Nome do Projeto
Geografia, territorialidade e arte: o sentir, o perceber e a orientação espacial
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/05/2022 - 22/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O interesse pela criação deste grupo de estudo liga-se a vontade de somar com as preocupações teóricas da Geografia que versam sobre os temas territorialidade e arte. De forma específica, a partir da segunda metade do século XX, os temas supracitados ganham maior força; inseridos epistemologicamente nas discussões que envolvem a orientação discursiva da pós-modernidade. No Brasil, os temas ganham maior visibilidade a partir da década de 1980. Principalmente com os trabalhos dos geógrafos humanistas. Decorrido trinta anos, o tema está com mais "corpo" teórico e aponta enquanto possibilidade analítica da Geografia no século XXI. Desta feita, aqui adentra o interesse do presente projeto, que é de se somar nas produções que versam sobre os temas territorialidade e arte.

Objetivo Geral

Instigar o debate acerca das especificidades e possibilidades do diálogo entre a linguagem artística com a linguagem geográfica.

Justificativa

A importância de trazer este debate ao DEGeo/UFPel se liga ao intuito de ampliar o debate epistemológico ofertado nos cursos de licenciatura e de bacharelado. Isto para ser mais uma possibilidade teórica que os discentes busquem com o intuito de compreender os sentidos de orientação que as sociedades constroem.

Metodologia

O grupo será composto por reuniões quinzenais. Estas serão desenvolvidas tendo como base artigos que versem sobre a relação dialógica entre a Geografia com a linguagem artística; a escolha dos textos se fará a partir dos primeiros encontros do grupo, o que está programado acontecer na segunda semana de maio. Junto com os artigos científicos, o grupo será desafiado a ler um romance para exercitarmos na prática as possibilidades dialógicas entre a ciência geográfica e à arte literária.
Somado as discussões coletivas, o grupo será o espaço de “encontro” entre os diversos trabalhos desenvolvidos pelos membros. Possibilidade de mútua ajuda entre os envolvidos dentro desta perspectiva analítica. Os envolvidos serão estimulados a produzir textos para participarem de eventos e exercitarem o processo de “troca” acadêmica; isto para ampliar as paralaxes dos envolvidos.

Indicadores, Metas e Resultados

O presente projeto de ensino tem por intuito contribuir teoricamente no projeto de pesquisa: Geografia e literatura: diálogo acerca da identidade territorial. Para além disso, se espera que as pessoas envolvidas consigam ampliar os horizontes analíticos na geografia; somado a este, cogita-se a construção de textos e a participação em eventos para ampliar a “troca” acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIO BEDAQUE BARBOSA
ELINTON GUSTAVO LIZIARDI
ROBERTA GURA RODRIGUES
ROBINSON SANTOS PINHEIRO4
TIARAJU SALINI DUARTE2
ÂNDERSON DO CARMO AFRA

Página gerada em 23/04/2024 07:38:22 (consulta levou 0.204642s)