Nome do Projeto
Temática Indígena: diversidade de saberes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 15/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A partir da lei 11.645, de 10 de março de 2008 passa a ser obrigatório nos estabelecimentos de ensino
fundamental e de ensino médio, públicos e privados, o estudo da história e cultura afro-brasileira e
indígena. O conteúdo programático deverá, a partir de então, incluir diversos aspectos da história e da
cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais
como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a
cultura negra e indígena brasileira e o negro e o indígena na formação da sociedade nacional, resgatando
as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Nosso
objetivo neste projeto de extensão consiste em envolver professores/as, funcionários/as e alunos/as de
escolas da rede pública de ensino de Pelotas/RS em pesquisa, troca de experiências e construção de
uma proposta de como trabalhar a temática indígena na sala de aula. Contaremos com a participação
de estudantes de graduação da UFPel, de assessores/as externos/as do campo da Etnologia Ameríndia,
de indígenas acadêmicos de graduação e pós-graduação da UFPEL e de comunidades das etnias Mbyá
Guarani e Kaingang.
Objetivo Geral
Subsidiar professores/as e funcionários/as de Escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio na implementação das exigências da Lei 11.645/08, como forma de garantir a valorização da história e das culturas indígenas, que formam a diversidade cultural brasileira.
Justificativa
A implementação das exigências da Lei 11.645/08 tem se deparado com a carência em termos de formação docente e de material adequado para sua aplicação em sala de aula. Pelas características da história do município de Pelotas, as escolas da rede pública têm realizado, em maior número, atividades voltadas para a história e cultura afro-brasileira. Em vista disso o NETA tem sido procurado para realizar
parcerias em relação ao estudo da História e Cultura dos Povos Indígenas. Para nós, este projeto está propiciando uma construção conjunta, visto que o curso de Antropologia é de bacharelado e os/as professores/as possuem preparação pedagógica através de sua formação em Pedagogia ou outras licenciaturas. A extensão, além disso, é uma oportunidade em termos de ensino e de pesquisa para estudantes da UFPel, não apenas do Bacharelado em Antropologia, mas também de outros bacharelados e Licenciaturas, inclusive de cursos de pós graduação. Através de encontros de estudo, de palestra, de projeção e debates de filmes, de narrativas e dramatização de histórias e mitos e de atividades artísticas será possível aproximar os/as alunos/as desta diversidade de saberes historicamente invisibilizados no Brasil.
parcerias em relação ao estudo da História e Cultura dos Povos Indígenas. Para nós, este projeto está propiciando uma construção conjunta, visto que o curso de Antropologia é de bacharelado e os/as professores/as possuem preparação pedagógica através de sua formação em Pedagogia ou outras licenciaturas. A extensão, além disso, é uma oportunidade em termos de ensino e de pesquisa para estudantes da UFPel, não apenas do Bacharelado em Antropologia, mas também de outros bacharelados e Licenciaturas, inclusive de cursos de pós graduação. Através de encontros de estudo, de palestra, de projeção e debates de filmes, de narrativas e dramatização de histórias e mitos e de atividades artísticas será possível aproximar os/as alunos/as desta diversidade de saberes historicamente invisibilizados no Brasil.
Metodologia
O presente Projeto de Extensão tem o intuito de promover o desenvolvimento de uma metodologia participativa, em que as pessoas envolvidas estejam presentes durante todo o seu processo. Ou seja, a construção do Projeto, o seu andamento e a sua avaliação passarão por discussão e aprovação consensual, de modo a garantir a colaboração de todos/as na apresentação e no diálogo das propostas para a execução de cada etapa.
Com a intenção de promover práticas educativas e culturais, como parte da realização do Projeto, foram selecionadas atividades a serem aplicadas em escolas da rede pública de ensino, como utilização e debate de documentários dirigidos por indígenas e pesquisadores indigenistas, narrativas de histórias infantis e realização de atividades artísticas. A diversificação dessas atividades tornará as temáticas a serem abordadas mais atrativas e dinâmicas.
