Nome do Projeto
Pod-Crítica na Pós-Modernidade: um Podcast sobre perspectivas as Pós-Criticas e a Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 04/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto tem como intuito promover novas estratégias de divulgação e discussão das questões referentes às perspectivas pós-criticas na Educação, no contexto da pós-modernidade. Dentro destas perspectivas destacam-se: os estudos pós-estruturalistas, o pós-colonialismo, o Multiculturalismo, os Estudos Culturais, os Estudos Étnicos-Raciais, os Estudos de Gênero, a Teoria Queer e a Pedagogia Feminista, dentre outros. O projeto constitui-se na realização de podcasts onde serão discutidas temáticas pertinentes à proposta.
Objetivo Geral
- Promover novas estratégias de discussão e divulgação das questões referentes às perspectivas pós-criticas na Educação, no contexto da pós-modernidade;
- Instigar novas formas de se pensar o Currículo e a Educação a partir das perspectivas pós-criticas;
- Impulsionar reflexões pertinentes ao contexto da formação de professores a partir das perspectivas pós-criticas.
- Instigar novas formas de se pensar o Currículo e a Educação a partir das perspectivas pós-criticas;
- Impulsionar reflexões pertinentes ao contexto da formação de professores a partir das perspectivas pós-criticas.
Justificativa
Destacando-se a crescente relevância das ferramentas de mídias audiovisuais na internet e sua popularização, principalmente a partir da difusão do uso de smartphones e do consumo de programas temáticos em aplicativos de streaming de áudio, parece relevante a utilização destes meios como (ciber)espaços de produção/promoção de saberes.
Neste sentido, esta pesquisa se justifica na necessidade e relevância de se colocar em questão as emergentes perspectivas pós-críticas, implicadas em novas possibilidades de se pensar a Educação e seus processos, bem como na necessidade de impulsionar estratégias didático-pedagógicas diversificadas relacionadas a formação de professores, que considerem as questões destacadas no contexto da pós-modernidade referentes às perspectivas pós-críticas.
Neste sentido, esta pesquisa se justifica na necessidade e relevância de se colocar em questão as emergentes perspectivas pós-críticas, implicadas em novas possibilidades de se pensar a Educação e seus processos, bem como na necessidade de impulsionar estratégias didático-pedagógicas diversificadas relacionadas a formação de professores, que considerem as questões destacadas no contexto da pós-modernidade referentes às perspectivas pós-críticas.
Metodologia
Caracterização da proposta: este projeto unificado está dentro de uma proposta de extensão, buscando uma aproximação entre os conhecimentos discutidos nas perspectivas pós-críticas e os múltiplos contextos sociais, permitindo a divulgação e difusão dos saberes para além do âmbito institucional da Universidade.
Modos de ação: Propõe-se a gravação e divulgação de podcasts quinzenais, de acordo com as temáticas relacionadas às perspectivas pós-críticas. Serão construídos roteiros a partir de eixos problematizadores, os quais destacam-se:
- Pós-modernidade;
- Teorias pós-críticas na Educação;
- Pós-estruturalismo;
- Pós-colonialismo;
- Multiculturalismo;
- Estudos Culturais;
- Estudos étnico-raciais;
- Estudos de Gênero;
- Estudos Feministas;
- Teoria Queer;
- Outros eixos emergentes.
Os podcasts poderão ter duração entre 20 a 50 minutos a depender da temática abordada, roteiro, discussões propostas e interação entre os participantes da gravação.
Modos de ação: Propõe-se a gravação e divulgação de podcasts quinzenais, de acordo com as temáticas relacionadas às perspectivas pós-críticas. Serão construídos roteiros a partir de eixos problematizadores, os quais destacam-se:
- Pós-modernidade;
- Teorias pós-críticas na Educação;
- Pós-estruturalismo;
- Pós-colonialismo;
- Multiculturalismo;
- Estudos Culturais;
- Estudos étnico-raciais;
- Estudos de Gênero;
- Estudos Feministas;
- Teoria Queer;
- Outros eixos emergentes.
Os podcasts poderão ter duração entre 20 a 50 minutos a depender da temática abordada, roteiro, discussões propostas e interação entre os participantes da gravação.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com a proposta apresentada neste projeto ampliar o cenário de oportunidades de acesso às discussões e produções relativas às perspectivas pós-críticas no âmbito da Educação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE | 6 | ||
CHRISTIAN PERES DA COSTA | |||
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 4 | ||
JESSICA URRUTIA PEREIRA | |||
JÚLIA DE OLIVEIRA MOREIRA | |||
LUAN SANT'ANNA DE SOUSA |