Nome do Projeto
A arte e a transvaloração dos valores nos escritos de Nietzsche de 1888
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Proponho investigar neste projeto a relevância da transvaloração dos valores, como projeto central no desenvolvimento do pensamento de Nietzsche no ano de 1888, com ênfase nas obras publicadas e nos fragmentos póstumos dessa época. A proposta de novos valores passa a ser compreendida como uma tarefa urgente de intervenção no mundo moderno decadente, para possibilitar novas formas de vida ético-estéticas. A questão da mentira (da arte como glorificação da mentira e das ilusões) coloca novos desafios para esse projeto valorativo, na relação com a vontade de poder da vida ascendente como critério de verdade. Minha hipótese de pesquisa é: com o abandono do projeto da “Vontade de poder” (final de agosto de 1888), Nietzsche propõe a “Transvaloração de todos os valores” como o seu projeto mais relevante, com vistas a intervir nos rumos da décadence europeia e possibilitar novas produções valorativas no mundo moderno. Isso será efetivado através da análise das cartas, dos fragmentos póstumos de setembro de 1888 ao início de 1889, e das obras publicadas e/ou preparadas para publicação nesse período: O Caso Wagner, O crepúsculo dos ídolos, O Anticristo, Ecce homo e Ditirambos de Dioniso. A questão da arte é determinante para os rumos da transvaloração, pois a fisiologia da arte, a crítica da arte moderna e "redução da ética à estética", em sentido bem específico, marcam as obras que coroam o pensamento nietzschiano.

Objetivo Geral

Investigar a questão da transvaloração dos valores nas cartas, fragmentos póstumos e obras de Nietzsche de 1888 (Crepúsculo dos Ídolos, O caso Wagner O Anticristo, Ditirambos de Dioniso e Ecce homo. Problematizaremos a importância da arte para a transvaloração, em relação à verdade, à mentira e à décadence moderna. E avaliaremos qual a importância da arte para o estabelecimento de novos valores, no contexto do mundo moderno e hipermoderno.

Justificativa

A questão do valor ocupa um lugar central nos escritos de Nietzsche de 1888, e o próprio Nietzsche presume ser “um evento capital na crise dos juízos de valor”, como ele expressa em carta a Georg Brandes . O filósofo “extemporâneo” quer agora atuar em seu tempo, contra seu tempo. É importante, nesse sentido, a afirmação de M. Montinari, de que Nietzsche tem consciência “de participar da décadence europeia”.
Um dos principais esforços de Nietzsche em 1888 é transpor suas investigações sobre o niilismo para o âmbito da décadence. A noção de niilismo não é abandonada no que tange à crítica dos valores morais e ao valor superior de verdade, aparecendo no primeiro ou terceiro livro da obra projetada. “A vontade de poder”. Mas há uma insistência em aprofundar o conceito de décadence fisiológica nos fragmentos póstumos, para possibilitar uma crítica mais direta e interventora em todos os âmbitos da modernidade europeia. Nesse sentido, o conceito de décadence aparece bastante nas cartas. Além de se referir aos sentidos desenvolvidos nos escritos póstumos da época, Nietzsche aplica o conceito de décadence a si mesmo, para se referir aos anos em que esteve mais doente, como o tempo de décadence.
O “filósofo da transvaloração” pressupõe que os tipos fortes possuiriam uma grande saúde, forças vitais inesgotáveis, um grande capital acumulado, enquanto os fracos se consumiriam no seu irremediável processo de esgotamento, pois são fisiologicamente doentes, ou seja, padecem do decréscimo da “força vital”, da vontade de poder. Mas essa força vital só pode ser proclamada a partir da perspectiva valorativa adotada por Nietzsche, a saber, da perspectiva da vontade de poder da vida ascendente. Não se pode reduzir o valor de uma ação a “valores fisiológicos”, pois, em si mesma a ação não possui valor. É o ser humano que atribuiu valor às coisas e que embeleza o mundo.
Investigaremos, enfim, como Nietzsche, enquanto filósofo, artista, escritor e literato, propõe a transvaloração dos valores, se ele consegue articular os valores estéticos e éticos e se ele propõe um movimento efetivo a partir de seu pensamento e arte de estilo à décadence moderna. Em que medida Nietzsche consegue concretizar a transvaloração dos valores nas obras do final de 1888?
Depois de mostrar a relevância do projeto ético-estético de Nietzsche, proponho desenvolver a pesquisa em várias frentes: pesquisa bibliográfica (de fontes, de comentadores e intérpretes), discussões no grupo de pesquisa, articulação com as pesquisas de iniciação científica, e de meus orientando(a)s de mestrado e de doutorado sobre essa temática.