Dentro da perspectiva de trabalhar o respeito e a diversidade, é pertinente ao projeto proporcionar a troca de visitas entre as comunidades indígenas e as escolas.
Desta maneira, acreditamos que possa ser possível a superação de imagens estereotipadas a respeito dos povos indígenas e o reconhecimento das especificidades de cada coletivo, remetendo, sempre que possível, às etnias Mbyá-Guarani e Kaingang presentes nesta região.
Com a intenção de promover práticas educativas e culturais, como parte da realização do Projeto, foram selecionadas atividades a serem aplicadas em escolas da rede pública de ensino, como utilização e debate de documentários dirigidos por indígenas e pesquisadores indigenistas, narrativas de histórias infantis e realização de atividades artísticas. A diversificação dessas atividades tornará as temáticas a serem abordadas mais atrativas e dinâmicas.
Dentro da perspectiva de trabalhar o respeito e a diversidade, é pertinente ao projeto proporcionar a troca de visitas entre as comunidades indígenas e as escolas.
Desta maneira, acreditamos que possa ser possível a superação de imagens estereotipadas a respeito dos povos indígenas e o reconhecimento das especificidades de cada coletivo, remetendo, sempre que possível, às etnias Mbyá-Guarani e Kaingang presentes nesta região.
Indicadores, Metas e Resultados
- Incentivar uma (re)adaptação do plano político-pedagógico das Instituições de Ensino.
- Subsidiar na escolha de livros didáticos, que transmitam conhecimentos, que contemplem adequadamente a diversidade cultural e histórica dos povos originários.
- Alcançar, de diferentes maneiras, a difusão dos etnosaberes, possibilitando a valorização das especificidades culturais dos povos indígenas.
- Buscar atingir, inicialmente, o setor que media o processo de construção de conhecimento, ou seja, os/as docentes das escolas da rede pública, por meio de um programa de formação.
- Propiciar a troca de conhecimento entre universidade e escola, visando favorecer uma renovação do processo de ensino-aprendizagem, para além de uma perspectiva individualista.
- Aperfeiçoar as discussões sobre a diversidade, orientando a superação das diferenças e intolerâncias para além do ambiente escolar, no âmbito sociocultural.
- Subsidiar as discussões sobre interculturalidade, buscando aproximar o conhecimento transmitido com as visões indígenas sobre seu povo e cultura, contribuindo para a superação das intolerâncias.
- Subsidiar na escolha de livros didáticos, que transmitam conhecimentos, que contemplem adequadamente a diversidade cultural e histórica dos povos originários.
- Alcançar, de diferentes maneiras, a difusão dos etnosaberes, possibilitando a valorização das especificidades culturais dos povos indígenas.
- Buscar atingir, inicialmente, o setor que media o processo de construção de conhecimento, ou seja, os/as docentes das escolas da rede pública, por meio de um programa de formação.
- Propiciar a troca de conhecimento entre universidade e escola, visando favorecer uma renovação do processo de ensino-aprendizagem, para além de uma perspectiva individualista.
- Aperfeiçoar as discussões sobre a diversidade, orientando a superação das diferenças e intolerâncias para além do ambiente escolar, no âmbito sociocultural.
- Subsidiar as discussões sobre interculturalidade, buscando aproximar o conhecimento transmitido com as visões indígenas sobre seu povo e cultura, contribuindo para a superação das intolerâncias.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ABICAEL MOREIRA | |||
ALESSANDRO BARBOSA LOPES | |||
ANDRESSA SANTOS DOMINGUES | |||
ESTÉFANI BILHALVA LEITZKE | |||
FELIPE NUNES NOBRE | |||
LEONARDO CHRISTIAN DA SILVA MAIA | |||
LORI ALTMANN | 10 | ||
LOUISE PRADO ALFONSO | 4 | ||
MARIA RAQUEL RODRIGUES VIEIRA | |||
MARTIN CESAR TEMPASS | |||
ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA | 4 | ||
vitoria de lima cardoso |