Nome do Projeto
Laboratório do GEDTA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/05/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
Este projeto integra o tripé ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de fornecer experiências práticas aos discentes, pós-graduandos e profissionais em aprimoramento técnico, desenvolver métodos e produtos veterinários que impactem positivamente no desenvolvimento regional e nacional, e prestar serviços de diagnóstico para a comunidade acadêmica e externa à UFPel.

Objetivo Geral

Desenvolver e disponibilizar diagnóstico laboratorial da leptospirose animal para o desenvolvimento regional e nacional.

Justificativa

Este projeto surge da necessidade de prestação de serviço de diagnóstico laboratorial da leptospirose animal, promovendo a integração do ensino, pesquisa e extensão nesta área, atuando no Programa de Pós-graduação em Veterinária (PPGV), na Residência multidisciplinar e na graduação em Medicina Veterinária regular e especial, assim como em outros programas de pós-graduação e cursos de graduação. Este projeto está focado em absorver demandas de diagnóstico da leptospirose animal.

Metodologia

O projeto disponibiliza treinamento para os participantes no desenvolvimento em técnicas de diagnóstico da leptospirose. Discentes serão selecionados por vocações e habilidades. O projeto disponibilizará atendimento de demandas regionais oriundas de necessidades de produtores rurais e técnicos que atuam como prestadores de serviços na região. No diagnóstico serão empregadas técnicas bacteriológicas e sorológicas a fim de estimar a prevalência de anticorpos nos animais individualmente ou em rebanhos.
Os resultados obtidos durante as atividades serão apresentadas, em reuniões, palestras, artigos científicos, resumos em congressos, mesas redondas, dias de campo e através dos meios digitais.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
As atividades desenvolvidas pelo projeto serão medidas por indicadores de desempenho como o número propriedades atendidas, numero de pessoas atendidas, número total de animais e rebanhos examinados, evolução técnica dos participantes pelo treinamento ao longo do estágio, índice de produção científica por participação de colaboradores, evolução qualitativa e quantitativa do currículo lattes dos participantes, evolução efetiva na carreira acadêmica, empregabilidade e acesso ao mercado.

Metas
Atender 100% da necessidade demandada pela comunidade por diagnósticos laboratoriais disponíveis no laboratório do GEDTA até o final do projeto; Promover habilidades técnicas dos participantes durante o período semestral e que permanecerem mais de um ano de atuação através dos indicadores do currículo lattes.

Resultados esperados
Espera-se pela execução do projeto o atendimento das demandas de produtores rurais, técnicos e comunidade da UFPel, e na qualificação de recursos humanos em atividades extra-curriculares reforçando o papel da UFPel na formação de recursos humanos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EVERTON FAGONDE DA SILVA2
FLAVIA ALEIXO VASCONCELLOS
FRANCIELI DELL'OSBEL
GUSTAVO AFRA MAZZA
IURI VLADIMIR PIOLY MARMITT
JOÃO PEDRO MELLO SILVA
JULIA MENDONCA GOMES
JULIA VICTORIA SANTOS DE SOUZA
JULIANA RIBEIRO PEGORARO
LEANDRO QUINTANA NIZOLI1
LUANA PEREIRA RAMIREZ
NATALIA FERREIRA DIAZ
RAPHAEL LUIZ GENTIL FELIX DE CARVALHO COSTA
RODRIGO CASQUERO CUNHA1
TAILA LILGE SCHEER

Página gerada em 28/03/2024 19:43:11 (consulta levou 0.152025s)