Metodologia

- Leitura, análise, comparação e interpretação de textos filosóficos.
- Elaboração de textos e construção de argumentos filosóficos a partir de pesquisa bibliográfica.
- Tradução de cartas de Nietzsche, com auxílio do aparato crítico (vide bibliografia).
- Discussão e encontros de investigação com membros do Grupo de Pesquisa “Estética e crítica da modernidade” (UFPel), com pesquisadores de outros grupos de pesquisa nacionais, como o Núcleo de Estudos Nietzschianos da UFPR
- Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa nos grupos internacionais:, o HyperNietzsche - International Research Group e o GIRN - Groupe International de Recherches sur Nietzsche (FR/IT/AL/BR..).

Indicadores, Metas e Resultados

- Análise e discussão dos textos de Nietzsche (citados no cronograma) e de pensadores e intérpretes da relação entre valor, arte, verdade e décadence (modernos e contemporâneos);
- Discussões das principais questões no grupo de pesquisa;
No segundo ano:
- Conclusão da análise dos textos de Nietzsche e dos comentadores acerca da temática do projeto.
- Redação e conclusão de artigos sobre o tema; discussões no grupo de pesquisa; avaliação dos resultados e relatório de atividades. Participação em eventos da área de Filosofia, principalmente o da ANPOF, do GIRN e do HyperNietzsche;
- Publicação de artigos em revistas brasileiras e internacionais de filosofia;
- Exposição dos resultados da pesquisa em eventos de filosofia internacionais, nacionais e locais (no âmbito do Curso de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPel);
- Debate dos aspectos mais relevantes da pesquisa com pesquisadores de grupos de pesquisa afins, principalmente com integrantes do GT-Nietzsche (nos encontros de 2022 e 2024), do Núcleo de Estudos Nietzschianos da UFPR, do GIRN Groupe International de Recherches sur Nietzsche, do HyperNietzsche (no qual participei da II Bienale, em Paris), na III Bienale Nietzscheana, prevista para novembro de 2023, além de outros eventos nacionais e internacionais de Filosofia.

A repercussão esperada do projeto é a de fomentar e aprofundar a discussão acerca das implicações éticas e estéticas do pensamento tardio de Nietzsche na filosofia moderna e contemporânea. A relação entre os temas da transvaloração dos valores, da verdade e da arte é filosoficamente relevante na atualidade, não apenas no campo da filosofia moral e da Nietzsche-Forschung, mas também no debate de questões éticas e estéticas, suscitados pela psicologia empírica, pela antropologia cultural, pela literatura e pela estética. Visa-se atingir bons resultados através da publicação de artigos em revistas de filosofia (Qualis A1, A2 e B1), da participação em congressos, da discussão na equipe de pesquisa e com pesquisadores de grupos de pesquisa afins, de outras instituições, principalmente da UFPR (Antônio E. Paschoal e da UFPA (Ernani Chaves).
Além da publicação de artigos, capítulos de livros e da participação em eventos da área, destaco o impacto do resultado da tradução (inédita em português) das Cartas de Nietzsche (de 1888-89) para a pesquisa Nietzsche no Brasil. Essa tradução será também importante para a efetivação da pesquisa sobre o tema deste projeto, que versa sobre o último ano de produção filosófica de Nietzsche.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLADEMIR LUIS ARALDI6
Leandro Kim Pereira dos Santos
PATRICIA BOEIRA DE SOUZA
THALES VARGAS RODRIGUES

Página gerada em 28/03/2024 12:56:29 (consulta levou 0.146939s)