Nome do Projeto
ENTRE PEDAGOGIAS E O DIGITAL: DESLOCAMENTOS, TRAJETÓRIAS E APRENDIZAGENS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/05/2022 - 30/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Diante de uma sociedade atravessada pelo constante uso das tecnologias de base digital, a exemplo de tablets e smartphones, este projeto de ensino parte da hipótese de que os artefatos tecnológicos e seus respectivos produtos – redes sociais, aplicativos, entre outras plataformas –, por meio de inúmeras estratégias, engendram pedagogias e aprendizagens afinadas à emergente e imperativa Cultura Digital. Assim, inscrita a partir da perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Foucaultianos, o objetivo é investigar como os produtos digitais, sobretudo aplicativos e redes sociais, vêm operando deslocamentos e transformações no acesso ao conhecimento e na produção de saberes Para tal intento, uma das ferramentas acionadas é o conceito de Pedagogias Digitais (BORTOLAZZO, 2021), registrado na articulação entre Pedagogias Culturais (WATKINS et.al, 2015; COSTA e ANDRADE, 2015) e Cultura Digital (GERE, 2008; STALDER, 2018). O termo “Pedagogias Digitais” engloba as distintas estratégias utilizadas pelos artefatos digitais no sentido de ensinar modos de habitar o contemporâneo, de conduzir as condutas, de mobilizar e instituir práticas: do campo da saúde ao entretenimento, da comunicação à educação. Trata-se de um projeto teórico-analítico, no qual os procedimentos metodológicos incluem revisão bibliográfica, estudos de caso e entrevistas. Além disso, a proposta está organizada a partir de três movimentos investigativos, a saber: 1. Discutir os deslocamentos no entendimento de pedagogia, possibilitando uma articulação às práticas culturais contemporâneas; 2. Analisar como a inserção das tecnologias digitais nos diversos espaços de sociabilidade, inclusive o escolar, têm permitido a consolidação de práticas pedagógicas e de aprendizagens, cada vez mais ancoradas no digital; 3. Explorar os modos de operação das Pedagogias Digitais, tendo como objetos de estudo aplicativos e redes sociais, tais como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, entre outros. A expectativa é de que os resultados sejam apresentados em eventos acadêmicos e publicados em livros e periódicos científicos.
Palavras-chave: Pedagogias Digitais – Aprendizagens - Cultural Digital
Objetivo Geral
Inscrita a partir da perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Foucaultianos, o objetivo é investigar como os produtos digitais, sobretudo aplicativos e redes sociais, vêm operando transformações no acesso ao conhecimento e na produção de saberes.