Nome do Projeto
Inclusão Digital com Arte e Carinho
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto de Extensão Inclusão Digital com Arte e Carinho ocorre desde 2013 sob coordenação do coordenador atual, porém o projeto já é executado desde 2010. O projeto atende crianças da Casa do Carinho com atividades educativas que envolvem o aprendizado de práticas artísticas por meio da utilização de computadores e de telefones celulares. As atividades executadas atendem a demanda do tempo livre das crianças atendidas que tem de 4 a 7 anos e estão sob tutela da Casa do Carinho.

Objetivo Geral

Proporcionar para as crianças da Casa do Carinho atividades educativas que as envolvam no uso de ferramentas informáticas com foco na demanda de atenção que carecem por estarem afastadas dos seus familiares.

Justificativa

As crianças que vivem na Casa do Carinho sob tutela necessitam de atividades educativas para preencherem o seu tempo livre. Demandam ainda por atenção por estarem afastadas de suas famílias. A Universidade tem potencial humano capacitado que pode atender esta demanda por meio de seus alunos bolsistas ao desenvolverem atividades educativas com as crianças. No intuito de sanar um pouco as grandes carências de crianças, marcadas por grandes faltas e enormes sofrimentos, utilizamos a riqueza acadêmica em formação dos nossos alunos para realizar um projeto que propunha o desenvolvimento da criatividade, da arte e da educação. Deseja-se assim abrir espaço para desenvolvimento acadêmico e social dos alunos do CA/UFPel por meio de experiências no cumprindo da responsabilidade social.

Metodologia

Encontros bi-semanais com as crianças para o desenvolvimento de atividades de caráter prático com foco no despertar artístico e criativo;
Aplicação de atividades de entretenimento voltadas à arte para suprir a carência de atenção demandada pelas crianças'
Reuniões quinzenais entre a coordenação e os bolsistas para acompanhamento, avaliação e aprimoramento das questões apresentadas.
Visitas mensais da coordenação à Casa do Carinho para avaliação e aprimoramento das atividades junto aos psicólogos da instituição.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com as atividades desenvolvidas atender o desenvolvimento social e a atenção demandada a todas as crianças que vivem na Casa do Carinho. Por meio de atividades criativas, deseja-se proporcionar às crianças momentos de entretenimento e desenvolvimento da imaginação. O número de crianças atendidas varia a cada edição do projeto devido a peculiaridade da natureza da Casa do Carinho, porém pelas edições anteriores estimasse um número de cerca de 20 crianças a serem atendidas no ano de 2017.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA DA ROSA MENDES
GILBERTO BALBELA CONSONI6
VANESSA MONTEIRO DA SILVA

Página gerada em 28/03/2024 16:25:43 (consulta levou 0.129501s)