entre teoria e prática, possibilitando um melhor entendimento do diagnóstico, planejamento e tratamento. Ainda, produzir materiais didáticos para ser utilizado em seus estudos extra-classe e possibilitar a inserção desse discente em projetos de pesquisa já em andamento ou então em novos projetos de pesquisa que possam ser desenvolvidos devido a discussão aprofundada de artigos científicos e dúvidas clínicas.

Objetivos Específicos
Durante este Projeto de Ensino, o discente de graduação em Odontologia irá:
a) Ter aulas remotas com diferentes professores e pesquisadores;

b) Discutir metodologia científicas;
c) Realizar a leitura de artigos científicos;
d) Discutir os métodos e resultados dos estudos selecionados;
e)Elaborar possíveis práticas baseadas nas melhores evidências disponíveis;
f) Possibilitar a inserção do aluno em diferentes projetos de pesquisa;
f) Ainda, produzir materiais didáticos para ser utilizado em seus estudos extra-classe e, também, por outros discentes do curso e para divulgação em mídias eletrônicas amplas.
g) Proporcionar ao aluno da graduação um contato maior com os alunos da pós-graduação e com os professores;
h) Proporcionar aos alunos da pós graduação um contato maior com orientações de seminários dos alunos da graduação, instigando o desenvolvimento das orientações e por conseguinte, do papel da docência.

Justificativa

O primeiro contato dos graduandos em odontologia com a Periodontia ocorre no 4o semestre do curso, na Unidade Pré Clínica II, através de atividades teóricas e práticas. As práticas são vinculadas ao laboratório de pré clínica nesse semestre e não em atividades clínicas com pacientes. No entando a periodontia se faz presente ao longo dos outros semestres em diferentes clínicas. Neste contexto, a criação de um projeto de ensino que permita ao aluno aumentar o tempo de contato com a Periodontia baseada em evidência, assim como com metodologia científica, irá aperfeiçoar a habilidade dos acadêmicos em criticar as evidências a luz da literatura e possibilitará um contato mais direto entre teoria e prática clínica. Além disso, o aluno da graduação terá um maior contato com os alunos da pós-graduação e vice e versa, possibilitando uma maior assistência aos alunos da graduação, assim como, um desenvolvimento acadêmico dos alunos da pós-graduação. Adicionalmente, entende-se também que a produção de material didático se torna importante e pertinente, tendo em visto que esse material será compartilhado para todos os alunos de odontologia por meio das mídias sócias que o núcleo de periodontia possua, como o instagram @perioufpel. Espera-se que o material didático produzido possa ser amplamente divulgado e utilizado por um grande número de acadêmicos e profissionais da área de Odontologia. Além disso, o projeto visa aumentar o engajamento nos alunos em projetos de pesquisa, tendo em vista o objetivo de realizar aulas sobre metodologia científica, assim como, possibilitando a inserção do aluno em projetos de pesquisa que já se encontram em andamento ou então para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa.

Metodologia

Aulas teóricas serão realizadas primeiramente pelos docentes e pesquisadores. Professores externos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto de medicina, estudo e desenvolvimento (IMED), Faculdade SOBRESP, Universidade Franciscana (UFN) abordaram diferentes temas sobre metodologia da pesquisa por meio de aulas remotas. Após o conteúdo de metodologia, os alunos irão ler artigos científicos previamente selecionados de diferentes revistas odontológicas, com diferentes fatores de impacto, propiciando uma leitura crítica de diversas metodologias. Todos os artigos serão selecionados pelo docente coordenador e docentes colaboradores. A discussão será realizada por meio de projeções, debates em grupos e casos clínicos, direcionadas e ativadas pelos discentes e docentes. Os seminários serão orientados pelos alunos da pós-graduação. Casos clínicos complexos serão selecionados e o tratamento será filmado e fotografado para que os alunos possam visualizar a instrumentação do caso. Os casos clínicos serão discutidos a luz da literatura científica, pautando diagnósticos, planejamentos e tratamentos clínicos. Diferentes trabalhos serão propostos a fim de realizar a produção de materiais didáticos. No decorrer do projeto, os alunos poderão se interessar nos projetos de pesquisa já vigentes ou então desenvolver outros projetos de pesquisa gerados no decorrer das atividades.

Indicadores, Metas e Resultados

Acredita-se que com este projeto de ensino, os discentes da FO UFPel irão ter maior contato com a área de Periodontia e metodologia cientifica, aperfeiçoando seus conhecimentos e realizando uma maior interpretação dos artigos científicos e inserindo os conhecimentos na práticas clínicas, o que irá contribuir para que os mesmos realizem um diagnóstico, planejamento e tratamento adequado de seus pacientes. Além disso, a troca entre alunos da gradução e alunos da pós-gradução visa proporcionar um aprendizado a ambos os alunos. O material didático produzido no projeto poderá facilitar o ensino-aprendizado de todos os alunos. Uma das metas será instigar e preparar o aluno para realizar e participar de diferentes projetos de pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA FLÁVIA LEITE PONTES
BETINA DUTRA LIMA
CAMILA SILVEIRA SFREDDO1
CASSIANE SOUZA FOLY DO NASCIMENTO
FRANCISCO HECKTHEUER SILVA
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ1
Fernanda Ruffo Ortiz
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA
HENRIQUE FREITAS JALIL
JOSE ANTONIO MESQUITA DAME1
JULIA DA SILVEIRA LIMA
JULIANA DOS SANTOS FEIJO
LARISSA VIANA DE OLIVEIRA
MAISA CASARIN2
MARILIA CUNHA MARONEZE
MARINA STRELOW KOPERECK
MELISSA FERES DAMIAN1
NATALIA MARCUMINI POLA1
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS
TACIANE MENEZES DA SILVEIRA
THIAGO MARCHI MARTINS1

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