Nome do Projeto
Ação Educativa Malg
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/05/2017 - 31/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Partindo da ideia de museu como instituição comprometida com o processo educacional e com o desenvolvimento social a partir da preservação da memória e da identidade de uma comunidade, pretende-se desenvolver uma série de ações que estreitem as relações entre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e a comunidade escolar, abrindo as portas do espaço para professores e alunos de ensino fundamental e médio.

Objetivo Geral

Possibilitar a integração entre a comunidade escolar de ensino fundamental e médio da cidade de Pelotas com o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, enfatizando o compromisso do espaço com o processo educativo em suas dimensões de exploração, desenvolvimento do pensamento crítico e diálogo.

Justificativa

Estabelecer relações com a comunidade é um dos principais motivos de existência de um museu. Percebendo o importante papel que este espaço pode ter no processo de ensino aprendizagem, como parceiro das escolas, propomos a aproximação entre as duas instituições. A formação de um professor que se pretende um agente de mudanças, não pode encerrar-se depois da conclusão de sua graduação, tornam-se então importantes as ações que possibilitem a formação continuada desses sujeitos de maneira gratuita e integrada com a universidade, lugar de produção de conhecimento. Por outro lado, tão importante quanto à formação e preservação do acervo de um museu é seu público. Fazer com que crianças e adolescentes reconheçam esse espaço como seu, é investir na formação desse público, qualificando assim, os laços que unem universidade pública e comunidade.

Metodologia

O projeto será desenvolvido a partir de encontros de discussão e planejamento entre os participantes e inserções nas escolas da rede pública e particular da cidade de Pelotas. A intenção é aproximar o Museu da comunidade escolar promovendo atividades no espaço do Museu, mas também levando o Museu para as escolas.



Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se ampliar a participação de público externo a Universidade nas atividades promovidas pelo MALG, sejam elas exposições ou atividades vinculadas a datas especificas caso da Semana de Museus e do Dia da Patrimônio.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE LEAL BONILHA4
JULIANA CORREA HERMES ANGELI2
LETÍCIA BECK FONSECA
Luiza Prates dos Santos
MARIA CONSUELO SINOTTI ROCHA2
ROGGER DA SILVA BANDEIRA

Página gerada em 24/10/2021 06:47:02 (consulta levou 0.104669s)