Nome do Projeto
Qualidade nutricional e preço de produtos sem glúten e produtos similares com glúten
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/05/2022 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Doença Celíaca é um distúrbio autoimune desencadeado pela ingestão do glúten, que atinge o intestino delgado de indivíduos geneticamente predispostos e a dieta isenta de glúten é o único tratamento disponível atualmente para esta doença. Diante disso, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade nutricional e o preço de produtos sem glúten industrializados comparando-os a produtos similares com glúten comercializados em estabelecimentos físicos e virtuais. Serão visitados estabelecimentos comerciais para analisar as categorias diferentes de produtos sem glúten e com glúten: Farinhas, Misturas para panificação, Pães e produtos de panificação, Misturas para bolos, Bolos prontos e similares, Biscoitos, Massas, Bebidas, entre outros. Para cada produto sem glúten, serão selecionados um ou dois produtos com glúten similares, cuja descrição mais se aproximava do produto sem glúten selecionado. Serão coletadas diferentes informações referentes ao valor energético, carboidratos, açúcares, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras e sódio presentes na tabela de informação nutricional, além da lista de ingredientes, alegações de propriedades funcionais e de saúde disponibilizadas nos rótulos e o preço de venda de cada produto alimentício.

Objetivo Geral

Avaliar a qualidade nutricional e o preço de alimentos sem glúten e compará-los com alimentos com glúten similares disponíveis em estabelecimentos comerciais físicos e virtuais.

Justificativa

Existe uma percepção popular de que a dieta sem glúten é uma escolha mais saudável e possivelmente auxilie no emagrecimento, favorecendo a adoção desta por indivíduos sem indicação clínica para isso. No entanto, alimentos sem glúten industrializados possuem, na maioria das vezes, preços mais altos. A maioria dos trabalhos mostra que, de modo geral, os produtos sem glúten apresentam baixo teor de proteínas e altas quantidades de gorduras, principalmente a gordura saturada. Esses dados apontam para uma baixa qualidade nutricional dos alimentos sem glúten comercializados nos supermercados de todo o mundo. Neste contexto, essa pesquisa tem o intuito de acrescentar dados e informações a respeito da qualidade nutricional e preços de alimentos sem glúten comercializados no sul do Brasil. Além disso, em alguns países, os preços dos produtos sem glúten podem custar até 400% mais caros em comparação com seus similares com glúten. Já no Brasil, poucas pesquisas foram realizadas e os preços alcançam diferenças de até 110% dependendo da categoria.

Metodologia

Trata-se de um estudo transversal onde serão comparados dois grupos de produtos industrializados semelhantes, um grupo contendo produtos sem glúten e outro grupo contendo produtos com glúten. A coleta de dados será realizada em estabelecimentos comerciais físicos e virtuais da cidade de Pelotas/RS e região. Após a coleta das fotos e das informações nutricionais repassadas para as tabelas do Microsoft Excel, os dados serão analisados por meio de programa estatístico. Os dois grupos de produtos com e sem glúten serão comparados entre si e será avaliada a variabilidade da composição nutricional. O mesmo será feito com a tabela de preços onde serão analisadas as diferenças percentuais entre cada grupo. Para a lista de ingredientes será avaliada a quantidade de ingredientes e aditivos presentes tanto nos produtos sem glúten, quantos nos produtos com glúten, analisando qual grupo possui mais alimentos classificados como processados e ultraprocessados de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira. Os dados serão avaliados por meio de ANOVA para média e desvio padrão e a análise estatística será feita por meio do Teste t entre os grupos e Qui-quadrado utilizado para comparar as variáveis categóricas. Em caso de distribuição não paramétrica, será utilizado o teste de Mann-Whitney para comparar os dados da composição nutricional e/ou custo dos produtos com e sem glúten por meio do programa estatístico STATA 17. Será considerado o valor de p <0,05 como estatisticamente significativo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se atingir as seguintes metas:
- Relatar a qualidade nutricional de produtos sem glúten comercializados na região;
- Relatar o preço de produtos sem glúten comercializados na região;
- Elaboração de um banco de dados de produtos sem glúten;
- Publicação de 3 artigos científicos em revistas indexadas;
- Apresentar os resultados da pesquisa em congressos regionais e nacionais;
- Formar recursos humanos capacitados e envolvidos com a causa celíaca por meio de colaboradores, bolsistas, mestres e doutores;
- Auxiliar como base em políticas de incentivo à produção de produtos sem glúten com melhor qualidade nutricional pela indústria;
- Auxiliar como base em políticas públicas de melhor acesso e/ou auxílio financeiro aos celíacos para manter o seguimento da dieta sem glúten.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EMILI CAMPOS DOS SANTOS
FABIANA TORMA BOTELHO4
ISABEL OLIVEIRA BIERHALS
PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS DE REZENDE
VICTÓRIA DE FREITAS CECHET

Página gerada em 26/04/2024 17:30:27 (consulta levou 0.128065s)