Nome do Projeto
A depressão pós-parto: biomarcadores e efeitos no neurodesenvolvimento da prole
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 02/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A depressão pós-parto (DPP) tem ganhado atenção nos últimos anos da população em geral e da saúde pública. Estima-se que 15% das mulheres sofrerão de DPP até o primeiro ano após o nascimento do bebê (1). Os efeitos da DPP são variados e ainda não totalmente conhecidos, afetando desde a qualidade de vida da mãe, a sua interação e cuidado com a prole e o desenvolvimento das crianças que podem apresentar prejuízos até na vida adulta. Ainda, o suicídio da mãe é a segunda maior causa de morte no período pós-natal (2). O tratamento com antidepressivos tem sido muito utilizado e possui efeitos benéficos, mas seus efeitos colaterais geram preocupação. Outro fator relevante é o estigma que afeta as pessoas acometidas por transtornos como a depressão, ainda mais num período tão glamourizado da vida da mulher, como no nascimento de uma criança. Dessa forma, muitas mulheres retardam ou não procuram assistência médica e psicológica quando começam a apresentar os primeiros sintomas da DPP. O diagnóstico é totalmente clínico, muitas vezes demorando a ser fechado ou não sendo diagnosticado corretamente e, assim, atrasando o melhor tratamento e aumentando os danos nas mães e crianças.
Assim, a busca por biomarcadores que possam ser usados como adjuvantes no diagnóstico, principalmente precoce, tem aumentado nos últimos anos. Entender também como a DPP pode afetar o neurodesenvolvimento da prole ao longo da sua vida, para então propor terapias/tratamentos e meios de prevenção também tem sido alvo de pesquisas de vários grupos ao redor do mundo. Dessa forma, esse projeto se propõe a fazer uma revisão na literatura quanto aos biomarcadores da DPP já avaliados e os efeitos no neurodesenvolvimento da prole que já foram demonstrados.
Objetivo Geral
O projeto visa realizar uma revisão na literatura acerca dos biomarcadores da DPP e efeitos desse transtorno no neurodesenvolvimento na prole.
Justificativa
Considerando o aumento dos casos de DPP ao redor do mundo, sua demora no diagnóstico que pode acarretar prejuízos a mãe e ao neurodesenvolvimento da prole a longo prazo que ainda não são muito conhecidos. Assim, o projeto visa entender mais sobre a DPP, seus mecanismos e efeitos, bem como seu possível diagnóstico por meio dos biomarcadores, abrindo possibilidade de futuros projetos para o grupo de pesquisa. A busca de artigos em revistas científicas internacionais, sua leitura crítica e interpretação, bem como o entendimento e uso da metodologia científica visam reforçar a formação de futuros profissionais atentos, atualizados e éticos em suas áreas de trabalho. Além disso, proporcionar aos alunos a troca de conhecimentos científicos, a apresentação de seminários e produção de trabalhos e artigos também irá colaborar nas suas formações profissionais.
Metodologia
Para a execução do projeto serão realizadas reuniões quinzenais de 2 horas, de forma remota inicialmente por conta da pandemia. Nesses encontros, haverá apresentação de artigos científicos na forma de seminários, bem como a atualização no andamento do trabalho.
Inicialmente será realizada uma busca inicial sobre as possíveis palavras-chaves que serão utilizadas para a produção dos artigos. Após a definição das palavras-chaves, serão determinados os critérios de exclusão de possíveis trabalhos. Uma tabela com os artigos que serão utilizados nas revisões será criada e as possíveis divisões de tarefas entre os integrantes do grupo será realizada.
Os alunos e a professora farão uma leitura atenta e crítica dos trabalhos, sempre discutindo com o restante do grupo nos encontros quinzenais. A partir dos principais achados, será produzida, pelo menos, uma revisão sistemática para ser apresentada em eventos científicos e publicada em revista internacional.
Além da produção científica a partir dos resultados da pesquisa, o projeto adota ata de frequência para registro de cada encontro. Os participantes deverão obter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado.
