Nome do Projeto
Desenvolvimento de tecnologias inovadoras baseadas em microRNAs
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2022 - 31/05/2030
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O projeto "Desenvolvimento de tecnologias inovadoras baseadas em microRNAs" busca oferecer soluções tecnológicas baseadas em biotecnologia aplicada a saúde animal, por meio do desenvolvimento e validação de adjuvantes vacinais e de suplemento alimentar para peixes baseados em microRNAs, bem como de um método de diagnóstico de fertilidade por miRNAs espermáticos. Todas as ações aqui propostas já possuem um referencial teórico e resultados obtidos (artigos científicos publicados em periódicos internacionais e patentes de invenção depositadas junto ao INPI) a partir de projetos de pesquisas executados pelo grupo de pesquisa em Genômica Estrutural, liderado pelo Prof. Dr. Vinicius Campos.

Objetivo Geral

O projeto possui como objetivo geral o desenvolvimento e validação de um painel de biotecnologias baseadas em microRNAs que possam ser aplicadas a saúde animal, e que possam vir a ser transferidas para empresas do ramo de genética, aquicultura ou reprodução animal e humana. Os objetivos específicos estão descritos em cada uma das ações propostas.

Justificativa

A maioria dos microRNAs são transcritos a partir de regiões do genoma diferentes daquelas responsáveis por codificar proteínas, podendo inclusive se localizar em regiões de íntrons de alguns genes. Os mesmo são extremamente conservados entre diferentes táxons, podendo assim exercer funções semelhantes e facilitar na interpretação e transposição dos resultados obtidos de uma espécie para outra. Além disso, um único microRNA pode ter centenas de genes como alvos e, ainda, este gene alvo pode possuir vários locais de ligação para diferentes microRNAs. Dessa maneira, os microRNAs são tidos como importantes fatores de regulação de uma ampla gama de processos celulares, dentre eles, a imunidade, crescimento muscular, fertilidades, entre outros. Sendo assim, o presente projeto vista o desenvolvimento de novas biotecnologias baseadas em microRNAs para aplicação na área de saúde animal.

Metodologia

Serão utilizadas metodologias especificas para execução de cada uma das ações propostas dentro do presente projeto. Seguem abaixo, de forma resumida, tais metodologias:
(i) Construção de uma molécula recombinante e expressão de miRNAs escolhidos em bactéria ou levedura, confirmação da expressão dos microRNAs
(ii) Caracterização do microRNoma de peixes, construção de uma molécula
recombinante para expressão de miRNAs em sistema procarioto ou eucarioto e utilização como suplemento alimentar animal;
(iii) Realização de exames andrológicos e laboratoriais, desenvolvimento e validação de um painel de microRNAs para diagnóstico de potencial reprodutivo

Indicadores, Metas e Resultados

Meta: Desenvolver tecnologias baseado em microRNAs

Indicador: Celebração de acordos com empresas parceiras em projetos de estímulo à inovação

Resultado esperado: Espera-se ao final do período de execução do projeto, o desenvolvimento e validação não somente em ambiente laboratorial, mas também em ambiente relevante/operacional das tecnologias propostas em cada uma das ações listadas. Além disso, almeja-se a transferência destas tecnologias para empresas do ramo de biotecnologia animal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA WEEGE DA SILVEIRA MARTINS
ANTONIO DUARTE PAGANO
CARINE DAHL CORCINI1
EDUARDO BIERHALS BLÖDORN
EDUARDO NUNES DELLAGOSTIN
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES1
HADASSA GABRIELA ORTIZ
LAÍS DOS SANTOS GONÇALVES
LEANDRO SILVA NUNES
LUANA FERREIRA VIANA DOS REIS
LUCAS PETITEMBERTE DE SOUZA
MARIANA CAVALCANTI NASCIMENTO
MARIANA HÄRTER REMIÃO4
NYELSON DA SILVA NONATO
Natiéli Machado Gonçalves
ODIR ANTONIO DELLAGOSTIN
VINICIUS FARIAS CAMPOS12
WILLIAM BORGES DOMINGUES

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
Empresas parcerias em projetos de estímulo à inovaçãoR$ 3.000.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 3.000.000,00

Página gerada em 25/04/2024 04:45:25 (consulta levou 0.167917s)