Nome do Projeto
Pod-Crítica na Pós-Modernidade: um Podcast sobre perspectivas as Pós-Criticas e a Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 04/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto tem como intuito promover novas estratégias de divulgação e discussão das questões referentes às perspectivas pós-criticas na Educação, no contexto da pós-modernidade. Dentro destas perspectivas destacam-se: os estudos pós-estruturalistas, o pós-colonialismo, o Multiculturalismo, os Estudos Culturais, os Estudos Étnicos-Raciais, os Estudos de Gênero, a Teoria Queer e a Pedagogia Feminista, dentre outros. O projeto constitui-se na realização de podcasts onde serão discutidas temáticas pertinentes à proposta.

Objetivo Geral

- Promover novas estratégias de discussão e divulgação das questões referentes às perspectivas pós-criticas na Educação, no contexto da pós-modernidade;
- Instigar novas formas de se pensar o Currículo e a Educação a partir das perspectivas pós-criticas;
- Impulsionar reflexões pertinentes ao contexto da formação de professores a partir das perspectivas pós-criticas.

Justificativa

Destacando-se a crescente relevância das ferramentas de mídias audiovisuais na internet e sua popularização, principalmente a partir da difusão do uso de smartphones e do consumo de programas temáticos em aplicativos de streaming de áudio, parece relevante a utilização destes meios como (ciber)espaços de produção/promoção de saberes.
Neste sentido, esta pesquisa se justifica na necessidade e relevância de se colocar em questão as emergentes perspectivas pós-críticas, implicadas em novas possibilidades de se pensar a Educação e seus processos, bem como na necessidade de impulsionar estratégias didático-pedagógicas diversificadas relacionadas a formação de professores, que considerem as questões destacadas no contexto da pós-modernidade referentes às perspectivas pós-críticas.

Metodologia

Caracterização da proposta: este projeto unificado está dentro de uma proposta de extensão, buscando uma aproximação entre os conhecimentos discutidos nas perspectivas pós-críticas e os múltiplos contextos sociais, permitindo a divulgação e difusão dos saberes para além do âmbito institucional da Universidade.

Modos de ação: Propõe-se a gravação e divulgação de podcasts quinzenais, de acordo com as temáticas relacionadas às perspectivas pós-críticas. Serão construídos roteiros a partir de eixos problematizadores, os quais destacam-se:

- Pós-modernidade;
- Teorias pós-críticas na Educação;
- Pós-estruturalismo;
- Pós-colonialismo;
- Multiculturalismo;
- Estudos Culturais;
- Estudos étnico-raciais;
- Estudos de Gênero;
- Estudos Feministas;
- Teoria Queer;
- Outros eixos emergentes.

Os podcasts poderão ter duração entre 20 a 50 minutos a depender da temática abordada, roteiro, discussões propostas e interação entre os participantes da gravação.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com a proposta apresentada neste projeto ampliar o cenário de oportunidades de acesso às discussões e produções relativas às perspectivas pós-críticas no âmbito da Educação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE6
CHRISTIAN PERES DA COSTA
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA4
JESSICA URRUTIA PEREIRA
JÚLIA DE OLIVEIRA MOREIRA
LUAN SANT'ANNA DE SOUSA

Página gerada em 19/04/2024 10:12:20 (consulta levou 0.139119s)