Inicialmente será realizada uma busca inicial sobre as possíveis palavras-chaves que serão utilizadas para a produção dos artigos. Após a definição das palavras-chaves, serão determinados os critérios de exclusão de possíveis trabalhos. Uma tabela com os artigos que serão utilizados nas revisões será criada e as possíveis divisões de tarefas entre os integrantes do grupo será realizada.
Os alunos e a professora farão uma leitura atenta e crítica dos trabalhos, sempre discutindo com o restante do grupo nos encontros quinzenais. A partir dos principais achados, será produzida, pelo menos, uma revisão sistemática para ser apresentada em eventos científicos e publicada em revista internacional.
Além da produção científica a partir dos resultados da pesquisa, o projeto adota ata de frequência para registro de cada encontro. Os participantes deverão obter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
Estimular os alunos a leitura crítica de artigos científicos atualizados, a escrita de trabalhos e a apresentação de seminários.
Compreender e estimular o uso da metodologia científica pelos participantes.
Produção de artigo de revisão sobre os temas em inglês.
Metas:
Estimular o raciocínio científico dos participantes por meio de referências atualizadas.
Aprimorar a exposição oral, a leitura e interpretação de artigos em inglês, bem como a escrita de trabalhos científicos.
Produzir pelo menos um artigo de revisão a ser submetido para apreciação em revistas científicas internacionais.
Apresentação dos resultados encontrados em eventos científicos.
Estimular os alunos a pensar em futuros projetos dentro da temática que poderiam ser desenvolvidos tanto pela pesquisa clínica quanto pela pesquisa básica.
Resultados esperados:
A partir da leitura crítica dos artigos selecionados pela busca das palavras-chaves, espera-se que mecanismos e biomarcadores possam ser apontados, facilitando o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre os temas por diferentes grupos de pesquisa no mundo.
Espera-se produzir pelo menos um artigo de revisão que será submetido para apreciação em revistas científicas internacionais.
Os participantes do projeto serão incentivados a participarem e apresentarem os resultados em eventos científicos regionais e nacionais.
Ainda, é esperado que ao se produzir a revisão científica, os alunos sejam estimulados ao pensamento científico crítico, bem como desenvolvam suas capacidades de leitura e escrita em inglês e apresentação de seminários.
Estimular os alunos a leitura crítica de artigos científicos atualizados, a escrita de trabalhos e a apresentação de seminários.
Compreender e estimular o uso da metodologia científica pelos participantes.
Produção de artigo de revisão sobre os temas em inglês.
Metas:
Estimular o raciocínio científico dos participantes por meio de referências atualizadas.
Aprimorar a exposição oral, a leitura e interpretação de artigos em inglês, bem como a escrita de trabalhos científicos.
Produzir pelo menos um artigo de revisão a ser submetido para apreciação em revistas científicas internacionais.
Apresentação dos resultados encontrados em eventos científicos.
Estimular os alunos a pensar em futuros projetos dentro da temática que poderiam ser desenvolvidos tanto pela pesquisa clínica quanto pela pesquisa básica.
Resultados esperados:
A partir da leitura crítica dos artigos selecionados pela busca das palavras-chaves, espera-se que mecanismos e biomarcadores possam ser apontados, facilitando o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre os temas por diferentes grupos de pesquisa no mundo.
Espera-se produzir pelo menos um artigo de revisão que será submetido para apreciação em revistas científicas internacionais.
Os participantes do projeto serão incentivados a participarem e apresentarem os resultados em eventos científicos regionais e nacionais.
Ainda, é esperado que ao se produzir a revisão científica, os alunos sejam estimulados ao pensamento científico crítico, bem como desenvolvam suas capacidades de leitura e escrita em inglês e apresentação de seminários.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNA FERRARY DENIZ | 6 | ||
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA | |||
JULIA BOEIRA RIBEIRO | |||
LIA GUAREZI MENGARDA | |||
MARIA FERNANDA MEES | |||
VITOR TEIXEIRA COUTO DE ALBUQUERQUE CODOGNOTTO |